A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468 |
Resumo: | Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens. |
id |
UNICESU -1_06b2c809b164c9554017ccc0e669b450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5468 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASOAprendizagemInclusão digitalTecnologia de informação e comunicaçãoOs programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.UniCesumar2020-03-27T13:52:35Z2020-03-27T13:52:35Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468otherRUBINO, Alexsandra MagneBERTONCELLO, Ludhianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:18.293Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
title |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO RUBINO, Alexsandra Magne Aprendizagem Inclusão digital Tecnologia de informação e comunicação |
title_short |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO |
author |
RUBINO, Alexsandra Magne |
author_facet |
RUBINO, Alexsandra Magne BERTONCELLO, Ludhiana |
author_role |
author |
author2 |
BERTONCELLO, Ludhiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RUBINO, Alexsandra Magne BERTONCELLO, Ludhiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Inclusão digital Tecnologia de informação e comunicação |
topic |
Aprendizagem Inclusão digital Tecnologia de informação e comunicação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens. |
description |
Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-03-27T13:52:35Z 2020-03-27T13:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-61091-05-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468 |
identifier_str_mv |
978-85-61091-05-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948605268492288 |