A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUBINO, Alexsandra Magne
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BERTONCELLO, Ludhiana
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468
Resumo: Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.
id UNICESU -1_06b2c809b164c9554017ccc0e669b450
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5468
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASOAprendizagemInclusão digitalTecnologia de informação e comunicaçãoOs programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.UniCesumar2020-03-27T13:52:35Z2020-03-27T13:52:35Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468otherRUBINO, Alexsandra MagneBERTONCELLO, Ludhianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:18.293Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
title A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
RUBINO, Alexsandra Magne
Aprendizagem
Inclusão digital
Tecnologia de informação e comunicação
title_short A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
author RUBINO, Alexsandra Magne
author_facet RUBINO, Alexsandra Magne
BERTONCELLO, Ludhiana
author_role author
author2 BERTONCELLO, Ludhiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RUBINO, Alexsandra Magne
BERTONCELLO, Ludhiana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Inclusão digital
Tecnologia de informação e comunicação
topic Aprendizagem
Inclusão digital
Tecnologia de informação e comunicação
dc.description.none.fl_txt_mv Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.
description Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-03-27T13:52:35Z
2020-03-27T13:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5468
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605268492288