AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LABIGALINI, Ana Paula Vila, SILVA, Isabela Amaral Franco da, OLIVEIRA, Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166
Resumo: Atualmente existe uma grande demanda de sujeitos com quadros de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Traumatismos Cranioencefálicos (TCE) que são comumente a maior causa das Afasias. Portanto, aos poucos a dimensão desta pesquisa também atinge a sociedade pelo fato do índice de Acidente Vascular Encefálico (AVE) ser grande em razão do estilo de vida do homem na modernidade, quanto à alimentação, obesidade, hipertensão, atividades físicas e sedentarismo. Todos esses fatores serão refletidos em possíveis alterações fonoaudiológicas, pelo fato da afasia ser causada por lesões cerebrais. Este trabalho deve contribuir, tanto para questões das intervenções da linguagem, como para as questões de diagnóstico (sinais e sintomas) e possibilidades de reabilitação, promovendo interdisciplinaridade no processo terapêutico e prevenção. Dessa forma, esta pesquisa busca conceitualizar a dinâmica terapêutica na afasia, baseando-se em uma abordagem discursiva, no contexto grupal, a partir de um documentário sobre o Grupo de Orientação e Integração de Afásicos (GOIA) visando a divulgação do trabalho exercido neste grupo com os sujeitos e sua linguagem para a população acadêmica, profissionais e comunidade. A coleta dos dados foi realizada em uma clínica escola de Fonoaudiologia durante 10 encontros do GOIA, que ocorre nas quartas–feiras durante 1 hora e 30 minutos, onde os estagiários de jornalismo realizaram filmagens dos integrantes do grupo, seus familiares, profissionais envolvidos e sua dinâmica. Esta pesquisa parte da hipótese de que a interdisciplinaridade traz benefícios à comunidade científica e a sociedade.
id UNICESU -1_07cc23e1c4fb6d73de134eacd56bc7f3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6166
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!AfasiaInterdisciplinaridadeLinguagem.Atualmente existe uma grande demanda de sujeitos com quadros de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Traumatismos Cranioencefálicos (TCE) que são comumente a maior causa das Afasias. Portanto, aos poucos a dimensão desta pesquisa também atinge a sociedade pelo fato do índice de Acidente Vascular Encefálico (AVE) ser grande em razão do estilo de vida do homem na modernidade, quanto à alimentação, obesidade, hipertensão, atividades físicas e sedentarismo. Todos esses fatores serão refletidos em possíveis alterações fonoaudiológicas, pelo fato da afasia ser causada por lesões cerebrais. Este trabalho deve contribuir, tanto para questões das intervenções da linguagem, como para as questões de diagnóstico (sinais e sintomas) e possibilidades de reabilitação, promovendo interdisciplinaridade no processo terapêutico e prevenção. Dessa forma, esta pesquisa busca conceitualizar a dinâmica terapêutica na afasia, baseando-se em uma abordagem discursiva, no contexto grupal, a partir de um documentário sobre o Grupo de Orientação e Integração de Afásicos (GOIA) visando a divulgação do trabalho exercido neste grupo com os sujeitos e sua linguagem para a população acadêmica, profissionais e comunidade. A coleta dos dados foi realizada em uma clínica escola de Fonoaudiologia durante 10 encontros do GOIA, que ocorre nas quartas–feiras durante 1 hora e 30 minutos, onde os estagiários de jornalismo realizaram filmagens dos integrantes do grupo, seus familiares, profissionais envolvidos e sua dinâmica. Esta pesquisa parte da hipótese de que a interdisciplinaridade traz benefícios à comunidade científica e a sociedade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-02T13:00:52Z2020-10-02T13:00:52Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166porLIMA, Raíssa Caroline Guastalla deLABIGALINI, Ana Paula VilaSILVA, Isabela Amaral Franco daOLIVEIRA, Douglasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-03T06:01:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
title AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
spellingShingle AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
Afasia
Interdisciplinaridade
Linguagem
.
title_short AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
title_full AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
title_fullStr AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
title_full_unstemmed AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
title_sort AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
author LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
author_facet LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
LABIGALINI, Ana Paula Vila
SILVA, Isabela Amaral Franco da
OLIVEIRA, Douglas
author_role author
author2 LABIGALINI, Ana Paula Vila
SILVA, Isabela Amaral Franco da
OLIVEIRA, Douglas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
LABIGALINI, Ana Paula Vila
SILVA, Isabela Amaral Franco da
OLIVEIRA, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Afasia
Interdisciplinaridade
Linguagem
.
topic Afasia
Interdisciplinaridade
Linguagem
.
description Atualmente existe uma grande demanda de sujeitos com quadros de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Traumatismos Cranioencefálicos (TCE) que são comumente a maior causa das Afasias. Portanto, aos poucos a dimensão desta pesquisa também atinge a sociedade pelo fato do índice de Acidente Vascular Encefálico (AVE) ser grande em razão do estilo de vida do homem na modernidade, quanto à alimentação, obesidade, hipertensão, atividades físicas e sedentarismo. Todos esses fatores serão refletidos em possíveis alterações fonoaudiológicas, pelo fato da afasia ser causada por lesões cerebrais. Este trabalho deve contribuir, tanto para questões das intervenções da linguagem, como para as questões de diagnóstico (sinais e sintomas) e possibilidades de reabilitação, promovendo interdisciplinaridade no processo terapêutico e prevenção. Dessa forma, esta pesquisa busca conceitualizar a dinâmica terapêutica na afasia, baseando-se em uma abordagem discursiva, no contexto grupal, a partir de um documentário sobre o Grupo de Orientação e Integração de Afásicos (GOIA) visando a divulgação do trabalho exercido neste grupo com os sujeitos e sua linguagem para a população acadêmica, profissionais e comunidade. A coleta dos dados foi realizada em uma clínica escola de Fonoaudiologia durante 10 encontros do GOIA, que ocorre nas quartas–feiras durante 1 hora e 30 minutos, onde os estagiários de jornalismo realizaram filmagens dos integrantes do grupo, seus familiares, profissionais envolvidos e sua dinâmica. Esta pesquisa parte da hipótese de que a interdisciplinaridade traz benefícios à comunidade científica e a sociedade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-02T13:00:52Z
2020-10-02T13:00:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771949908492288