ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HORNUNG, Rafael
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MATOS, Simone Nasser, BELMONTE, Danillo Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a arquitetura de um subframework de domínio para validação sintática de fórmulas matemáticas, tais como: adição, subtração, média, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, entre outras. A validação de fórmulas é abordada por diversos aplicativos entre eles pode-se citar o Microsoft Excel. Neste aplicativo, uma das dificuldades encontradas por seus usuários esta relacionada ao retorno de uma mensagem de erro sintático em uma fórmula, que em alguns casos, é de difícil interpretação, dificultando a sua correção. Alguns exemplos de erros sintáticos são: um parêntese aberto e não fechado ou dois operando sem um operador entre eles. Além disso, a parte que realiza a validação sintática de fórmulas do Microsoft Excel não pode ser reutilizada por novos aplicativos, por se tratar de uma ferramenta com o código-fonte fechado. Por esse motivo, a arquitetura do subframework proposto utiliza o MVC (Model-View- Controller) implementado na linguagem Java usando Hibernate, JSP/AJAX e Struts para persistência, apresentação e controle da aplicação respectivamente. Esta arquitetura é dividida em quatro módulos, sendo três deles para a implementação do MVC e um para a análise sintática. O modulo de Persistência é formado por uma classe que é responsável por gerenciar as transações e outras classes que representam as operações a serem realizadas sob os objetos a serem persistidos. O modulo de Apresentação é composta por paginas JSP e HTML, utilizando-se das técnicas do AJAX para melhorar o desempenho da aplicação. O modulo de Controle é composto pelas classes Action, Servlets, Properties e XMLs. O modulo de Análise Sintática utiliza o JFlex e CUP para o tratamento da validação sintática da fórmula. A validação da arquitetura será feita no framework denominado FRAMEMK, ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Através da arquitetura proposta ter-se-á como vantagem um subframework de código aberto que analisa sintaticamente uma fórmula utilizando-se de ferramentas de Análise Léxica e Sintática. Além disso, a arquitetura pode ser reusada em domínios diferentes, aumentado a sua flexibilidade.
id UNICESU -1_08593da765c3e0aba5aa1cfe9dc16c30
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6823
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULASAnalisadores léxicos e sintáticosArquiteturaFórmulasEste trabalho tem como objetivo apresentar a arquitetura de um subframework de domínio para validação sintática de fórmulas matemáticas, tais como: adição, subtração, média, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, entre outras. A validação de fórmulas é abordada por diversos aplicativos entre eles pode-se citar o Microsoft Excel. Neste aplicativo, uma das dificuldades encontradas por seus usuários esta relacionada ao retorno de uma mensagem de erro sintático em uma fórmula, que em alguns casos, é de difícil interpretação, dificultando a sua correção. Alguns exemplos de erros sintáticos são: um parêntese aberto e não fechado ou dois operando sem um operador entre eles. Além disso, a parte que realiza a validação sintática de fórmulas do Microsoft Excel não pode ser reutilizada por novos aplicativos, por se tratar de uma ferramenta com o código-fonte fechado. Por esse motivo, a arquitetura do subframework proposto utiliza o MVC (Model-View- Controller) implementado na linguagem Java usando Hibernate, JSP/AJAX e Struts para persistência, apresentação e controle da aplicação respectivamente. Esta arquitetura é dividida em quatro módulos, sendo três deles para a implementação do MVC e um para a análise sintática. O modulo de Persistência é formado por uma classe que é responsável por gerenciar as transações e outras classes que representam as operações a serem realizadas sob os objetos a serem persistidos. O modulo de Apresentação é composta por paginas JSP e HTML, utilizando-se das técnicas do AJAX para melhorar o desempenho da aplicação. O modulo de Controle é composto pelas classes Action, Servlets, Properties e XMLs. O modulo de Análise Sintática utiliza o JFlex e CUP para o tratamento da validação sintática da fórmula. A validação da arquitetura será feita no framework denominado FRAMEMK, ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Através da arquitetura proposta ter-se-á como vantagem um subframework de código aberto que analisa sintaticamente uma fórmula utilizando-se de ferramentas de Análise Léxica e Sintática. Além disso, a arquitetura pode ser reusada em domínios diferentes, aumentado a sua flexibilidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:55:31Z2007-10-232021-01-27T12:55:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823porHORNUNG, RafaelMATOS, Simone NasserBELMONTE, Danillo Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-28T06:01:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
title ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
spellingShingle ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
HORNUNG, Rafael
Analisadores léxicos e sintáticos
Arquitetura
Fórmulas
title_short ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
title_full ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
title_fullStr ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
title_full_unstemmed ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
title_sort ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
author HORNUNG, Rafael
author_facet HORNUNG, Rafael
MATOS, Simone Nasser
BELMONTE, Danillo Leal
author_role author
author2 MATOS, Simone Nasser
BELMONTE, Danillo Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HORNUNG, Rafael
MATOS, Simone Nasser
BELMONTE, Danillo Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Analisadores léxicos e sintáticos
Arquitetura
Fórmulas
topic Analisadores léxicos e sintáticos
Arquitetura
Fórmulas
description Este trabalho tem como objetivo apresentar a arquitetura de um subframework de domínio para validação sintática de fórmulas matemáticas, tais como: adição, subtração, média, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, entre outras. A validação de fórmulas é abordada por diversos aplicativos entre eles pode-se citar o Microsoft Excel. Neste aplicativo, uma das dificuldades encontradas por seus usuários esta relacionada ao retorno de uma mensagem de erro sintático em uma fórmula, que em alguns casos, é de difícil interpretação, dificultando a sua correção. Alguns exemplos de erros sintáticos são: um parêntese aberto e não fechado ou dois operando sem um operador entre eles. Além disso, a parte que realiza a validação sintática de fórmulas do Microsoft Excel não pode ser reutilizada por novos aplicativos, por se tratar de uma ferramenta com o código-fonte fechado. Por esse motivo, a arquitetura do subframework proposto utiliza o MVC (Model-View- Controller) implementado na linguagem Java usando Hibernate, JSP/AJAX e Struts para persistência, apresentação e controle da aplicação respectivamente. Esta arquitetura é dividida em quatro módulos, sendo três deles para a implementação do MVC e um para a análise sintática. O modulo de Persistência é formado por uma classe que é responsável por gerenciar as transações e outras classes que representam as operações a serem realizadas sob os objetos a serem persistidos. O modulo de Apresentação é composta por paginas JSP e HTML, utilizando-se das técnicas do AJAX para melhorar o desempenho da aplicação. O modulo de Controle é composto pelas classes Action, Servlets, Properties e XMLs. O modulo de Análise Sintática utiliza o JFlex e CUP para o tratamento da validação sintática da fórmula. A validação da arquitetura será feita no framework denominado FRAMEMK, ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Através da arquitetura proposta ter-se-á como vantagem um subframework de código aberto que analisa sintaticamente uma fórmula utilizando-se de ferramentas de Análise Léxica e Sintática. Além disso, a arquitetura pode ser reusada em domínios diferentes, aumentado a sua flexibilidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T12:55:31Z
2021-01-27T12:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928469307392