DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Micaela dos Santos Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Felipe, Daniele Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1962
Resumo: Atualmente, o melasma constitui a terceira causa de doenças dermatológicas no Brasil, sendo que substâncias ativas naturais podem ser uma alternativa para o tratamento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto cosmético com ação despigmentante contendo as substâncias ativas naturais, tintura de romã, belides e arbutin, para o tratamento de melasma. Foi escolhida a base cremosa não iônica para incorporação dos ativos, e em seguida foi realizado o controle de qualidade do creme desenvolvido, no qual foram analisados aspecto, viscosidade, cor, odor e verificação do pH. Posteriormente, o creme foi fracionado em amostras de 30 g, as quais foram submetidas ao estudo de estabilidade acelerada, sendo armazenadas em estufa (40ºC), sob refrigeração (5ºC) e exposição à temperatura ambiente, no período de 90 dias, sendo avaliadas as mesmas características analisadas no controle de qualidade. Os resultados obtidos até o momento (período de 30 dias) mostraram que as características aspecto, viscosidade, cor e odor não sofreram alterações em nenhuma das amostras, no entanto houve mudança no pH das amostras, com menor variação na amostra armazenada sob refrigeração. Desta forma, até o momento, a maior estabilidade foi verificada na amostra armazenada sob refrigeração. Até ao final do estudo, espera-se obter um produto de qualidade e estabilidade adequadas para ser utilizado em estudos clínicos futuros para avaliação da eficácia no tratamento de melasma.
id UNICESU -1_087a30c2029809986e1e6eff1823d512
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1962
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMADespigmentanteExtratos VegetaisManchas CutâneasAtualmente, o melasma constitui a terceira causa de doenças dermatológicas no Brasil, sendo que substâncias ativas naturais podem ser uma alternativa para o tratamento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto cosmético com ação despigmentante contendo as substâncias ativas naturais, tintura de romã, belides e arbutin, para o tratamento de melasma. Foi escolhida a base cremosa não iônica para incorporação dos ativos, e em seguida foi realizado o controle de qualidade do creme desenvolvido, no qual foram analisados aspecto, viscosidade, cor, odor e verificação do pH. Posteriormente, o creme foi fracionado em amostras de 30 g, as quais foram submetidas ao estudo de estabilidade acelerada, sendo armazenadas em estufa (40ºC), sob refrigeração (5ºC) e exposição à temperatura ambiente, no período de 90 dias, sendo avaliadas as mesmas características analisadas no controle de qualidade. Os resultados obtidos até o momento (período de 30 dias) mostraram que as características aspecto, viscosidade, cor e odor não sofreram alterações em nenhuma das amostras, no entanto houve mudança no pH das amostras, com menor variação na amostra armazenada sob refrigeração. Desta forma, até o momento, a maior estabilidade foi verificada na amostra armazenada sob refrigeração. Até ao final do estudo, espera-se obter um produto de qualidade e estabilidade adequadas para ser utilizado em estudos clínicos futuros para avaliação da eficácia no tratamento de melasma.Unicesumar2019-08-20T16:37:16Z2019-08-20T16:37:16Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1962otherLima, Micaela dos Santos FernandesFelipe, Daniele Fernandareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:28.27Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
title DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
Lima, Micaela dos Santos Fernandes
Despigmentante
Extratos Vegetais
Manchas Cutâneas
title_short DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
title_full DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO COSMÉTICA CONTENDO ATIVOS NATURAIS PARA TRATAMENTO DE MELASMA
author Lima, Micaela dos Santos Fernandes
author_facet Lima, Micaela dos Santos Fernandes
Felipe, Daniele Fernanda
author_role author
author2 Felipe, Daniele Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Micaela dos Santos Fernandes
Felipe, Daniele Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Despigmentante
Extratos Vegetais
Manchas Cutâneas
topic Despigmentante
Extratos Vegetais
Manchas Cutâneas
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, o melasma constitui a terceira causa de doenças dermatológicas no Brasil, sendo que substâncias ativas naturais podem ser uma alternativa para o tratamento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto cosmético com ação despigmentante contendo as substâncias ativas naturais, tintura de romã, belides e arbutin, para o tratamento de melasma. Foi escolhida a base cremosa não iônica para incorporação dos ativos, e em seguida foi realizado o controle de qualidade do creme desenvolvido, no qual foram analisados aspecto, viscosidade, cor, odor e verificação do pH. Posteriormente, o creme foi fracionado em amostras de 30 g, as quais foram submetidas ao estudo de estabilidade acelerada, sendo armazenadas em estufa (40ºC), sob refrigeração (5ºC) e exposição à temperatura ambiente, no período de 90 dias, sendo avaliadas as mesmas características analisadas no controle de qualidade. Os resultados obtidos até o momento (período de 30 dias) mostraram que as características aspecto, viscosidade, cor e odor não sofreram alterações em nenhuma das amostras, no entanto houve mudança no pH das amostras, com menor variação na amostra armazenada sob refrigeração. Desta forma, até o momento, a maior estabilidade foi verificada na amostra armazenada sob refrigeração. Até ao final do estudo, espera-se obter um produto de qualidade e estabilidade adequadas para ser utilizado em estudos clínicos futuros para avaliação da eficácia no tratamento de melasma.
description Atualmente, o melasma constitui a terceira causa de doenças dermatológicas no Brasil, sendo que substâncias ativas naturais podem ser uma alternativa para o tratamento. O objetivo do trabalho foi desenvolver um produto cosmético com ação despigmentante contendo as substâncias ativas naturais, tintura de romã, belides e arbutin, para o tratamento de melasma. Foi escolhida a base cremosa não iônica para incorporação dos ativos, e em seguida foi realizado o controle de qualidade do creme desenvolvido, no qual foram analisados aspecto, viscosidade, cor, odor e verificação do pH. Posteriormente, o creme foi fracionado em amostras de 30 g, as quais foram submetidas ao estudo de estabilidade acelerada, sendo armazenadas em estufa (40ºC), sob refrigeração (5ºC) e exposição à temperatura ambiente, no período de 90 dias, sendo avaliadas as mesmas características analisadas no controle de qualidade. Os resultados obtidos até o momento (período de 30 dias) mostraram que as características aspecto, viscosidade, cor e odor não sofreram alterações em nenhuma das amostras, no entanto houve mudança no pH das amostras, com menor variação na amostra armazenada sob refrigeração. Desta forma, até o momento, a maior estabilidade foi verificada na amostra armazenada sob refrigeração. Até ao final do estudo, espera-se obter um produto de qualidade e estabilidade adequadas para ser utilizado em estudos clínicos futuros para avaliação da eficácia no tratamento de melasma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T16:37:16Z
2019-08-20T16:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1962
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1962
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640225918976