CONHECIMENTO SOBRE AVC ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM , FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTELEONE, Vanessa Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PRAMIO, Cássia, CUNHA, Mauro Pedro da, CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3228
Resumo: O AVC é uma das causas mais prevalentes de invalidez e morte no mundo. No Brasil o AVC representa a primeira causa de morte e incapacidade o país. O tipo de AVC mais prevalente é o AVC isquêmico e a terapia de reperfusão com rT-Pa dentro da janela terapêutica pode minimizar sua morbimortalidade. Os principais obstáculos a esta terapia são a inabilidade para o rápido reconhecimento dos sinais e sintomas do AVC e a demora na busca do serviço de emergência. Para aumentar conhecimento da população tem sido feitas campanhas educativas em vários países, para a população em geral e também para futuros profissionais da saúde, para que estes ajudem a educar a população sobre AVC. O objetivo deste estudo foi verificar conhecimento dos futuros profissionais de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia sobre AVC.A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário contendo informações sobre um caso clínico típico de AVC, perguntas relacionadas a este e dados demográficos. Os dados obtidos foram digitados e m planilha Excel.Os resultados parciais mostram que 72,3% dos alunos de enfermagem, 77,6% dos alunos de fonoaudiologia e apenas 59,7% dos alunos de fisioterapia reconheceramo neurologista com o a especialidade que trata o AVC. Pode-se inferir que o conhecimento desses futuros profissionais da saúde quanto ao AVC é deficiente. A conscientização sobre o AVC é importante, pois se tratando de uma emergência, a conduta correta, incluindo a busca pelo especialista correto, é fundamental para o aumento do acesso do paciente a terapia de reperfusão.
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