SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5408
Resumo: O Vírus Linfotrópico de Células T humanas (HTLV) é um patógeno da família dos retrovírus que embora pouco divulgado merece atenção devido à sua fácil transmissibilidade, a evolução das infecções e sua associação com doenças graves. São subclassificados em quatro grupos principais sendo que o HTLV I e II são os mais importantes nos quesitos patogenia e epidemiologia. O HTLV-I preferencialmente infecta os linfócitos do subtipo T CD4+, tendo como principais patologias associadas à malignidade de células T, a mielopatia associada ao HTLV e a paraparesia tropical espástica (HAM/TSP). O HTLV-II, por sua vez, tem tropismo para linfócitos T CD8+, e proporciona maior predisposição do individuo à infecções bacterianas. No ano de 2007 estudo demonstrou que existiam em media cerca de 15 a 20 milhões de infectados por HTLV em todo o mundo, sendo que destes, cerca de 2,5 milhões residiam no Brasil. A transmissão se dá principalmente através das vias sexual, da transmissão vertical e através de transfusões de elementos sanguíneos contaminados. A infecção durante transfusões sanguíneas é uma situação na qual a transmissão viral adquire demasiada importância devido ao estado tipicamente debilitado em que os pacientes receptores se encontram. De acordo com o exposto relativo à prevalência e a transmissibilidade do HTLV, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do HTLV em doadores de sangue da cidade de Maringá – PR, por meio de levantamento de dados. Os resultados de soroprevalência para HTLV encontrados estão coerentes com a literatura utilizada. Observou-se no decorrer dos anos um declínio na prevalência para HTLV, mas deve-se explicitar a ocorrência de infecção pelo vírus em doadores fidelizados,o que aponta para a importância da triagem pré-transfusional a cada nova doação.
id UNICESU -1_0a7ed00b935dc100d57a62fc871a1d18
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5408
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PRHTLVSoroprevalênciaHemoterapiaO Vírus Linfotrópico de Células T humanas (HTLV) é um patógeno da família dos retrovírus que embora pouco divulgado merece atenção devido à sua fácil transmissibilidade, a evolução das infecções e sua associação com doenças graves. São subclassificados em quatro grupos principais sendo que o HTLV I e II são os mais importantes nos quesitos patogenia e epidemiologia. O HTLV-I preferencialmente infecta os linfócitos do subtipo T CD4+, tendo como principais patologias associadas à malignidade de células T, a mielopatia associada ao HTLV e a paraparesia tropical espástica (HAM/TSP). O HTLV-II, por sua vez, tem tropismo para linfócitos T CD8+, e proporciona maior predisposição do individuo à infecções bacterianas. No ano de 2007 estudo demonstrou que existiam em media cerca de 15 a 20 milhões de infectados por HTLV em todo o mundo, sendo que destes, cerca de 2,5 milhões residiam no Brasil. A transmissão se dá principalmente através das vias sexual, da transmissão vertical e através de transfusões de elementos sanguíneos contaminados. A infecção durante transfusões sanguíneas é uma situação na qual a transmissão viral adquire demasiada importância devido ao estado tipicamente debilitado em que os pacientes receptores se encontram. De acordo com o exposto relativo à prevalência e a transmissibilidade do HTLV, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do HTLV em doadores de sangue da cidade de Maringá – PR, por meio de levantamento de dados. Os resultados de soroprevalência para HTLV encontrados estão coerentes com a literatura utilizada. Observou-se no decorrer dos anos um declínio na prevalência para HTLV, mas deve-se explicitar a ocorrência de infecção pelo vírus em doadores fidelizados,o que aponta para a importância da triagem pré-transfusional a cada nova doação.UniCesumar2020-03-25T18:16:46Z2020-03-25T18:16:46Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5408otherSEMEÃO, Lucas Emmanuel da SilvaYAMAGUCHI, Mirian Uedareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:05.687Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
title SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
spellingShingle SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
HTLV
Soroprevalência
Hemoterapia
title_short SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
title_full SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
title_fullStr SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
title_full_unstemmed SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
title_sort SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
author SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
author_facet SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv HTLV
Soroprevalência
Hemoterapia
topic HTLV
Soroprevalência
Hemoterapia
dc.description.none.fl_txt_mv O Vírus Linfotrópico de Células T humanas (HTLV) é um patógeno da família dos retrovírus que embora pouco divulgado merece atenção devido à sua fácil transmissibilidade, a evolução das infecções e sua associação com doenças graves. São subclassificados em quatro grupos principais sendo que o HTLV I e II são os mais importantes nos quesitos patogenia e epidemiologia. O HTLV-I preferencialmente infecta os linfócitos do subtipo T CD4+, tendo como principais patologias associadas à malignidade de células T, a mielopatia associada ao HTLV e a paraparesia tropical espástica (HAM/TSP). O HTLV-II, por sua vez, tem tropismo para linfócitos T CD8+, e proporciona maior predisposição do individuo à infecções bacterianas. No ano de 2007 estudo demonstrou que existiam em media cerca de 15 a 20 milhões de infectados por HTLV em todo o mundo, sendo que destes, cerca de 2,5 milhões residiam no Brasil. A transmissão se dá principalmente através das vias sexual, da transmissão vertical e através de transfusões de elementos sanguíneos contaminados. A infecção durante transfusões sanguíneas é uma situação na qual a transmissão viral adquire demasiada importância devido ao estado tipicamente debilitado em que os pacientes receptores se encontram. De acordo com o exposto relativo à prevalência e a transmissibilidade do HTLV, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do HTLV em doadores de sangue da cidade de Maringá – PR, por meio de levantamento de dados. Os resultados de soroprevalência para HTLV encontrados estão coerentes com a literatura utilizada. Observou-se no decorrer dos anos um declínio na prevalência para HTLV, mas deve-se explicitar a ocorrência de infecção pelo vírus em doadores fidelizados,o que aponta para a importância da triagem pré-transfusional a cada nova doação.
description O Vírus Linfotrópico de Células T humanas (HTLV) é um patógeno da família dos retrovírus que embora pouco divulgado merece atenção devido à sua fácil transmissibilidade, a evolução das infecções e sua associação com doenças graves. São subclassificados em quatro grupos principais sendo que o HTLV I e II são os mais importantes nos quesitos patogenia e epidemiologia. O HTLV-I preferencialmente infecta os linfócitos do subtipo T CD4+, tendo como principais patologias associadas à malignidade de células T, a mielopatia associada ao HTLV e a paraparesia tropical espástica (HAM/TSP). O HTLV-II, por sua vez, tem tropismo para linfócitos T CD8+, e proporciona maior predisposição do individuo à infecções bacterianas. No ano de 2007 estudo demonstrou que existiam em media cerca de 15 a 20 milhões de infectados por HTLV em todo o mundo, sendo que destes, cerca de 2,5 milhões residiam no Brasil. A transmissão se dá principalmente através das vias sexual, da transmissão vertical e através de transfusões de elementos sanguíneos contaminados. A infecção durante transfusões sanguíneas é uma situação na qual a transmissão viral adquire demasiada importância devido ao estado tipicamente debilitado em que os pacientes receptores se encontram. De acordo com o exposto relativo à prevalência e a transmissibilidade do HTLV, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do HTLV em doadores de sangue da cidade de Maringá – PR, por meio de levantamento de dados. Os resultados de soroprevalência para HTLV encontrados estão coerentes com a literatura utilizada. Observou-se no decorrer dos anos um declínio na prevalência para HTLV, mas deve-se explicitar a ocorrência de infecção pelo vírus em doadores fidelizados,o que aponta para a importância da triagem pré-transfusional a cada nova doação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T18:16:46Z
2020-03-25T18:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5408
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5408
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948600509005824