EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, João Paulo Morais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DIAMANTE, Nathália Alves, CATELANI, Paula Araújo, OLIVEIRA, Alessandra Valéria de, PETRY, Ana Cristina, PELICICE, Fernando Mayer
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3637
Resumo: Na bacia do rio São João, região Sudeste do Brasil, as espécies de tucunaré Cichla kelberi e Cichla monoculus foram introduzidas há cerca de duas décadas e nos últimos anos têm apresentado expressivo crescimento populacional. Peixes dessas espécies coletados na região apresentam distintos padrões de coloração e morfologia e diferem dos padrões originalmente descritos para outras espécies de Cichla. A simpatria de C. monoculus e C. kelberi ocasionada pelos eventos de introdução pode ter levado à quebra de isolamento reprodutivo, culminando com alterações no pool gênico das espécies invasoras e eventos de introgressão. Dessa forma,o presente estudo utilizou o gene LWS para caracterizar as espécies de Cichla que ocorrem na bacia do rio São João e detectar indícios de processos de hibridização. Os resultados obtidos em nosso estudo evidenciam a presença de espécimes híbridos em populações invasivas de Cichla na bacia do rio São João. A identificação de fragmentos de DNA nuclear das espécies C. monoculus e C. kelberi em espécimes únicos da região, bem como a presença de DNA mitocondrial de uma espécie associada ao genoma nuclear da outra são fortes evidências de hibridização associada à introgressão genética, ocorrendo de forma bidirecional.Uma vez identificados os híbridos, é importante o monitoramento dessas populações, pois híbridos podem ser mais competitivos e agressivos que as espécies parentais e a redução ou expansão populacional de Cichla têm consequências sobre as espécies nativas da região.
id UNICESU -1_0a85e9dcf935f0b0c14895f647b466e9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3637
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )DNA nuclearLWSRio São JoãoTucunaréNa bacia do rio São João, região Sudeste do Brasil, as espécies de tucunaré Cichla kelberi e Cichla monoculus foram introduzidas há cerca de duas décadas e nos últimos anos têm apresentado expressivo crescimento populacional. Peixes dessas espécies coletados na região apresentam distintos padrões de coloração e morfologia e diferem dos padrões originalmente descritos para outras espécies de Cichla. A simpatria de C. monoculus e C. kelberi ocasionada pelos eventos de introdução pode ter levado à quebra de isolamento reprodutivo, culminando com alterações no pool gênico das espécies invasoras e eventos de introgressão. Dessa forma,o presente estudo utilizou o gene LWS para caracterizar as espécies de Cichla que ocorrem na bacia do rio São João e detectar indícios de processos de hibridização. Os resultados obtidos em nosso estudo evidenciam a presença de espécimes híbridos em populações invasivas de Cichla na bacia do rio São João. A identificação de fragmentos de DNA nuclear das espécies C. monoculus e C. kelberi em espécimes únicos da região, bem como a presença de DNA mitocondrial de uma espécie associada ao genoma nuclear da outra são fortes evidências de hibridização associada à introgressão genética, ocorrendo de forma bidirecional.Uma vez identificados os híbridos, é importante o monitoramento dessas populações, pois híbridos podem ser mais competitivos e agressivos que as espécies parentais e a redução ou expansão populacional de Cichla têm consequências sobre as espécies nativas da região.UniCesumar2019-12-13T13:45:59Z2019-12-13T13:45:59Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3637otherSILVA, João Paulo MoraisDIAMANTE, Nathália AlvesCATELANI, Paula AraújoOLIVEIRA, Alessandra Valéria dePETRY, Ana CristinaPELICICE, Fernando Mayerreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:37.615Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
title EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
spellingShingle EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
SILVA, João Paulo Morais
DNA nuclear
LWS
Rio São João
Tucunaré
title_short EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
title_full EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
title_fullStr EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
title_full_unstemmed EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
title_sort EVIDÊNCIAS DE HIBRIDIZAÇÃO INTROGRESSIVA EM POPULAÇÕES INVASIVAS DE PEIXES DO GÊNERO CICHLA ( CICHLIFORMES, CICHLIDAE )
author SILVA, João Paulo Morais
author_facet SILVA, João Paulo Morais
DIAMANTE, Nathália Alves
CATELANI, Paula Araújo
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
PETRY, Ana Cristina
PELICICE, Fernando Mayer
author_role author
author2 DIAMANTE, Nathália Alves
CATELANI, Paula Araújo
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
PETRY, Ana Cristina
PELICICE, Fernando Mayer
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, João Paulo Morais
DIAMANTE, Nathália Alves
CATELANI, Paula Araújo
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
PETRY, Ana Cristina
PELICICE, Fernando Mayer
dc.subject.por.fl_str_mv DNA nuclear
LWS
Rio São João
Tucunaré
topic DNA nuclear
LWS
Rio São João
Tucunaré
dc.description.none.fl_txt_mv Na bacia do rio São João, região Sudeste do Brasil, as espécies de tucunaré Cichla kelberi e Cichla monoculus foram introduzidas há cerca de duas décadas e nos últimos anos têm apresentado expressivo crescimento populacional. Peixes dessas espécies coletados na região apresentam distintos padrões de coloração e morfologia e diferem dos padrões originalmente descritos para outras espécies de Cichla. A simpatria de C. monoculus e C. kelberi ocasionada pelos eventos de introdução pode ter levado à quebra de isolamento reprodutivo, culminando com alterações no pool gênico das espécies invasoras e eventos de introgressão. Dessa forma,o presente estudo utilizou o gene LWS para caracterizar as espécies de Cichla que ocorrem na bacia do rio São João e detectar indícios de processos de hibridização. Os resultados obtidos em nosso estudo evidenciam a presença de espécimes híbridos em populações invasivas de Cichla na bacia do rio São João. A identificação de fragmentos de DNA nuclear das espécies C. monoculus e C. kelberi em espécimes únicos da região, bem como a presença de DNA mitocondrial de uma espécie associada ao genoma nuclear da outra são fortes evidências de hibridização associada à introgressão genética, ocorrendo de forma bidirecional.Uma vez identificados os híbridos, é importante o monitoramento dessas populações, pois híbridos podem ser mais competitivos e agressivos que as espécies parentais e a redução ou expansão populacional de Cichla têm consequências sobre as espécies nativas da região.
description Na bacia do rio São João, região Sudeste do Brasil, as espécies de tucunaré Cichla kelberi e Cichla monoculus foram introduzidas há cerca de duas décadas e nos últimos anos têm apresentado expressivo crescimento populacional. Peixes dessas espécies coletados na região apresentam distintos padrões de coloração e morfologia e diferem dos padrões originalmente descritos para outras espécies de Cichla. A simpatria de C. monoculus e C. kelberi ocasionada pelos eventos de introdução pode ter levado à quebra de isolamento reprodutivo, culminando com alterações no pool gênico das espécies invasoras e eventos de introgressão. Dessa forma,o presente estudo utilizou o gene LWS para caracterizar as espécies de Cichla que ocorrem na bacia do rio São João e detectar indícios de processos de hibridização. Os resultados obtidos em nosso estudo evidenciam a presença de espécimes híbridos em populações invasivas de Cichla na bacia do rio São João. A identificação de fragmentos de DNA nuclear das espécies C. monoculus e C. kelberi em espécimes únicos da região, bem como a presença de DNA mitocondrial de uma espécie associada ao genoma nuclear da outra são fortes evidências de hibridização associada à introgressão genética, ocorrendo de forma bidirecional.Uma vez identificados os híbridos, é importante o monitoramento dessas populações, pois híbridos podem ser mais competitivos e agressivos que as espécies parentais e a redução ou expansão populacional de Cichla têm consequências sobre as espécies nativas da região.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T13:45:59Z
2019-12-13T13:45:59Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3637
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3637
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641270300672