A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, Thais Regina Santana da, OSAKA, Virgínia Ayumi, GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120
Resumo: O tempo de aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses, além de suprir as necessidades nutricionais e imunológicas, o leite humano age favoravelmente no combate às patologias infecciosas, respiratórias e alérgicas e, desta maneira, é imprescindível para a redução da morbimortalidade infantil. Entretanto, parte-se do pressuposto de que o ato de sucção beneficia o aperfeiçoamento da musculatura orofacial, que futuramente atuará na mastigação adequada, tonificação muscular oral e padrão de respiração nasal e consequentemente, no desenvolvimento motor oral normal e estabelecimento ideal das funções do sistema estomatognático. Devido aos fatores evidenciados, a pesquisa objetivou caracterizar a relação entre aleitamento materno exclusivo e adesão de hábitos de sucção deletério em respiradores nasais, orais e oronasais. Trata- se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Privada e em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. A coleta dos dados contemplou a participação de 22 sujeitos com idade entre 4 a 24 anos de ambos os sexos. O tratamento dos dados deu- se através de transcrição e análise quantitativa, sendo estes dispostos em porcentagens de formato de frequências simples. Os resultados foram compostos por 54,54% de prevalência de respiradores com características oronasais. Na associação do período de aleitamento materno exclusivo quanto ao modo respiratório, observou-se na presente pesquisa que as crianças amamentadas por período de até 6 meses, apresentavam respiração nasal e 40% das crianças que não foram amamentadas apresentaram modo respiratório oral. Conclui-se que existem indícios de alterações do Sistema Estomatognático relacionados ao curto período de aleitamento materno exclusivo.
id UNICESU -1_0b2b881708be0fbc46879ec18e5649af
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6120
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIOAleitamento maternoRespiração oralSistema estomatognático.O tempo de aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses, além de suprir as necessidades nutricionais e imunológicas, o leite humano age favoravelmente no combate às patologias infecciosas, respiratórias e alérgicas e, desta maneira, é imprescindível para a redução da morbimortalidade infantil. Entretanto, parte-se do pressuposto de que o ato de sucção beneficia o aperfeiçoamento da musculatura orofacial, que futuramente atuará na mastigação adequada, tonificação muscular oral e padrão de respiração nasal e consequentemente, no desenvolvimento motor oral normal e estabelecimento ideal das funções do sistema estomatognático. Devido aos fatores evidenciados, a pesquisa objetivou caracterizar a relação entre aleitamento materno exclusivo e adesão de hábitos de sucção deletério em respiradores nasais, orais e oronasais. Trata- se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Privada e em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. A coleta dos dados contemplou a participação de 22 sujeitos com idade entre 4 a 24 anos de ambos os sexos. O tratamento dos dados deu- se através de transcrição e análise quantitativa, sendo estes dispostos em porcentagens de formato de frequências simples. Os resultados foram compostos por 54,54% de prevalência de respiradores com características oronasais. Na associação do período de aleitamento materno exclusivo quanto ao modo respiratório, observou-se na presente pesquisa que as crianças amamentadas por período de até 6 meses, apresentavam respiração nasal e 40% das crianças que não foram amamentadas apresentaram modo respiratório oral. Conclui-se que existem indícios de alterações do Sistema Estomatognático relacionados ao curto período de aleitamento materno exclusivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T12:54:03Z2020-10-01T12:54:03Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120porORITA, Patrícia Tiemi KikutiSILVA, Thais Regina Santana daOSAKA, Virgínia AyumiGOMES, Cristiane Faccioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-02T06:01:22ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
title A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
Aleitamento materno
Respiração oral
Sistema estomatognático
.
title_short A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
title_full A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
title_sort A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO SOBRE O MODO RESPIRATÓRIO
author ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
author_facet ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
SILVA, Thais Regina Santana da
OSAKA, Virgínia Ayumi
GOMES, Cristiane Faccio
author_role author
author2 SILVA, Thais Regina Santana da
OSAKA, Virgínia Ayumi
GOMES, Cristiane Faccio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ORITA, Patrícia Tiemi Kikuti
SILVA, Thais Regina Santana da
OSAKA, Virgínia Ayumi
GOMES, Cristiane Faccio
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Respiração oral
Sistema estomatognático
.
topic Aleitamento materno
Respiração oral
Sistema estomatognático
.
description O tempo de aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses, além de suprir as necessidades nutricionais e imunológicas, o leite humano age favoravelmente no combate às patologias infecciosas, respiratórias e alérgicas e, desta maneira, é imprescindível para a redução da morbimortalidade infantil. Entretanto, parte-se do pressuposto de que o ato de sucção beneficia o aperfeiçoamento da musculatura orofacial, que futuramente atuará na mastigação adequada, tonificação muscular oral e padrão de respiração nasal e consequentemente, no desenvolvimento motor oral normal e estabelecimento ideal das funções do sistema estomatognático. Devido aos fatores evidenciados, a pesquisa objetivou caracterizar a relação entre aleitamento materno exclusivo e adesão de hábitos de sucção deletério em respiradores nasais, orais e oronasais. Trata- se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Privada e em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. A coleta dos dados contemplou a participação de 22 sujeitos com idade entre 4 a 24 anos de ambos os sexos. O tratamento dos dados deu- se através de transcrição e análise quantitativa, sendo estes dispostos em porcentagens de formato de frequências simples. Os resultados foram compostos por 54,54% de prevalência de respiradores com características oronasais. Na associação do período de aleitamento materno exclusivo quanto ao modo respiratório, observou-se na presente pesquisa que as crianças amamentadas por período de até 6 meses, apresentavam respiração nasal e 40% das crianças que não foram amamentadas apresentaram modo respiratório oral. Conclui-se que existem indícios de alterações do Sistema Estomatognático relacionados ao curto período de aleitamento materno exclusivo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-01T12:54:03Z
2020-10-01T12:54:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964169125888