AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Luan Felipe da Silva de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LEITE, Igor Ferreira, BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel, SANTOS, Aliny de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2033
Resumo: O objetivo do estudo é entender se a falta de conhecimento influencia em algum aspecto negativo o homem a realizar os exames que rastreiam o câncer prostático. Com o intuito de evidenciar o motivo do câncer prostático destaque tanto no cenário mundial quanto no cenário brasileiro com altas taxas de morbimortalidade, o mesmo evidenciará quais as barreiras enfrentadas no rastreamento e na detecção precoce dessa enfermidade. A metodologia do estudo será com abordagem quantitativa, a coleta de dados constituirá de um questionário validado, inspirado na escala de likerd criada em 1932 por Rensis Likerd um psicólogo norte americano e desenvolvido pelos pesquisadores, onde avaliará o grau de conhecimento do entrevistado sobre o tema apresentado acima. O local de abordagem dos entrevistados será uma unidade básica de saúde do município de Maringá no estado do Paraná, como critério de inclusão usuários homens com idade superior ou igual a 40 anos, excluindo então todo o público feminino independente da idade e público masculino com idade inferior a 40 anos de idade. Para a avaliação e análise dos resultados da pesquisa contará com a utilização de testes estatísticos. Contudo, os resultados esperados do estudo é fornecer à equipe saúde estratégia da família informações relevantes para atuar em conjunto com a população masculina para que exclua qualquer relação que promova a resistência do homem com o serviço de saúde, além de demonstrar se a preocupação com gastos do público faz com que o câncer da próstata se mantenha no topo da lista dos que mais matam os homens brasileiros, a pesquisa trará também quais as barreiras enfrentadas pelos enfermeiros na busca de adesão dos homens na detecção precoce do câncer. Ficará evidenciado também a importância de um acolhimento humanizado favorecendo a inserção ativa e colaborativa do homem na saúde pública que impeça a resistência do homem na busca pela realização do exame retal digital, que de fato é o componente fundamental para o rastreamento da enfermidade e redução dos índices de morbimortalidade.
id UNICESU -1_0ba893672a5e018054460e9deec7cdfa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2033
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATAEscala de LikerdExame retal digitalSaúde dos homensO objetivo do estudo é entender se a falta de conhecimento influencia em algum aspecto negativo o homem a realizar os exames que rastreiam o câncer prostático. Com o intuito de evidenciar o motivo do câncer prostático destaque tanto no cenário mundial quanto no cenário brasileiro com altas taxas de morbimortalidade, o mesmo evidenciará quais as barreiras enfrentadas no rastreamento e na detecção precoce dessa enfermidade. A metodologia do estudo será com abordagem quantitativa, a coleta de dados constituirá de um questionário validado, inspirado na escala de likerd criada em 1932 por Rensis Likerd um psicólogo norte americano e desenvolvido pelos pesquisadores, onde avaliará o grau de conhecimento do entrevistado sobre o tema apresentado acima. O local de abordagem dos entrevistados será uma unidade básica de saúde do município de Maringá no estado do Paraná, como critério de inclusão usuários homens com idade superior ou igual a 40 anos, excluindo então todo o público feminino independente da idade e público masculino com idade inferior a 40 anos de idade. Para a avaliação e análise dos resultados da pesquisa contará com a utilização de testes estatísticos. Contudo, os resultados esperados do estudo é fornecer à equipe saúde estratégia da família informações relevantes para atuar em conjunto com a população masculina para que exclua qualquer relação que promova a resistência do homem com o serviço de saúde, além de demonstrar se a preocupação com gastos do público faz com que o câncer da próstata se mantenha no topo da lista dos que mais matam os homens brasileiros, a pesquisa trará também quais as barreiras enfrentadas pelos enfermeiros na busca de adesão dos homens na detecção precoce do câncer. Ficará evidenciado também a importância de um acolhimento humanizado favorecendo a inserção ativa e colaborativa do homem na saúde pública que impeça a resistência do homem na busca pela realização do exame retal digital, que de fato é o componente fundamental para o rastreamento da enfermidade e redução dos índices de morbimortalidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T12:45:46Z2019-08-21T12:45:46Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2033porMORAES, Luan Felipe da Silva deLEITE, Igor FerreiraBOLSONI, Ludmila Lopes MacielSANTOS, Aliny de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:06:30ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
title AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
MORAES, Luan Felipe da Silva de
Escala de Likerd
Exame retal digital
Saúde dos homens
title_short AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
title_full AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
title_sort AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MASCULINO EM RELAÇÃO AOS EXAMES QUE RASTREIAM O CÂNCER DA PRÓSTATA
author MORAES, Luan Felipe da Silva de
author_facet MORAES, Luan Felipe da Silva de
LEITE, Igor Ferreira
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny de Lima
author_role author
author2 LEITE, Igor Ferreira
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Luan Felipe da Silva de
LEITE, Igor Ferreira
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de Likerd
Exame retal digital
Saúde dos homens
topic Escala de Likerd
Exame retal digital
Saúde dos homens
description O objetivo do estudo é entender se a falta de conhecimento influencia em algum aspecto negativo o homem a realizar os exames que rastreiam o câncer prostático. Com o intuito de evidenciar o motivo do câncer prostático destaque tanto no cenário mundial quanto no cenário brasileiro com altas taxas de morbimortalidade, o mesmo evidenciará quais as barreiras enfrentadas no rastreamento e na detecção precoce dessa enfermidade. A metodologia do estudo será com abordagem quantitativa, a coleta de dados constituirá de um questionário validado, inspirado na escala de likerd criada em 1932 por Rensis Likerd um psicólogo norte americano e desenvolvido pelos pesquisadores, onde avaliará o grau de conhecimento do entrevistado sobre o tema apresentado acima. O local de abordagem dos entrevistados será uma unidade básica de saúde do município de Maringá no estado do Paraná, como critério de inclusão usuários homens com idade superior ou igual a 40 anos, excluindo então todo o público feminino independente da idade e público masculino com idade inferior a 40 anos de idade. Para a avaliação e análise dos resultados da pesquisa contará com a utilização de testes estatísticos. Contudo, os resultados esperados do estudo é fornecer à equipe saúde estratégia da família informações relevantes para atuar em conjunto com a população masculina para que exclua qualquer relação que promova a resistência do homem com o serviço de saúde, além de demonstrar se a preocupação com gastos do público faz com que o câncer da próstata se mantenha no topo da lista dos que mais matam os homens brasileiros, a pesquisa trará também quais as barreiras enfrentadas pelos enfermeiros na busca de adesão dos homens na detecção precoce do câncer. Ficará evidenciado também a importância de um acolhimento humanizado favorecendo a inserção ativa e colaborativa do homem na saúde pública que impeça a resistência do homem na busca pela realização do exame retal digital, que de fato é o componente fundamental para o rastreamento da enfermidade e redução dos índices de morbimortalidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T12:45:46Z
2019-08-21T12:45:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2033
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771935203262464