A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Ramitha Ambrozim
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5684
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar a proporção do tratamento medicamentoso para a família do portador de transtorno mental. Buscou-se utilizar o método de história oral de vida para atingir o objetivo proposto, sendo empregada uma metodologia qualitativa seu desenvolvimento. O material coletado foi submetido à análise e discussão. Trata-se de uma pesquisa realizada com as famílias de pacientes portadores de transtornos mentais que tiveram passagem pela emergência psiquiátrica do hospital municipal de Maringá – Paraná no ano de 2008. Este serviço é referência de atendimento em psiquiatria para 67 municípios de três regionais de saúde do estado do Paraná (11ª, 13ª e 15ª). As famílias participantes deste estudo foram todas das cidades que fazem parte da 13ª regional de saúde e que foram atendidas na emergência. Realizou–se 12 entrevistas, sendo excluídas as que não aceitaram participar da pesquisa, e algumas famílias que ocorreram trocas de endereço e não foram encontradas. Neste trabalho foram utilizados nomes fictícios de flores para preservar a identidade dos familiares. Esta pesquisa permitiu o conhecimento aprofundado a respeito das consequências do tratamento terapêutico para toda a família. A pesquisa definiu também a importância da equipe de saúde preparada para o acompanhamento e assistência completa a estas famílias.
id UNICESU -1_0bd8d33681a2884f1d5c65ec74fc3646
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5684
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTALFamíliaMedicamentosPortador de transtorno mentalSaúde mentalEste estudo foi realizado com o objetivo de identificar a proporção do tratamento medicamentoso para a família do portador de transtorno mental. Buscou-se utilizar o método de história oral de vida para atingir o objetivo proposto, sendo empregada uma metodologia qualitativa seu desenvolvimento. O material coletado foi submetido à análise e discussão. Trata-se de uma pesquisa realizada com as famílias de pacientes portadores de transtornos mentais que tiveram passagem pela emergência psiquiátrica do hospital municipal de Maringá – Paraná no ano de 2008. Este serviço é referência de atendimento em psiquiatria para 67 municípios de três regionais de saúde do estado do Paraná (11ª, 13ª e 15ª). As famílias participantes deste estudo foram todas das cidades que fazem parte da 13ª regional de saúde e que foram atendidas na emergência. Realizou–se 12 entrevistas, sendo excluídas as que não aceitaram participar da pesquisa, e algumas famílias que ocorreram trocas de endereço e não foram encontradas. Neste trabalho foram utilizados nomes fictícios de flores para preservar a identidade dos familiares. Esta pesquisa permitiu o conhecimento aprofundado a respeito das consequências do tratamento terapêutico para toda a família. A pesquisa definiu também a importância da equipe de saúde preparada para o acompanhamento e assistência completa a estas famílias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-27T13:36:55Z2020-04-27T13:36:55Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5684porSILVEIRA, Ramitha AmbrozimWAIDMAN, Maria Angélica Pagliariniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
title A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
spellingShingle A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
SILVEIRA, Ramitha Ambrozim
Família
Medicamentos
Portador de transtorno mental
Saúde mental
title_short A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
title_full A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
title_fullStr A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
title_full_unstemmed A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
title_sort A PROPORÇÃO DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA AS FAMÍLIAS DOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL
author SILVEIRA, Ramitha Ambrozim
author_facet SILVEIRA, Ramitha Ambrozim
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author_role author
author2 WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Ramitha Ambrozim
WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Medicamentos
Portador de transtorno mental
Saúde mental
topic Família
Medicamentos
Portador de transtorno mental
Saúde mental
description Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar a proporção do tratamento medicamentoso para a família do portador de transtorno mental. Buscou-se utilizar o método de história oral de vida para atingir o objetivo proposto, sendo empregada uma metodologia qualitativa seu desenvolvimento. O material coletado foi submetido à análise e discussão. Trata-se de uma pesquisa realizada com as famílias de pacientes portadores de transtornos mentais que tiveram passagem pela emergência psiquiátrica do hospital municipal de Maringá – Paraná no ano de 2008. Este serviço é referência de atendimento em psiquiatria para 67 municípios de três regionais de saúde do estado do Paraná (11ª, 13ª e 15ª). As famílias participantes deste estudo foram todas das cidades que fazem parte da 13ª regional de saúde e que foram atendidas na emergência. Realizou–se 12 entrevistas, sendo excluídas as que não aceitaram participar da pesquisa, e algumas famílias que ocorreram trocas de endereço e não foram encontradas. Neste trabalho foram utilizados nomes fictícios de flores para preservar a identidade dos familiares. Esta pesquisa permitiu o conhecimento aprofundado a respeito das consequências do tratamento terapêutico para toda a família. A pesquisa definiu também a importância da equipe de saúde preparada para o acompanhamento e assistência completa a estas famílias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-27T13:36:55Z
2020-04-27T13:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5684
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771939067265024