AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Letícia Bregantini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANDESKI, Evelise Amorim, FLORES, Luana, PENTEADO, Carla Caroline, FERNANDES, Lillian Caroline, SLOBODA, Dyenily Alessi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4190
Resumo: A Qualidade de Vida (QV) é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como algo subjetivo e de natureza multidimensional, visto que vários fatores a influenciam. Estudos recentes demonstram que a condição bucal pode atuar como um fator modificador para a QV de indivíduos portadores de doenças oncológicas. Objetivo:Avaliar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer. Métodos:Trata- se de um estudo caso controle de caráter observacional e transversal, que será realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa/PR, com aplicação de questionários estruturados para pacientes com câncer pareados com pacientes sem a doença (Grupo Controle). A qualidade de vida, bem como, o impacto da saúde bucal sobre a QV será avaliada através dos seguintes questionários respectivamente: 1) “The Short Form Health Survey (SF-36)” e 2) “Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14)”. A análise dos resultados obtidos será realizada com o auxílio do software BIOESTAT 5.0, adotando um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Espera- se que a condição bucal e a doença oncológica mostrem influência sobre a qualidade de vida. Caso esta influencia seja confirmada, o estudo permitirá propor novas políticas de atendimento global e multidisciplinar, implicando na melhoria de ações de intervenção e prevenção da condição patológica do indivíduo.
id UNICESU -1_0cc837ef87b52fc4c048bef24322b2c7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4190
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOSQualidade de vidaSaúde bucalCâncerA Qualidade de Vida (QV) é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como algo subjetivo e de natureza multidimensional, visto que vários fatores a influenciam. Estudos recentes demonstram que a condição bucal pode atuar como um fator modificador para a QV de indivíduos portadores de doenças oncológicas. Objetivo:Avaliar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer. Métodos:Trata- se de um estudo caso controle de caráter observacional e transversal, que será realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa/PR, com aplicação de questionários estruturados para pacientes com câncer pareados com pacientes sem a doença (Grupo Controle). A qualidade de vida, bem como, o impacto da saúde bucal sobre a QV será avaliada através dos seguintes questionários respectivamente: 1) “The Short Form Health Survey (SF-36)” e 2) “Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14)”. A análise dos resultados obtidos será realizada com o auxílio do software BIOESTAT 5.0, adotando um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Espera- se que a condição bucal e a doença oncológica mostrem influência sobre a qualidade de vida. Caso esta influencia seja confirmada, o estudo permitirá propor novas políticas de atendimento global e multidisciplinar, implicando na melhoria de ações de intervenção e prevenção da condição patológica do indivíduo.UniCesumar2020-01-13T17:15:32Z2020-01-13T17:15:32Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4190otherSILVA, Letícia BregantiniSANDESKI, Evelise AmorimFLORES, LuanaPENTEADO, Carla CarolineFERNANDES, Lillian CarolineSLOBODA, Dyenily Alessireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:28.415Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
title AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
SILVA, Letícia Bregantini
Qualidade de vida
Saúde bucal
Câncer
title_short AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
title_full AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
title_sort AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CONDIÇÃO BUCAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
author SILVA, Letícia Bregantini
author_facet SILVA, Letícia Bregantini
SANDESKI, Evelise Amorim
FLORES, Luana
PENTEADO, Carla Caroline
FERNANDES, Lillian Caroline
SLOBODA, Dyenily Alessi
author_role author
author2 SANDESKI, Evelise Amorim
FLORES, Luana
PENTEADO, Carla Caroline
FERNANDES, Lillian Caroline
SLOBODA, Dyenily Alessi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Letícia Bregantini
SANDESKI, Evelise Amorim
FLORES, Luana
PENTEADO, Carla Caroline
FERNANDES, Lillian Caroline
SLOBODA, Dyenily Alessi
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
Saúde bucal
Câncer
topic Qualidade de vida
Saúde bucal
Câncer
dc.description.none.fl_txt_mv A Qualidade de Vida (QV) é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como algo subjetivo e de natureza multidimensional, visto que vários fatores a influenciam. Estudos recentes demonstram que a condição bucal pode atuar como um fator modificador para a QV de indivíduos portadores de doenças oncológicas. Objetivo:Avaliar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer. Métodos:Trata- se de um estudo caso controle de caráter observacional e transversal, que será realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa/PR, com aplicação de questionários estruturados para pacientes com câncer pareados com pacientes sem a doença (Grupo Controle). A qualidade de vida, bem como, o impacto da saúde bucal sobre a QV será avaliada através dos seguintes questionários respectivamente: 1) “The Short Form Health Survey (SF-36)” e 2) “Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14)”. A análise dos resultados obtidos será realizada com o auxílio do software BIOESTAT 5.0, adotando um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Espera- se que a condição bucal e a doença oncológica mostrem influência sobre a qualidade de vida. Caso esta influencia seja confirmada, o estudo permitirá propor novas políticas de atendimento global e multidisciplinar, implicando na melhoria de ações de intervenção e prevenção da condição patológica do indivíduo.
description A Qualidade de Vida (QV) é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como algo subjetivo e de natureza multidimensional, visto que vários fatores a influenciam. Estudos recentes demonstram que a condição bucal pode atuar como um fator modificador para a QV de indivíduos portadores de doenças oncológicas. Objetivo:Avaliar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer. Métodos:Trata- se de um estudo caso controle de caráter observacional e transversal, que será realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa/PR, com aplicação de questionários estruturados para pacientes com câncer pareados com pacientes sem a doença (Grupo Controle). A qualidade de vida, bem como, o impacto da saúde bucal sobre a QV será avaliada através dos seguintes questionários respectivamente: 1) “The Short Form Health Survey (SF-36)” e 2) “Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14)”. A análise dos resultados obtidos será realizada com o auxílio do software BIOESTAT 5.0, adotando um nível de significância de 5%. Resultados esperados: Espera- se que a condição bucal e a doença oncológica mostrem influência sobre a qualidade de vida. Caso esta influencia seja confirmada, o estudo permitirá propor novas políticas de atendimento global e multidisciplinar, implicando na melhoria de ações de intervenção e prevenção da condição patológica do indivíduo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-13T17:15:32Z
2020-01-13T17:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4190
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4190
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605343989760