PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado é prática obrigatória no curso de Letras do CESUMAR, e objetiva oferecer ao futuro licenciado um conhecimento da situação de trabalho diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino com o intuito de avaliar suas competências frente a situações reais de trabalho. Outrossim, propiciar ao acadêmico a possibilidade de verificar, em si e no outro, a realização de competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência. Como aluno do referido Curso, busca-se – neste trabalho – relatar parte das experiências adquiridas quando do cumprimento desta prática. Nesta etapa, através de aulas ministradas pela professora coordenadora do estágio, buscou-se o caminho do resgate das fundamentações teóricas que embasassem todo o trabalho prático a ser desenvolvido nas salas de aula, como também a postura do professor diante da relação entre professor/aluno; aluno/professor; aluno/escola; aluno/texto e aluno/material escrito, buscando fornecer subsídios que possibilitassem o desenvolvimento de atividades nas aulas de Língua Portuguesa que priorizasse a formação de um cidadão ativo que compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, argumenta e conclui. Concomitante ao exposto o aluno-estagiário realizou um período de prática investigativa, em que permaneceu por 10 h/a em sala de aula observando: a prática docente de outro profissional; o enquadramento disciplinar dos alunos; as habilidades e competências exigidas do profissional de Letras; nível cognitivo e lingüístico do aluno, etc. para que, a partir de então, pudesse elaborar seu próprio planejamento de aula. Dentre as atividades desenvolvidas, separamos especificamente – para esta apresentação – Literatura Brasileira, o período trabalhado foi O Modernismo. Percebeu-se, nesta ocasião, um certo descaso com os textos literários e, a desmistificação dos referidos textos como algo sem muito valor foi outro alvo. Para tanto, procuramos extrair de textos literários o máximo de interdisciplinaridade possível, mostrando assim – como exemplo – que é possível estudar história, geografia, sociologia e psicologia, através dos textos literários. |
id |
UNICESU -1_0cfff5667569eca208e9704c0768b517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6940 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOEstágioLiteraturaInterdisciplinaridadeO Estágio Supervisionado é prática obrigatória no curso de Letras do CESUMAR, e objetiva oferecer ao futuro licenciado um conhecimento da situação de trabalho diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino com o intuito de avaliar suas competências frente a situações reais de trabalho. Outrossim, propiciar ao acadêmico a possibilidade de verificar, em si e no outro, a realização de competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência. Como aluno do referido Curso, busca-se – neste trabalho – relatar parte das experiências adquiridas quando do cumprimento desta prática. Nesta etapa, através de aulas ministradas pela professora coordenadora do estágio, buscou-se o caminho do resgate das fundamentações teóricas que embasassem todo o trabalho prático a ser desenvolvido nas salas de aula, como também a postura do professor diante da relação entre professor/aluno; aluno/professor; aluno/escola; aluno/texto e aluno/material escrito, buscando fornecer subsídios que possibilitassem o desenvolvimento de atividades nas aulas de Língua Portuguesa que priorizasse a formação de um cidadão ativo que compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, argumenta e conclui. Concomitante ao exposto o aluno-estagiário realizou um período de prática investigativa, em que permaneceu por 10 h/a em sala de aula observando: a prática docente de outro profissional; o enquadramento disciplinar dos alunos; as habilidades e competências exigidas do profissional de Letras; nível cognitivo e lingüístico do aluno, etc. para que, a partir de então, pudesse elaborar seu próprio planejamento de aula. Dentre as atividades desenvolvidas, separamos especificamente – para esta apresentação – Literatura Brasileira, o período trabalhado foi O Modernismo. Percebeu-se, nesta ocasião, um certo descaso com os textos literários e, a desmistificação dos referidos textos como algo sem muito valor foi outro alvo. Para tanto, procuramos extrair de textos literários o máximo de interdisciplinaridade possível, mostrando assim – como exemplo – que é possível estudar história, geografia, sociologia e psicologia, através dos textos literários.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T11:38:28Z2005-10-192021-01-29T11:38:28Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940porLINHARES, Agnaldo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:49ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LINHARES, Agnaldo José Estágio Literatura Interdisciplinaridade |
title_short |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
LINHARES, Agnaldo José |
author_facet |
LINHARES, Agnaldo José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LINHARES, Agnaldo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Literatura Interdisciplinaridade |
topic |
Estágio Literatura Interdisciplinaridade |
description |
O Estágio Supervisionado é prática obrigatória no curso de Letras do CESUMAR, e objetiva oferecer ao futuro licenciado um conhecimento da situação de trabalho diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino com o intuito de avaliar suas competências frente a situações reais de trabalho. Outrossim, propiciar ao acadêmico a possibilidade de verificar, em si e no outro, a realização de competências exigidas na prática profissional, especialmente quanto à regência. Como aluno do referido Curso, busca-se – neste trabalho – relatar parte das experiências adquiridas quando do cumprimento desta prática. Nesta etapa, através de aulas ministradas pela professora coordenadora do estágio, buscou-se o caminho do resgate das fundamentações teóricas que embasassem todo o trabalho prático a ser desenvolvido nas salas de aula, como também a postura do professor diante da relação entre professor/aluno; aluno/professor; aluno/escola; aluno/texto e aluno/material escrito, buscando fornecer subsídios que possibilitassem o desenvolvimento de atividades nas aulas de Língua Portuguesa que priorizasse a formação de um cidadão ativo que compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, argumenta e conclui. Concomitante ao exposto o aluno-estagiário realizou um período de prática investigativa, em que permaneceu por 10 h/a em sala de aula observando: a prática docente de outro profissional; o enquadramento disciplinar dos alunos; as habilidades e competências exigidas do profissional de Letras; nível cognitivo e lingüístico do aluno, etc. para que, a partir de então, pudesse elaborar seu próprio planejamento de aula. Dentre as atividades desenvolvidas, separamos especificamente – para esta apresentação – Literatura Brasileira, o período trabalhado foi O Modernismo. Percebeu-se, nesta ocasião, um certo descaso com os textos literários e, a desmistificação dos referidos textos como algo sem muito valor foi outro alvo. Para tanto, procuramos extrair de textos literários o máximo de interdisciplinaridade possível, mostrando assim – como exemplo – que é possível estudar história, geografia, sociologia e psicologia, através dos textos literários. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-01-29T11:38:28Z 2021-01-29T11:38:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771943654785024 |