A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luiz Raimundo Tadeu da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: CARNEIRO, Eder Jurandir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6726
Resumo: Apresentam-se resultados finais da pesquisa intitulada “Conflitos e processos de apropriação das condições naturais: (in)justiça ambiental e a comunidade dos bairros IAPI e Vila Nossa Senhora de Fátima São João del-Rei – MG)”. Objetiva-se demonstrar e analisar os mecanismos que fundamentam a formação desse território urbano habitado por classes populares e que apresenta uma “desigualdade ecológica” oriunda da estrutura do sistema capitalista de produção, devido à apropriação de territórios como “recursos naturais” objetivando o acúmulo de riqueza. Assim, as classes “despossuídas” são obrigadas a conviver em ambientes insalubres e sem equipamentos urbanos. Para tanto, fizemos pesquisa em arquivos; entrevistas semi- estruturadas com moradores mais antigos e mais atingidos por processos de degradação ambiental; aplicação de survey domiciliar de caracterização sócio-econômica e ambiental na área e elaboração de um mapa das áreas inundáveis da Vila Nossa Senhora de Fátima. A construção de territórios industriais na cidade está ligada a uma dinâmica econômica mais ampla. A própria escolha das localizações desses territórios, que são áreas geotecnicamente inapropriadas para habitação, obedece a uma estratégia das elites políticas e econômicas dos anos 1960. A ocupação da Vila foi influenciada por diversos fatores, relacionados, de modo especial, ao processo de industrialização sãojoananse e seu colapso e às (in)ações do poder público.
id UNICESU -1_0d24761e35084b52ef23dd7f074f5cb3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6726
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).Desigualdade ambientalTerritórios urbanos e urbanizaçãoApresentam-se resultados finais da pesquisa intitulada “Conflitos e processos de apropriação das condições naturais: (in)justiça ambiental e a comunidade dos bairros IAPI e Vila Nossa Senhora de Fátima São João del-Rei – MG)”. Objetiva-se demonstrar e analisar os mecanismos que fundamentam a formação desse território urbano habitado por classes populares e que apresenta uma “desigualdade ecológica” oriunda da estrutura do sistema capitalista de produção, devido à apropriação de territórios como “recursos naturais” objetivando o acúmulo de riqueza. Assim, as classes “despossuídas” são obrigadas a conviver em ambientes insalubres e sem equipamentos urbanos. Para tanto, fizemos pesquisa em arquivos; entrevistas semi- estruturadas com moradores mais antigos e mais atingidos por processos de degradação ambiental; aplicação de survey domiciliar de caracterização sócio-econômica e ambiental na área e elaboração de um mapa das áreas inundáveis da Vila Nossa Senhora de Fátima. A construção de territórios industriais na cidade está ligada a uma dinâmica econômica mais ampla. A própria escolha das localizações desses territórios, que são áreas geotecnicamente inapropriadas para habitação, obedece a uma estratégia das elites políticas e econômicas dos anos 1960. A ocupação da Vila foi influenciada por diversos fatores, relacionados, de modo especial, ao processo de industrialização sãojoananse e seu colapso e às (in)ações do poder público.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T17:20:56Z2007-10-232021-01-25T17:20:56Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6726porSILVA, Luiz Raimundo Tadeu daCARNEIRO, Eder Jurandirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
title A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
SILVA, Luiz Raimundo Tadeu da
Desigualdade ambiental
Territórios urbanos e urbanização
title_short A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
title_full A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
title_sort A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS URBANOS DE CLASSES POPULARES: O CASO DA VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (SÃO JOÃO DEL-REI – MG).
author SILVA, Luiz Raimundo Tadeu da
author_facet SILVA, Luiz Raimundo Tadeu da
CARNEIRO, Eder Jurandir
author_role author
author2 CARNEIRO, Eder Jurandir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Luiz Raimundo Tadeu da
CARNEIRO, Eder Jurandir
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade ambiental
Territórios urbanos e urbanização
topic Desigualdade ambiental
Territórios urbanos e urbanização
description Apresentam-se resultados finais da pesquisa intitulada “Conflitos e processos de apropriação das condições naturais: (in)justiça ambiental e a comunidade dos bairros IAPI e Vila Nossa Senhora de Fátima São João del-Rei – MG)”. Objetiva-se demonstrar e analisar os mecanismos que fundamentam a formação desse território urbano habitado por classes populares e que apresenta uma “desigualdade ecológica” oriunda da estrutura do sistema capitalista de produção, devido à apropriação de territórios como “recursos naturais” objetivando o acúmulo de riqueza. Assim, as classes “despossuídas” são obrigadas a conviver em ambientes insalubres e sem equipamentos urbanos. Para tanto, fizemos pesquisa em arquivos; entrevistas semi- estruturadas com moradores mais antigos e mais atingidos por processos de degradação ambiental; aplicação de survey domiciliar de caracterização sócio-econômica e ambiental na área e elaboração de um mapa das áreas inundáveis da Vila Nossa Senhora de Fátima. A construção de territórios industriais na cidade está ligada a uma dinâmica econômica mais ampla. A própria escolha das localizações desses territórios, que são áreas geotecnicamente inapropriadas para habitação, obedece a uma estratégia das elites políticas e econômicas dos anos 1960. A ocupação da Vila foi influenciada por diversos fatores, relacionados, de modo especial, ao processo de industrialização sãojoananse e seu colapso e às (in)ações do poder público.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T17:20:56Z
2021-01-25T17:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6726
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943193411585