ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawano, Matheus Venturoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Botassini, Mayara, Andreola, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1505
Resumo: Os córregos que passam pelas cidades têm sofrido grande incidência de efeitos antrópicos, sendo na maioria negativos. Entre eles existe o despejo clandestino de esgotos não tratados e os despejos pontuais de resíduos de obras, realizados por construtoras, que são ainda mais comuns. Esses despejos alteram não só a qualidade da água, mas podem causar a eutrofização, caracterizada pela alta quantidade de nutrientes na água que levam a um aumento significativo de microrganismos decompositores que, ao consumirem todo o oxigênio da água, levam à falência dos seres vivos aeróbicos. Em vista destes fatos, o presente projeto tem como objetivo analisar a qualidade físico-química das águas do Córrego Moscados em Maringá/PR por meio de medições de parâmetros que podem indicar alterações neste ambiente natural. Este estudo da qualidade das águas do Córrego Moscados será realizado por meio de análises in loco efetuadas com a sonda multiparâmetro, marca Horiba, desde a nascente do córrego, no Parque do Ingá (Bosque I), até próximo ao entorno da Instituição UniCesumar, na altura dos blocos HV1 e HV2. Serão realizadas análises de pH, temperatura, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, potencial de oxidação-redução e oxigênio dissolvido. Os resultados obtidos serão comparados com os valores máximos permissíveis pela legislação, a resolução CONAMA nº 357/2005 e CONAMA nº 430/2011. Posteriormente, serão realizadas propostas de melhoria para a recuperação da qualidade das águas e também das condições de vida em seu entorno.
id UNICESU -1_0d4ccc460283e6f080f3329aa06585bb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1505
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PRMonitoramentoLegislaçãoCONAMAQualidadeManancialOs córregos que passam pelas cidades têm sofrido grande incidência de efeitos antrópicos, sendo na maioria negativos. Entre eles existe o despejo clandestino de esgotos não tratados e os despejos pontuais de resíduos de obras, realizados por construtoras, que são ainda mais comuns. Esses despejos alteram não só a qualidade da água, mas podem causar a eutrofização, caracterizada pela alta quantidade de nutrientes na água que levam a um aumento significativo de microrganismos decompositores que, ao consumirem todo o oxigênio da água, levam à falência dos seres vivos aeróbicos. Em vista destes fatos, o presente projeto tem como objetivo analisar a qualidade físico-química das águas do Córrego Moscados em Maringá/PR por meio de medições de parâmetros que podem indicar alterações neste ambiente natural. Este estudo da qualidade das águas do Córrego Moscados será realizado por meio de análises in loco efetuadas com a sonda multiparâmetro, marca Horiba, desde a nascente do córrego, no Parque do Ingá (Bosque I), até próximo ao entorno da Instituição UniCesumar, na altura dos blocos HV1 e HV2. Serão realizadas análises de pH, temperatura, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, potencial de oxidação-redução e oxigênio dissolvido. Os resultados obtidos serão comparados com os valores máximos permissíveis pela legislação, a resolução CONAMA nº 357/2005 e CONAMA nº 430/2011. Posteriormente, serão realizadas propostas de melhoria para a recuperação da qualidade das águas e também das condições de vida em seu entorno.Unicesumar2019-08-13T18:15:06Z2019-08-13T18:15:06Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1505otherKawano, Matheus VenturosoBotassini, MayaraAndreola, Ricardoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:39.518Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
title ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
spellingShingle ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
Kawano, Matheus Venturoso
Monitoramento
Legislação
CONAMA
Qualidade
Manancial
title_short ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
title_full ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
title_fullStr ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
title_sort ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
author Kawano, Matheus Venturoso
author_facet Kawano, Matheus Venturoso
Botassini, Mayara
Andreola, Ricardo
author_role author
author2 Botassini, Mayara
Andreola, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawano, Matheus Venturoso
Botassini, Mayara
Andreola, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoramento
Legislação
CONAMA
Qualidade
Manancial
topic Monitoramento
Legislação
CONAMA
Qualidade
Manancial
dc.description.none.fl_txt_mv Os córregos que passam pelas cidades têm sofrido grande incidência de efeitos antrópicos, sendo na maioria negativos. Entre eles existe o despejo clandestino de esgotos não tratados e os despejos pontuais de resíduos de obras, realizados por construtoras, que são ainda mais comuns. Esses despejos alteram não só a qualidade da água, mas podem causar a eutrofização, caracterizada pela alta quantidade de nutrientes na água que levam a um aumento significativo de microrganismos decompositores que, ao consumirem todo o oxigênio da água, levam à falência dos seres vivos aeróbicos. Em vista destes fatos, o presente projeto tem como objetivo analisar a qualidade físico-química das águas do Córrego Moscados em Maringá/PR por meio de medições de parâmetros que podem indicar alterações neste ambiente natural. Este estudo da qualidade das águas do Córrego Moscados será realizado por meio de análises in loco efetuadas com a sonda multiparâmetro, marca Horiba, desde a nascente do córrego, no Parque do Ingá (Bosque I), até próximo ao entorno da Instituição UniCesumar, na altura dos blocos HV1 e HV2. Serão realizadas análises de pH, temperatura, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, potencial de oxidação-redução e oxigênio dissolvido. Os resultados obtidos serão comparados com os valores máximos permissíveis pela legislação, a resolução CONAMA nº 357/2005 e CONAMA nº 430/2011. Posteriormente, serão realizadas propostas de melhoria para a recuperação da qualidade das águas e também das condições de vida em seu entorno.
description Os córregos que passam pelas cidades têm sofrido grande incidência de efeitos antrópicos, sendo na maioria negativos. Entre eles existe o despejo clandestino de esgotos não tratados e os despejos pontuais de resíduos de obras, realizados por construtoras, que são ainda mais comuns. Esses despejos alteram não só a qualidade da água, mas podem causar a eutrofização, caracterizada pela alta quantidade de nutrientes na água que levam a um aumento significativo de microrganismos decompositores que, ao consumirem todo o oxigênio da água, levam à falência dos seres vivos aeróbicos. Em vista destes fatos, o presente projeto tem como objetivo analisar a qualidade físico-química das águas do Córrego Moscados em Maringá/PR por meio de medições de parâmetros que podem indicar alterações neste ambiente natural. Este estudo da qualidade das águas do Córrego Moscados será realizado por meio de análises in loco efetuadas com a sonda multiparâmetro, marca Horiba, desde a nascente do córrego, no Parque do Ingá (Bosque I), até próximo ao entorno da Instituição UniCesumar, na altura dos blocos HV1 e HV2. Serão realizadas análises de pH, temperatura, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, potencial de oxidação-redução e oxigênio dissolvido. Os resultados obtidos serão comparados com os valores máximos permissíveis pela legislação, a resolução CONAMA nº 357/2005 e CONAMA nº 430/2011. Posteriormente, serão realizadas propostas de melhoria para a recuperação da qualidade das águas e também das condições de vida em seu entorno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T18:15:06Z
2019-08-13T18:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1505
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1505
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633192071168