EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASSIO JUNIOR, Édio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BIONDO, Viviane Mancin, BUBNA, Marcio Ronaldo, MARIANO, Rubem Almeida, SOUZA, Iverson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742
Resumo: Introdução: Tratar sobre o tema da Educação Cristã sempre é uma necessidade emergente nos estudos teológicos, em especial, na área da Teologia Prática. O ato de ensinar as doutrinas de Jesus Cristo, necessita sempre ser revisado e atualizado para uma melhor precisão histórica e conceitual, bem como evitar os riscos de contradições ou equívocos acerca do tema. Objetivo: Analisar e Identificar os aspectos históricos e conceituais da Educação Cristã. Metodologia: A revisão bibliográfica foi realizada utilizando os autores especilizados. Resultados: Historicamente, a literatura observa, que a Educação Cristã tem a sua fundação em Jesus Cristo e passou por momentos de baixa e de alta nos períodos medieval, moderno, contemporâneo e atualidade; já conceitualmente, a bibliografia consultada, revela que a Educação Cristã é compreendida, de maneira diversa: como um processo, sistemático e deliberado, de transformação da pessoa toda e de toda a comunidade cristã em todo o tempo; como ação da igreja enquanto agente de transformação na sociedade; como um ato político no contexto da América Latina, no Brasil e Caribe a partir de uma teologia do Reino Deus e como uma ação deliberada da igreja para a formação de estilos de vida cristã na comunidade. Assim, a Educação Cristã requer mais do que simples teorias, mas, sobretudo, está diretamente ligada à vivência cristã, isto é, à prática das pessoas no dia-a-dia. Portanto, o tema da Educação Cristã ressalta um processo de transformação e de desenvolvimento contínuo do ser humano em Cristo e na perspectiva do Reino de Deus.
id UNICESU -1_0e4d16e821a362a127ba7a2814d01e13
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6742
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAISEducação cristãHistória e teologia pastoralIntrodução: Tratar sobre o tema da Educação Cristã sempre é uma necessidade emergente nos estudos teológicos, em especial, na área da Teologia Prática. O ato de ensinar as doutrinas de Jesus Cristo, necessita sempre ser revisado e atualizado para uma melhor precisão histórica e conceitual, bem como evitar os riscos de contradições ou equívocos acerca do tema. Objetivo: Analisar e Identificar os aspectos históricos e conceituais da Educação Cristã. Metodologia: A revisão bibliográfica foi realizada utilizando os autores especilizados. Resultados: Historicamente, a literatura observa, que a Educação Cristã tem a sua fundação em Jesus Cristo e passou por momentos de baixa e de alta nos períodos medieval, moderno, contemporâneo e atualidade; já conceitualmente, a bibliografia consultada, revela que a Educação Cristã é compreendida, de maneira diversa: como um processo, sistemático e deliberado, de transformação da pessoa toda e de toda a comunidade cristã em todo o tempo; como ação da igreja enquanto agente de transformação na sociedade; como um ato político no contexto da América Latina, no Brasil e Caribe a partir de uma teologia do Reino Deus e como uma ação deliberada da igreja para a formação de estilos de vida cristã na comunidade. Assim, a Educação Cristã requer mais do que simples teorias, mas, sobretudo, está diretamente ligada à vivência cristã, isto é, à prática das pessoas no dia-a-dia. Portanto, o tema da Educação Cristã ressalta um processo de transformação e de desenvolvimento contínuo do ser humano em Cristo e na perspectiva do Reino de Deus.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T12:08:02Z2007-10-232021-01-26T12:08:02Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742porBASSIO JUNIOR, ÉdioBIONDO, Viviane MancinBUBNA, Marcio RonaldoMARIANO, Rubem AlmeidaSOUZA, Iverson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
title EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
BASSIO JUNIOR, Édio
Educação cristã
História e teologia pastoral
title_short EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
title_full EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
title_sort EDUCAÇÃO CRISTÃ: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
author BASSIO JUNIOR, Édio
author_facet BASSIO JUNIOR, Édio
BIONDO, Viviane Mancin
BUBNA, Marcio Ronaldo
MARIANO, Rubem Almeida
SOUZA, Iverson Carlos
author_role author
author2 BIONDO, Viviane Mancin
BUBNA, Marcio Ronaldo
MARIANO, Rubem Almeida
SOUZA, Iverson Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BASSIO JUNIOR, Édio
BIONDO, Viviane Mancin
BUBNA, Marcio Ronaldo
MARIANO, Rubem Almeida
SOUZA, Iverson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação cristã
História e teologia pastoral
topic Educação cristã
História e teologia pastoral
description Introdução: Tratar sobre o tema da Educação Cristã sempre é uma necessidade emergente nos estudos teológicos, em especial, na área da Teologia Prática. O ato de ensinar as doutrinas de Jesus Cristo, necessita sempre ser revisado e atualizado para uma melhor precisão histórica e conceitual, bem como evitar os riscos de contradições ou equívocos acerca do tema. Objetivo: Analisar e Identificar os aspectos históricos e conceituais da Educação Cristã. Metodologia: A revisão bibliográfica foi realizada utilizando os autores especilizados. Resultados: Historicamente, a literatura observa, que a Educação Cristã tem a sua fundação em Jesus Cristo e passou por momentos de baixa e de alta nos períodos medieval, moderno, contemporâneo e atualidade; já conceitualmente, a bibliografia consultada, revela que a Educação Cristã é compreendida, de maneira diversa: como um processo, sistemático e deliberado, de transformação da pessoa toda e de toda a comunidade cristã em todo o tempo; como ação da igreja enquanto agente de transformação na sociedade; como um ato político no contexto da América Latina, no Brasil e Caribe a partir de uma teologia do Reino Deus e como uma ação deliberada da igreja para a formação de estilos de vida cristã na comunidade. Assim, a Educação Cristã requer mais do que simples teorias, mas, sobretudo, está diretamente ligada à vivência cristã, isto é, à prática das pessoas no dia-a-dia. Portanto, o tema da Educação Cristã ressalta um processo de transformação e de desenvolvimento contínuo do ser humano em Cristo e na perspectiva do Reino de Deus.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T12:08:02Z
2021-01-26T12:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950769373184