UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBIERO, Ana Carolina Neumann
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ESTRADA, Adrian Alvarez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9043
Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), composto pela taxa de aprovação e pelo desempenho dos alunos nos testes aplicados é utilizado como um parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Além dos testes, também são aplicados questionários contextuais a cada segmento escolar (diretores, professores e alunos). Esta pesquisa objetivará analisar as condições socioeconômicas e culturais dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Medianeira/PR, das três escolas com menor índice no IDEB, valendo-se dos questionários contextuais do SAEB. Adotou-se como referencial teórico alguns estudos relevantes sobre as temáticas de avaliação em larga escala, gestão escolar e qualidade da educação que facilitaram o embasamento teórico-conceitual da pesquisa. No estudo foram utilizados os questionários contextuais dos alunos participantes do SAEB ano 2019, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fundamentados na problemática: Quais semelhanças podem ser visualizadas nos questionários contextuais dos alunos à nível municipal, entre as três escolas de menor índice no IDEB do município de Medianeira/PR? Para tanto, será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico e explicativo. Evidencia-se que aproximando os dados qualiquantitativos será possível construir o perfil dos alunos participantes e proporcionar subsídios para a interpretação dos fatores intra e extraescolares que podem impactar nos indicadores de qualidade.
id UNICESU -1_0e5e853f43f48fed2d7b57a607c5f32a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9043
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PRAvaliação em larga escalaPerfil do alunadoQualidadeSAEBO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), composto pela taxa de aprovação e pelo desempenho dos alunos nos testes aplicados é utilizado como um parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Além dos testes, também são aplicados questionários contextuais a cada segmento escolar (diretores, professores e alunos). Esta pesquisa objetivará analisar as condições socioeconômicas e culturais dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Medianeira/PR, das três escolas com menor índice no IDEB, valendo-se dos questionários contextuais do SAEB. Adotou-se como referencial teórico alguns estudos relevantes sobre as temáticas de avaliação em larga escala, gestão escolar e qualidade da educação que facilitaram o embasamento teórico-conceitual da pesquisa. No estudo foram utilizados os questionários contextuais dos alunos participantes do SAEB ano 2019, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fundamentados na problemática: Quais semelhanças podem ser visualizadas nos questionários contextuais dos alunos à nível municipal, entre as três escolas de menor índice no IDEB do município de Medianeira/PR? Para tanto, será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico e explicativo. Evidencia-se que aproximando os dados qualiquantitativos será possível construir o perfil dos alunos participantes e proporcionar subsídios para a interpretação dos fatores intra e extraescolares que podem impactar nos indicadores de qualidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-29T13:46:57Z2021-11-29T13:46:57Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991Presencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9043porBARBIERO, Ana Carolina NeumannESTRADA, Adrian Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-30T06:01:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
title UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
spellingShingle UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
BARBIERO, Ana Carolina Neumann
Avaliação em larga escala
Perfil do alunado
Qualidade
SAEB
title_short UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
title_full UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
title_fullStr UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
title_sort UMA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB: PERSPECTIVA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS MUNICIPAIS DE MEDIANEIRA/PR
author BARBIERO, Ana Carolina Neumann
author_facet BARBIERO, Ana Carolina Neumann
ESTRADA, Adrian Alvarez
author_role author
author2 ESTRADA, Adrian Alvarez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBIERO, Ana Carolina Neumann
ESTRADA, Adrian Alvarez
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em larga escala
Perfil do alunado
Qualidade
SAEB
topic Avaliação em larga escala
Perfil do alunado
Qualidade
SAEB
description O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), composto pela taxa de aprovação e pelo desempenho dos alunos nos testes aplicados é utilizado como um parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Além dos testes, também são aplicados questionários contextuais a cada segmento escolar (diretores, professores e alunos). Esta pesquisa objetivará analisar as condições socioeconômicas e culturais dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Medianeira/PR, das três escolas com menor índice no IDEB, valendo-se dos questionários contextuais do SAEB. Adotou-se como referencial teórico alguns estudos relevantes sobre as temáticas de avaliação em larga escala, gestão escolar e qualidade da educação que facilitaram o embasamento teórico-conceitual da pesquisa. No estudo foram utilizados os questionários contextuais dos alunos participantes do SAEB ano 2019, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fundamentados na problemática: Quais semelhanças podem ser visualizadas nos questionários contextuais dos alunos à nível municipal, entre as três escolas de menor índice no IDEB do município de Medianeira/PR? Para tanto, será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico e explicativo. Evidencia-se que aproximando os dados qualiquantitativos será possível construir o perfil dos alunos participantes e proporcionar subsídios para a interpretação dos fatores intra e extraescolares que podem impactar nos indicadores de qualidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T13:46:57Z
2021-11-29T13:46:57Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9043
identifier_str_mv 2594-4991
Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771961728040960