EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raymundo, Lizandra Couto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pilan, Érica de Souza, Bernuci, Marcelo Picinin, Gomes, Tania
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.
id UNICESU -1_0ef6b2eef1e6a9e8f939a05d14127974
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1901
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMAAutocuidadoLetramento funcional em saúdeMamografiaPromoção da saúdeRastreamentoO objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.Unicesumar2019-08-19T20:40:03Z2019-08-19T20:40:03Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901otherRaymundo, Lizandra CoutoPilan, Érica de SouzaBernuci, Marcelo PicininGomes, Taniareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:05.234Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
title EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
spellingShingle EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
Raymundo, Lizandra Couto
Autocuidado
Letramento funcional em saúde
Mamografia
Promoção da saúde
Rastreamento
title_short EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
title_full EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
title_fullStr EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
title_full_unstemmed EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
title_sort EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
author Raymundo, Lizandra Couto
author_facet Raymundo, Lizandra Couto
Pilan, Érica de Souza
Bernuci, Marcelo Picinin
Gomes, Tania
author_role author
author2 Pilan, Érica de Souza
Bernuci, Marcelo Picinin
Gomes, Tania
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raymundo, Lizandra Couto
Pilan, Érica de Souza
Bernuci, Marcelo Picinin
Gomes, Tania
dc.subject.por.fl_str_mv Autocuidado
Letramento funcional em saúde
Mamografia
Promoção da saúde
Rastreamento
topic Autocuidado
Letramento funcional em saúde
Mamografia
Promoção da saúde
Rastreamento
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.
description O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T20:40:03Z
2019-08-19T20:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610223013888