EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. |
id |
UNICESU -1_0ef6b2eef1e6a9e8f939a05d14127974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1901 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMAAutocuidadoLetramento funcional em saúdeMamografiaPromoção da saúdeRastreamentoO objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.Unicesumar2019-08-19T20:40:03Z2019-08-19T20:40:03Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901otherRaymundo, Lizandra CoutoPilan, Érica de SouzaBernuci, Marcelo PicininGomes, Taniareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:05.234Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
title |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
spellingShingle |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA Raymundo, Lizandra Couto Autocuidado Letramento funcional em saúde Mamografia Promoção da saúde Rastreamento |
title_short |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
title_full |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
title_fullStr |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
title_full_unstemmed |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
title_sort |
EMPODERAMENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA |
author |
Raymundo, Lizandra Couto |
author_facet |
Raymundo, Lizandra Couto Pilan, Érica de Souza Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
author_role |
author |
author2 |
Pilan, Érica de Souza Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Lizandra Couto Pilan, Érica de Souza Bernuci, Marcelo Picinin Gomes, Tania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autocuidado Letramento funcional em saúde Mamografia Promoção da saúde Rastreamento |
topic |
Autocuidado Letramento funcional em saúde Mamografia Promoção da saúde Rastreamento |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. |
description |
O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. O presente estudo será realizado com mulheres ente 44 a 55 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de mama há mais de 2 anos. Será avaliado o grau de letramento funcional em saúde/câncer de mama das entrevistadas, bem como investigar a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio das lesões de câncer de mama. Depois será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente aplicaremos novamente o questionário, e analisaremos as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias a fim de sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-19T20:40:03Z 2019-08-19T20:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948610223013888 |