A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavani, Letícia Mori
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1595
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi buscar esclarecer alguns pontos sobre a influência das redes sociais na subjetivação e promoção da saúde de seus usuários, traçando pontos de convergências e divergências com relação aos comportamentos empregados a partir das informações encontradas sobre saúde e bem-estar. Para isso, investigar de que forma a interatividade das redes sociais interfere no processo de subjetivação de seus usuários, bem como em suas percepções de corpo, compreender a influência das redes sociais para a busca ou manutenção de hábitos referentes à atividade física e discutir a formação de “ícones culturais” esportivos no contexto tecnológico atual em detrimento a profissionais qualificados a tal função. Para a realização da pesquisa, foram selecionados sujeitos não sedentários, entre 18 e 25 anos, estudantes do curso de Educação Física, de ambos os sexos, e que sejam usuários do Instagram para obter informação acerca da prática da atividade física influenciada e facilitada por dicas encontradas na rede social. Os instrumentos utilizados foram, entrevistas semiestruturadas e questionários de acordo com as informações relevantes para os objetivos da pesquisa. Dessa forma, espera-se que os resultados possam fornecer informações importantes aos profissionais da saúde que lidam diariamente com soropositivos. O conhecimento das características individuais dos sujeitos é o primeiro passo para um programa de promoção da saúde bem executado.
id UNICESU -1_0f69d4e17bc516e71e7b5bd7ce89eea5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1595
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUOSubjetividadeAtividade FísicaInstagramSaúdeO objetivo da presente pesquisa foi buscar esclarecer alguns pontos sobre a influência das redes sociais na subjetivação e promoção da saúde de seus usuários, traçando pontos de convergências e divergências com relação aos comportamentos empregados a partir das informações encontradas sobre saúde e bem-estar. Para isso, investigar de que forma a interatividade das redes sociais interfere no processo de subjetivação de seus usuários, bem como em suas percepções de corpo, compreender a influência das redes sociais para a busca ou manutenção de hábitos referentes à atividade física e discutir a formação de “ícones culturais” esportivos no contexto tecnológico atual em detrimento a profissionais qualificados a tal função. Para a realização da pesquisa, foram selecionados sujeitos não sedentários, entre 18 e 25 anos, estudantes do curso de Educação Física, de ambos os sexos, e que sejam usuários do Instagram para obter informação acerca da prática da atividade física influenciada e facilitada por dicas encontradas na rede social. Os instrumentos utilizados foram, entrevistas semiestruturadas e questionários de acordo com as informações relevantes para os objetivos da pesquisa. Dessa forma, espera-se que os resultados possam fornecer informações importantes aos profissionais da saúde que lidam diariamente com soropositivos. O conhecimento das características individuais dos sujeitos é o primeiro passo para um programa de promoção da saúde bem executado.Unicesumar2019-08-14T13:19:10Z2019-08-14T13:19:10Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1595otherPavani, Letícia MoriOliveira, Leonardo Pestillo dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:22.804Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
title A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
Pavani, Letícia Mori
Subjetividade
Atividade Física
Instagram
Saúde
title_short A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
title_full A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
title_sort A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO FITNESS NAS REDES SOCIAIS E A SUBJETIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
author Pavani, Letícia Mori
author_facet Pavani, Letícia Mori
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 Oliveira, Leonardo Pestillo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavani, Letícia Mori
Oliveira, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Atividade Física
Instagram
Saúde
topic Subjetividade
Atividade Física
Instagram
Saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo da presente pesquisa foi buscar esclarecer alguns pontos sobre a influência das redes sociais na subjetivação e promoção da saúde de seus usuários, traçando pontos de convergências e divergências com relação aos comportamentos empregados a partir das informações encontradas sobre saúde e bem-estar. Para isso, investigar de que forma a interatividade das redes sociais interfere no processo de subjetivação de seus usuários, bem como em suas percepções de corpo, compreender a influência das redes sociais para a busca ou manutenção de hábitos referentes à atividade física e discutir a formação de “ícones culturais” esportivos no contexto tecnológico atual em detrimento a profissionais qualificados a tal função. Para a realização da pesquisa, foram selecionados sujeitos não sedentários, entre 18 e 25 anos, estudantes do curso de Educação Física, de ambos os sexos, e que sejam usuários do Instagram para obter informação acerca da prática da atividade física influenciada e facilitada por dicas encontradas na rede social. Os instrumentos utilizados foram, entrevistas semiestruturadas e questionários de acordo com as informações relevantes para os objetivos da pesquisa. Dessa forma, espera-se que os resultados possam fornecer informações importantes aos profissionais da saúde que lidam diariamente com soropositivos. O conhecimento das características individuais dos sujeitos é o primeiro passo para um programa de promoção da saúde bem executado.
description O objetivo da presente pesquisa foi buscar esclarecer alguns pontos sobre a influência das redes sociais na subjetivação e promoção da saúde de seus usuários, traçando pontos de convergências e divergências com relação aos comportamentos empregados a partir das informações encontradas sobre saúde e bem-estar. Para isso, investigar de que forma a interatividade das redes sociais interfere no processo de subjetivação de seus usuários, bem como em suas percepções de corpo, compreender a influência das redes sociais para a busca ou manutenção de hábitos referentes à atividade física e discutir a formação de “ícones culturais” esportivos no contexto tecnológico atual em detrimento a profissionais qualificados a tal função. Para a realização da pesquisa, foram selecionados sujeitos não sedentários, entre 18 e 25 anos, estudantes do curso de Educação Física, de ambos os sexos, e que sejam usuários do Instagram para obter informação acerca da prática da atividade física influenciada e facilitada por dicas encontradas na rede social. Os instrumentos utilizados foram, entrevistas semiestruturadas e questionários de acordo com as informações relevantes para os objetivos da pesquisa. Dessa forma, espera-se que os resultados possam fornecer informações importantes aos profissionais da saúde que lidam diariamente com soropositivos. O conhecimento das características individuais dos sujeitos é o primeiro passo para um programa de promoção da saúde bem executado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:19:10Z
2019-08-14T13:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1595
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1595
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948586746445824