A promoção da saúde perinatal em gestantes de alto risco: recomendações educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEURER , Fábio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8938
Resumo: As gestantes que apresentam condições excepcionais que as possam levar a um risco maior em comparação à média devem dispor de uma atenção mais intensiva, pois o alto risco é fator determinante de evolução perinatal desfavorável, agravada por complicações e vulnerabilidades. Assim, pretendese desenvolver intervenções educacionais que incentivem uma evolução a mais natural e fisiológica possível da gravidez. Neste estudo de abordagem mista, procura-se estabelecer estas recomendações educativas relacionadas à importância do acompanhamento pré-natal como determinantes diretos da saúde perinatal. Para a obtenção dos dados, foram triadas randomicamente 193 gestantes atendidas durante o ano de 2018 no ambulatório de alto risco de um hospital de referência obstétrica e assim acessados os 386 prontuários eletrônicos, das gestantes e seus respectivos neonatos. Foram coletados dados relativos aos motivos de classificação para encaminhamento ao ambulatório de alto risco, às comorbidades apresentadas, aos parâmetros de evolução clínica e a algumas percepções emocionais relacionadas aos períodos de internamento. As condições mórbidas mais prevalentes foram os acometimentos cardiometabólicos, seguidos do abuso de substâncias e das doenças infectocontagiosas. Dessa forma, possibilitou-se desenvolver recomendações educativas voltadas à gestante com relação à importância do acompanhamento pré-natal adequado e seu impacto na promoção da saúde perinatal. As intervenções educativas trazem a perspectiva de interatividade em grupos de informação, os quais permitem a exposição de dúvidas, anseios e o compartilhamento de experiências.
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