EDUCADOS PARA EDUCAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5564 |
Resumo: | É no período da infância que se inicia o processo educacional das crianças, cabendo aos pais o papel de mediar a relação entre seus filhos e o mundo. Para tanto, os pais necessitam conhecer os aspectos do desenvolvimento de seus filhos, e então poder assim, obter um relacionamento pacífico com eles. Há pais que se submetem a todas as vontades dos filhos, há outros que são mais flexíveis e também outros que são absolutamente rígidos quanto às suas decisões. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar o perfil comportamental parental no que se refere ao desenvolvimento afetivo, social e educacional de seus filhos. Os participantes foram 22 pais de crianças com idade de 0 a 6 anos e a coleta dos dados ocorreu em uma cidade da região noroeste do Estado do Paraná. Buscou-se referências bibliográficas que abordassem as necessidades essenciais das crianças para então serem coletados dados referentes à forma de relacionamento entre pais e filhos através de um questionário aplicado. Com base nos resultados obtidos descobriu-se que há uma conscientização dos pais em educar seus filhos, pois pode-se notar que o perfil de pais flexíveis mas que não cedem facilmente às exigências dos filhos se fez presente em grande número. Já os pais com perfil mais permissivo obtiveram um índice muito inferior. O que se pode concluir é que o processo educacional dos participantes está de acordo com o esperado, ou seja, esses pais verificam-se educados para educar. |
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