PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AVILA, Giovani Mansani de Araujo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GABARDO, Gislaine, CLOCK, Djalma Cesar, LIMA JUNIOR, Osmair Silva de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9623
Resumo: Microrganismos vêm sendo empregados como excelentes biopesticidas de fitopatógenos e pragas nas principais culturas comerciais. Nos últimos anos, diversos produtores rurais têm fabricado em suas fazendas biopesticidas para aplicação direta nas lavouras, prática conhecida como produção “on farm”. Esses microrganismos atuam na indução de resistência, parasitismo, antagonismo e a produção de enzimas que degradam a parede celular, assim como a produção de sustâncias tóxicas, características essenciais para o controle alternativo de pragas e doenças. O uso de microrganismos constitui uma excelente estratégia de controle, além da multiplicação “on farm”. No entanto, o produtor desconhece muitas vezes como fazer este tipo de manejo sem causar prejuízo na lavoura, além de estratégias de multiplicação com segurança e qualidade. No presente trabalho de revisão de literatura, serão abordados os aspectos relacionados à produção de microrganismos (Trichoderma sp., Metarhizium anisopliae, Bacillus subtilis, B. pumilus, B. amyloliquefaciens, B. thuringiensis, Bauveria bassiana, Nomuraea riley e Azospirillum brasilense). As vantagens e desvantagens deste sistema de produção, além de contribuir com a difusão de conhecimento sobre a utilização de microrganismos, colaborando para a sustentabilidade de sistemas agrícolas. Além de abordar perspectivas futuras desta ferramenta biotecnológica.
id UNICESU -1_102e1d5b70448bb80d7de22e83463114
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9623
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASILTrichoderma spBacillus subtilisB. thuringiensisMicrorganismos vêm sendo empregados como excelentes biopesticidas de fitopatógenos e pragas nas principais culturas comerciais. Nos últimos anos, diversos produtores rurais têm fabricado em suas fazendas biopesticidas para aplicação direta nas lavouras, prática conhecida como produção “on farm”. Esses microrganismos atuam na indução de resistência, parasitismo, antagonismo e a produção de enzimas que degradam a parede celular, assim como a produção de sustâncias tóxicas, características essenciais para o controle alternativo de pragas e doenças. O uso de microrganismos constitui uma excelente estratégia de controle, além da multiplicação “on farm”. No entanto, o produtor desconhece muitas vezes como fazer este tipo de manejo sem causar prejuízo na lavoura, além de estratégias de multiplicação com segurança e qualidade. No presente trabalho de revisão de literatura, serão abordados os aspectos relacionados à produção de microrganismos (Trichoderma sp., Metarhizium anisopliae, Bacillus subtilis, B. pumilus, B. amyloliquefaciens, B. thuringiensis, Bauveria bassiana, Nomuraea riley e Azospirillum brasilense). As vantagens e desvantagens deste sistema de produção, além de contribuir com a difusão de conhecimento sobre a utilização de microrganismos, colaborando para a sustentabilidade de sistemas agrícolas. Além de abordar perspectivas futuras desta ferramenta biotecnológica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T18:43:31Z2022-04-13T18:43:31Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9623porEncontro Internacional de Produção CientíficaAVILA, Giovani Mansani de AraujoGABARDO, GislaineCLOCK, Djalma CesarLIMA JUNIOR, Osmair Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-14T06:01:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
title PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
spellingShingle PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
AVILA, Giovani Mansani de Araujo
Trichoderma sp
Bacillus subtilis
B. thuringiensis
title_short PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
title_full PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
title_fullStr PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
title_full_unstemmed PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
title_sort PRODUÇÃO “ON FARM” DE MICRORGANISMOS NO BRASIL
author AVILA, Giovani Mansani de Araujo
author_facet AVILA, Giovani Mansani de Araujo
GABARDO, Gislaine
CLOCK, Djalma Cesar
LIMA JUNIOR, Osmair Silva de
author_role author
author2 GABARDO, Gislaine
CLOCK, Djalma Cesar
LIMA JUNIOR, Osmair Silva de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AVILA, Giovani Mansani de Araujo
GABARDO, Gislaine
CLOCK, Djalma Cesar
LIMA JUNIOR, Osmair Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Trichoderma sp
Bacillus subtilis
B. thuringiensis
topic Trichoderma sp
Bacillus subtilis
B. thuringiensis
description Microrganismos vêm sendo empregados como excelentes biopesticidas de fitopatógenos e pragas nas principais culturas comerciais. Nos últimos anos, diversos produtores rurais têm fabricado em suas fazendas biopesticidas para aplicação direta nas lavouras, prática conhecida como produção “on farm”. Esses microrganismos atuam na indução de resistência, parasitismo, antagonismo e a produção de enzimas que degradam a parede celular, assim como a produção de sustâncias tóxicas, características essenciais para o controle alternativo de pragas e doenças. O uso de microrganismos constitui uma excelente estratégia de controle, além da multiplicação “on farm”. No entanto, o produtor desconhece muitas vezes como fazer este tipo de manejo sem causar prejuízo na lavoura, além de estratégias de multiplicação com segurança e qualidade. No presente trabalho de revisão de literatura, serão abordados os aspectos relacionados à produção de microrganismos (Trichoderma sp., Metarhizium anisopliae, Bacillus subtilis, B. pumilus, B. amyloliquefaciens, B. thuringiensis, Bauveria bassiana, Nomuraea riley e Azospirillum brasilense). As vantagens e desvantagens deste sistema de produção, além de contribuir com a difusão de conhecimento sobre a utilização de microrganismos, colaborando para a sustentabilidade de sistemas agrícolas. Além de abordar perspectivas futuras desta ferramenta biotecnológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-13T18:43:31Z
2022-04-13T18:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9623
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771935670927360