SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Gislaine dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello, QUEIROZ, Maria Ivoneide Silva de, AGUIAR, Joana Ercilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663
Resumo: Com o envelhecimento populacional, nota-se o aumento das doenças crônicas degenerativas como os distúrbios demenciais com incidência e prevalência entre os idosos a partir dos 60 anos. Entre elas a mais freqüente é a doença de Alzheimer (DA), que é um distúrbio degenerativo, progressivo, e irreversível, com danos cognitivos, sendo os primeiros sinais a incapacidade de recordar eventos recentes, depois perda total da memória. É uma patologia que envolve as famílias dos portadores que precisam se dedicar aos cuidados tendo sua vida comprometida, e sem receber apoio, preparo ou treinamento específico, gerando desgaste físico e emocional. Estima-se que os portadores de DA supera 15 milhões em todo o mundo, e no Brasil 500 mil pessoas. Sendo assim a DA é reconhecida em nossa sociedade como um problema de saúde pública. Essa pesquisa tem o intuito de identificar os sentimentos dos familiares cuidadores em relação a DA, o cuidado prestado ao portador de doença crônica degenerativa. Os dados foram coletados nas reuniões do grupo de apoio e nos domicílios com o familiar/cuidador e analisados através da livre expressão de cada participante, a fim de identificar suas dificuldades enfrentadas no cuidado ao portador de DA. Os resultados mostram que todos os entrevistados sentem-se incapaz perante a patologia, prestam o cuidado com dificuldade, resultando em um desgaste físico e emocional por falta de um preparo adequado, a orientação e ajuda da equipe de enfermagem, em relação ao cuidado e as necessidades que irão surgir podem amenizar esses sentimentos.
id UNICESU -1_1057e47a56d1f3cbf73ac43ca072ce5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6663
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMERAlzheimerEnfermagemFamíliaCom o envelhecimento populacional, nota-se o aumento das doenças crônicas degenerativas como os distúrbios demenciais com incidência e prevalência entre os idosos a partir dos 60 anos. Entre elas a mais freqüente é a doença de Alzheimer (DA), que é um distúrbio degenerativo, progressivo, e irreversível, com danos cognitivos, sendo os primeiros sinais a incapacidade de recordar eventos recentes, depois perda total da memória. É uma patologia que envolve as famílias dos portadores que precisam se dedicar aos cuidados tendo sua vida comprometida, e sem receber apoio, preparo ou treinamento específico, gerando desgaste físico e emocional. Estima-se que os portadores de DA supera 15 milhões em todo o mundo, e no Brasil 500 mil pessoas. Sendo assim a DA é reconhecida em nossa sociedade como um problema de saúde pública. Essa pesquisa tem o intuito de identificar os sentimentos dos familiares cuidadores em relação a DA, o cuidado prestado ao portador de doença crônica degenerativa. Os dados foram coletados nas reuniões do grupo de apoio e nos domicílios com o familiar/cuidador e analisados através da livre expressão de cada participante, a fim de identificar suas dificuldades enfrentadas no cuidado ao portador de DA. Os resultados mostram que todos os entrevistados sentem-se incapaz perante a patologia, prestam o cuidado com dificuldade, resultando em um desgaste físico e emocional por falta de um preparo adequado, a orientação e ajuda da equipe de enfermagem, em relação ao cuidado e as necessidades que irão surgir podem amenizar esses sentimentos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T16:40:02Z2007-10-232021-01-22T16:40:02Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663porSANTOS, Gislaine dosGEREMIAS, Josiane Ferreira de MelloQUEIROZ, Maria Ivoneide Silva deAGUIAR, Joana Erciliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:02:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
spellingShingle SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
SANTOS, Gislaine dos
Alzheimer
Enfermagem
Família
title_short SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_fullStr SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full_unstemmed SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_sort SENTIMENTOS DOS FAMILIARES/CUIDADORES DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
author SANTOS, Gislaine dos
author_facet SANTOS, Gislaine dos
GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello
QUEIROZ, Maria Ivoneide Silva de
AGUIAR, Joana Ercilia
author_role author
author2 GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello
QUEIROZ, Maria Ivoneide Silva de
AGUIAR, Joana Ercilia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Gislaine dos
GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello
QUEIROZ, Maria Ivoneide Silva de
AGUIAR, Joana Ercilia
dc.subject.por.fl_str_mv Alzheimer
Enfermagem
Família
topic Alzheimer
Enfermagem
Família
description Com o envelhecimento populacional, nota-se o aumento das doenças crônicas degenerativas como os distúrbios demenciais com incidência e prevalência entre os idosos a partir dos 60 anos. Entre elas a mais freqüente é a doença de Alzheimer (DA), que é um distúrbio degenerativo, progressivo, e irreversível, com danos cognitivos, sendo os primeiros sinais a incapacidade de recordar eventos recentes, depois perda total da memória. É uma patologia que envolve as famílias dos portadores que precisam se dedicar aos cuidados tendo sua vida comprometida, e sem receber apoio, preparo ou treinamento específico, gerando desgaste físico e emocional. Estima-se que os portadores de DA supera 15 milhões em todo o mundo, e no Brasil 500 mil pessoas. Sendo assim a DA é reconhecida em nossa sociedade como um problema de saúde pública. Essa pesquisa tem o intuito de identificar os sentimentos dos familiares cuidadores em relação a DA, o cuidado prestado ao portador de doença crônica degenerativa. Os dados foram coletados nas reuniões do grupo de apoio e nos domicílios com o familiar/cuidador e analisados através da livre expressão de cada participante, a fim de identificar suas dificuldades enfrentadas no cuidado ao portador de DA. Os resultados mostram que todos os entrevistados sentem-se incapaz perante a patologia, prestam o cuidado com dificuldade, resultando em um desgaste físico e emocional por falta de um preparo adequado, a orientação e ajuda da equipe de enfermagem, em relação ao cuidado e as necessidades que irão surgir podem amenizar esses sentimentos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T16:40:02Z
2021-01-22T16:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929406734336