EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, Isabela Mascarenhas de, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1935
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Método Pilates no equilíbrio, na força muscular e flexibilidade em mulheres idosas. Foram selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-75 anos do município de Maringá – PR e da comunidade em geral, triadas na clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Foram excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentaram diabetes e ou hipertensão arterial descompensada. Na sequência, as idosas foram avaliadas em relação ao equilíbrio, flexibilidade e força muscular. Para avaliação do equilíbrio utilizou a escala de Berg, realizou provas de função muscular para abdominais e através do dinamômetro para os músculos extensores do tronco. Ao término da avaliação, iniciaram os atendimentos fisioterapêuticos que constaram de 10 sessões, realizadas em grupo, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates no solo. Foi realizado exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento nas posições: deitado em decúbito dorsal e decúbito ventral e, por último, exercícios de relaxamento. Posteriormente, as pacientes foram reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Obteve melhora de todas as variáveis, sendo: 10,71% para a flexibilidade, 25,47% para o equilíbrio, 46,05% para a força dos músculos dos abdominais e 65,44% para os músculos extensores de tronco. A análise estatística foi realizada pelo teste Kolmogorov-Smirnov, seguida do teste t/Wilcoxon, e do teste t/Mann – Whitney, adotando 5% como índice de significância. Concluiu-se que o método Pilates no Solo mostrou-se eficaz na melhora de todas as variáveis estudadas de mulheres idosas.
id UNICESU -1_110e82d11b3f26ebf852ae882438d189
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1935
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSASFisioterapiaGeriatriaFlexibilidadeforça muscularequilíbrioO presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Método Pilates no equilíbrio, na força muscular e flexibilidade em mulheres idosas. Foram selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-75 anos do município de Maringá – PR e da comunidade em geral, triadas na clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Foram excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentaram diabetes e ou hipertensão arterial descompensada. Na sequência, as idosas foram avaliadas em relação ao equilíbrio, flexibilidade e força muscular. Para avaliação do equilíbrio utilizou a escala de Berg, realizou provas de função muscular para abdominais e através do dinamômetro para os músculos extensores do tronco. Ao término da avaliação, iniciaram os atendimentos fisioterapêuticos que constaram de 10 sessões, realizadas em grupo, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates no solo. Foi realizado exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento nas posições: deitado em decúbito dorsal e decúbito ventral e, por último, exercícios de relaxamento. Posteriormente, as pacientes foram reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Obteve melhora de todas as variáveis, sendo: 10,71% para a flexibilidade, 25,47% para o equilíbrio, 46,05% para a força dos músculos dos abdominais e 65,44% para os músculos extensores de tronco. A análise estatística foi realizada pelo teste Kolmogorov-Smirnov, seguida do teste t/Wilcoxon, e do teste t/Mann – Whitney, adotando 5% como índice de significância. Concluiu-se que o método Pilates no Solo mostrou-se eficaz na melhora de todas as variáveis estudadas de mulheres idosas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-20T12:55:45Z2019-08-20T12:55:45Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1935porSANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dosOLIVEIRA, Isabela Mascarenhas dePALÁCIO, Siméia Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:31:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
title EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
spellingShingle EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
Fisioterapia
Geriatria
Flexibilidade
força muscular
equilíbrio
title_short EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
title_full EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
title_fullStr EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
title_full_unstemmed EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
title_sort EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO, NA FORÇA MUSCULAR E FLEXIBILIDADE EM MULHERES IDOSAS
author SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
author_facet SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
OLIVEIRA, Isabela Mascarenhas de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author_role author
author2 OLIVEIRA, Isabela Mascarenhas de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Mariana Barcelos Fabrício dos
OLIVEIRA, Isabela Mascarenhas de
PALÁCIO, Siméia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Geriatria
Flexibilidade
força muscular
equilíbrio
topic Fisioterapia
Geriatria
Flexibilidade
força muscular
equilíbrio
description O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Método Pilates no equilíbrio, na força muscular e flexibilidade em mulheres idosas. Foram selecionadas aleatoriamente 20 mulheres saudáveis com idade variando entre 60-75 anos do município de Maringá – PR e da comunidade em geral, triadas na clínica escola de Fisioterapia da UNICESUMAR. Foram excluídas do estudo, mulheres com deficiência física, debilidade cognitiva e que apresentaram diabetes e ou hipertensão arterial descompensada. Na sequência, as idosas foram avaliadas em relação ao equilíbrio, flexibilidade e força muscular. Para avaliação do equilíbrio utilizou a escala de Berg, realizou provas de função muscular para abdominais e através do dinamômetro para os músculos extensores do tronco. Ao término da avaliação, iniciaram os atendimentos fisioterapêuticos que constaram de 10 sessões, realizadas em grupo, com duração de 60 minutos, utilizando o Método Pilates no solo. Foi realizado exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento nas posições: deitado em decúbito dorsal e decúbito ventral e, por último, exercícios de relaxamento. Posteriormente, as pacientes foram reavaliadas utilizando os mesmos instrumentos para verificação dos resultados alcançados. Obteve melhora de todas as variáveis, sendo: 10,71% para a flexibilidade, 25,47% para o equilíbrio, 46,05% para a força dos músculos dos abdominais e 65,44% para os músculos extensores de tronco. A análise estatística foi realizada pelo teste Kolmogorov-Smirnov, seguida do teste t/Wilcoxon, e do teste t/Mann – Whitney, adotando 5% como índice de significância. Concluiu-se que o método Pilates no Solo mostrou-se eficaz na melhora de todas as variáveis estudadas de mulheres idosas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T12:55:45Z
2019-08-20T12:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1935
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940368547840