As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/602 |
Resumo: | Propõe-se neste estudo, atendendo as pesquisas no campo da Gestão do Conhecimento, identificar as contribuições da Filosofia cartesiana para o debate sobre a interdisciplinaridade e que se apresenta como um recurso para a produção do conhecimento em nossos dias. O pressuposto de que partimos é o fato de que no pensamento de René Descartes (1596-1650), precursor da Filosofia moderna, é possível identificar reflexões sobre a unidade das ciências, defendida pelo pensador como possibilidade para o conhecimento e que este conhecimento pudesse ser articulado e universal, condição possibilitada pelo método. Essa perspectiva, no momento em que predomina uma concepção técnica e fragmentada do conhecimento, pode contribuir para iluminar os debates atuais a respeito da interdisciplinaridade, ainda pouco presente na educação. Busca-se a possibilidade de encontrar resposta para o problema da desarticulação dos saberes presentes em um tipo de ensino que enfatiza a especialização, a técnica e o conhecimento a serviço do lucro. O Discurso do Método e a Carta-Prefácio dos Princípios da Filosofia de Descartes convidam a interrogar em que medida esse pensador contribuiu para o estudo do conhecimento e sua relação com a educação que pretende ser interdisciplinar. Concomitante, em Descartes, pretende-se problematizar de que maneira o pensamento cartesiano se insere nas discussões pedagógicas atuais que sustentam uma visão mais pragmática da formação e do conhecimento do que teórico-crítica. Assim, no momento em que se interrogam novas abordagens de gestão do conhecimento relacionadas à formação, a Filosofia, em particular a cartesiana, pode se apresentar como um instrumento para superar o desenvolvimento da especialização e a frequente fragmentação, para estimular um pensamento educacional que reúna diferentes pontos de vista em torno de um objetivo comum. |
id |
UNICESU -1_116639be3f01a25d6359a32bc85e9dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/602 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoFilosofiaEducaçãoInterdisciplinaridadePropõe-se neste estudo, atendendo as pesquisas no campo da Gestão do Conhecimento, identificar as contribuições da Filosofia cartesiana para o debate sobre a interdisciplinaridade e que se apresenta como um recurso para a produção do conhecimento em nossos dias. O pressuposto de que partimos é o fato de que no pensamento de René Descartes (1596-1650), precursor da Filosofia moderna, é possível identificar reflexões sobre a unidade das ciências, defendida pelo pensador como possibilidade para o conhecimento e que este conhecimento pudesse ser articulado e universal, condição possibilitada pelo método. Essa perspectiva, no momento em que predomina uma concepção técnica e fragmentada do conhecimento, pode contribuir para iluminar os debates atuais a respeito da interdisciplinaridade, ainda pouco presente na educação. Busca-se a possibilidade de encontrar resposta para o problema da desarticulação dos saberes presentes em um tipo de ensino que enfatiza a especialização, a técnica e o conhecimento a serviço do lucro. O Discurso do Método e a Carta-Prefácio dos Princípios da Filosofia de Descartes convidam a interrogar em que medida esse pensador contribuiu para o estudo do conhecimento e sua relação com a educação que pretende ser interdisciplinar. Concomitante, em Descartes, pretende-se problematizar de que maneira o pensamento cartesiano se insere nas discussões pedagógicas atuais que sustentam uma visão mais pragmática da formação e do conhecimento do que teórico-crítica. Assim, no momento em que se interrogam novas abordagens de gestão do conhecimento relacionadas à formação, a Filosofia, em particular a cartesiana, pode se apresentar como um instrumento para superar o desenvolvimento da especialização e a frequente fragmentação, para estimular um pensamento educacional que reúna diferentes pontos de vista em torno de um objetivo comum.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORDIN, Reginaldo AliçandroMACUCH, Regiane da SilvaBONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar2018-05-30T18:17:25Z2018-05-30T18:17:25Z2016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
title |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
spellingShingle |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar Gestão do conhecimento Filosofia Educação Interdisciplinaridade |
title_short |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
title_full |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
title_fullStr |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
title_full_unstemmed |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
title_sort |
As contribuições da filosofia cartesiana para a interdisciplinaridade na gestão do conhecimento |
author |
BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar |
author_facet |
BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BORDIN, Reginaldo Aliçandro MACUCH, Regiane da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BONNICI, Cristiane Gonçalves de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Filosofia Educação Interdisciplinaridade |
topic |
Gestão do conhecimento Filosofia Educação Interdisciplinaridade |
description |
Propõe-se neste estudo, atendendo as pesquisas no campo da Gestão do Conhecimento, identificar as contribuições da Filosofia cartesiana para o debate sobre a interdisciplinaridade e que se apresenta como um recurso para a produção do conhecimento em nossos dias. O pressuposto de que partimos é o fato de que no pensamento de René Descartes (1596-1650), precursor da Filosofia moderna, é possível identificar reflexões sobre a unidade das ciências, defendida pelo pensador como possibilidade para o conhecimento e que este conhecimento pudesse ser articulado e universal, condição possibilitada pelo método. Essa perspectiva, no momento em que predomina uma concepção técnica e fragmentada do conhecimento, pode contribuir para iluminar os debates atuais a respeito da interdisciplinaridade, ainda pouco presente na educação. Busca-se a possibilidade de encontrar resposta para o problema da desarticulação dos saberes presentes em um tipo de ensino que enfatiza a especialização, a técnica e o conhecimento a serviço do lucro. O Discurso do Método e a Carta-Prefácio dos Princípios da Filosofia de Descartes convidam a interrogar em que medida esse pensador contribuiu para o estudo do conhecimento e sua relação com a educação que pretende ser interdisciplinar. Concomitante, em Descartes, pretende-se problematizar de que maneira o pensamento cartesiano se insere nas discussões pedagógicas atuais que sustentam uma visão mais pragmática da formação e do conhecimento do que teórico-crítica. Assim, no momento em que se interrogam novas abordagens de gestão do conhecimento relacionadas à formação, a Filosofia, em particular a cartesiana, pode se apresentar como um instrumento para superar o desenvolvimento da especialização e a frequente fragmentação, para estimular um pensamento educacional que reúna diferentes pontos de vista em torno de um objetivo comum. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2018-05-30T18:17:25Z 2018-05-30T18:17:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/602 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771927500423169 |