EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues, BERNUCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899
Resumo: Diante do fato de que a má higienização da cavidade oral de lactentes está associada com o desenvolvimento de doenças da cavidade oral na fase adulta e que a mãe é a principal responsável pela higienização bucal do lactente tornase relevante que esta última possua conhecimento adequado para a execução apropriada da higienização bucal. O desenvolvimento de aplicativos de celular para educação em saúde tem surgido como relevante estratégia de promoção da saúde, no entanto, até o momento, não há registros de um aplicativo direcionado à educação de saúde bucal de mães de lactentes. Sendo assim, objetivamos no presente estudo realizar um levantamento de pré-requisitos para o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para celular direcionado ao empoderamento de mães em saúde bucal para o fortalecimento das ações do controle de cárie precoce da primeira infância (CPI). Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal a ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Maringá, Paraná. A população-alvo do estudo será mães de lactentes primíparas, atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados referentes à: 1) condições sociodomográficas; 2) perfil de utilização das tecnologias da informação e comunicação; 3) preferência de recebimento de informações; e 4) literacia em saúde bucal serão obtidos pela aplicação de questionários semiestruturados às mães durante a visita domiciliar, após agendamento no decorridos 30 dias pósparto. Acreditamos que os dados a serem obtidos em nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento das ações de promoção da saúde bucal.
id UNICESU -1_116a627acbf51962e465b1e9235f777b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1899
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)Promoção da SaúdeEducação em SaúdeTecnologiasSaúde BucalDiante do fato de que a má higienização da cavidade oral de lactentes está associada com o desenvolvimento de doenças da cavidade oral na fase adulta e que a mãe é a principal responsável pela higienização bucal do lactente tornase relevante que esta última possua conhecimento adequado para a execução apropriada da higienização bucal. O desenvolvimento de aplicativos de celular para educação em saúde tem surgido como relevante estratégia de promoção da saúde, no entanto, até o momento, não há registros de um aplicativo direcionado à educação de saúde bucal de mães de lactentes. Sendo assim, objetivamos no presente estudo realizar um levantamento de pré-requisitos para o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para celular direcionado ao empoderamento de mães em saúde bucal para o fortalecimento das ações do controle de cárie precoce da primeira infância (CPI). Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal a ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Maringá, Paraná. A população-alvo do estudo será mães de lactentes primíparas, atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados referentes à: 1) condições sociodomográficas; 2) perfil de utilização das tecnologias da informação e comunicação; 3) preferência de recebimento de informações; e 4) literacia em saúde bucal serão obtidos pela aplicação de questionários semiestruturados às mães durante a visita domiciliar, após agendamento no decorridos 30 dias pósparto. Acreditamos que os dados a serem obtidos em nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento das ações de promoção da saúde bucal.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T20:36:30Z2019-08-19T20:36:30Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899porOLIVEIRA, Rosilene Aparecida deLUCENA, Tiago Franklin RodriguesBERNUCI, Marcelo Picinininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
title EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
spellingShingle EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Tecnologias
Saúde Bucal
title_short EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
title_full EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
title_fullStr EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
title_full_unstemmed EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
title_sort EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
author OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
author_facet OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Tecnologias
Saúde Bucal
topic Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Tecnologias
Saúde Bucal
description Diante do fato de que a má higienização da cavidade oral de lactentes está associada com o desenvolvimento de doenças da cavidade oral na fase adulta e que a mãe é a principal responsável pela higienização bucal do lactente tornase relevante que esta última possua conhecimento adequado para a execução apropriada da higienização bucal. O desenvolvimento de aplicativos de celular para educação em saúde tem surgido como relevante estratégia de promoção da saúde, no entanto, até o momento, não há registros de um aplicativo direcionado à educação de saúde bucal de mães de lactentes. Sendo assim, objetivamos no presente estudo realizar um levantamento de pré-requisitos para o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para celular direcionado ao empoderamento de mães em saúde bucal para o fortalecimento das ações do controle de cárie precoce da primeira infância (CPI). Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal a ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Maringá, Paraná. A população-alvo do estudo será mães de lactentes primíparas, atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados referentes à: 1) condições sociodomográficas; 2) perfil de utilização das tecnologias da informação e comunicação; 3) preferência de recebimento de informações; e 4) literacia em saúde bucal serão obtidos pela aplicação de questionários semiestruturados às mães durante a visita domiciliar, após agendamento no decorridos 30 dias pósparto. Acreditamos que os dados a serem obtidos em nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento das ações de promoção da saúde bucal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T20:36:30Z
2019-08-19T20:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947595333632