MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RODRIGUES, Ana Clara Laureano, MARTINS, Heber Amílcar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9369
Resumo: A abordagem neurobiológica do luto reflete os processos que o sistema nervoso executa para interpretar e elaborar a perda, envolvendo áreas encefálicas específicas que inter-relacionam aspectos emocionais, cognitivos e somatossensoriais. Estas ações podem ser modificadas tanto por fatores que possam atuar como facilitadores ou complicadores do processo de luto e, neste caso, deflagrar uma condição conhecida como Transtorno do Luto Complicado Persistente. Pacientes que evoluem para essa condição, apresentam quadros de profunda tristeza, melancolia e frequentemente desenvolvem ideação e/ou comportamento suicida, podendo desencadear impactos profundos para o paciente, familiares e sociedade. Diante deste contexto, o presente estudo objetiva reconhecer os aspectos neurofisiológicos e neuroanatômicos funcionais do luto e associar a identificação precoce de TLCP de maneira a avaliar o impacto do luto na funcionalidade do indivíduo. Para esse propósito, será realizada uma revisão sistemática da literatura, adotando como desenho metodológico o Cochrane Handbook, empregando o método EQM para determinar a qualidade metodológica dos artigos revisados. Os resultados serão apresentados de acordo com o método PRISMA. Espera-se identificar os mecanismos neurobiológicos do luto, evidenciando como tais mecanismos podem ser modificados do curso do luto e quais fatores podem interferir nestes processos.
id UNICESU -1_15b6ae1aff1eeb4822057b6a3e3a7edd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9369
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICALuto complicadoNeurobiologiaTranstorno de estresse pós-traumáticoA abordagem neurobiológica do luto reflete os processos que o sistema nervoso executa para interpretar e elaborar a perda, envolvendo áreas encefálicas específicas que inter-relacionam aspectos emocionais, cognitivos e somatossensoriais. Estas ações podem ser modificadas tanto por fatores que possam atuar como facilitadores ou complicadores do processo de luto e, neste caso, deflagrar uma condição conhecida como Transtorno do Luto Complicado Persistente. Pacientes que evoluem para essa condição, apresentam quadros de profunda tristeza, melancolia e frequentemente desenvolvem ideação e/ou comportamento suicida, podendo desencadear impactos profundos para o paciente, familiares e sociedade. Diante deste contexto, o presente estudo objetiva reconhecer os aspectos neurofisiológicos e neuroanatômicos funcionais do luto e associar a identificação precoce de TLCP de maneira a avaliar o impacto do luto na funcionalidade do indivíduo. Para esse propósito, será realizada uma revisão sistemática da literatura, adotando como desenho metodológico o Cochrane Handbook, empregando o método EQM para determinar a qualidade metodológica dos artigos revisados. Os resultados serão apresentados de acordo com o método PRISMA. Espera-se identificar os mecanismos neurobiológicos do luto, evidenciando como tais mecanismos podem ser modificados do curso do luto e quais fatores podem interferir nestes processos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-03-31T14:46:54Z2022-03-31T14:46:54Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9369porEncontro Internacional de Produção CientíficaCASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira deRODRIGUES, Ana Clara LaureanoMARTINS, Heber Amílcarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-01T06:00:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira de
Luto complicado
Neurobiologia
Transtorno de estresse pós-traumático
title_short MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_sort MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DO LUTO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
author CASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira de
author_facet CASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira de
RODRIGUES, Ana Clara Laureano
MARTINS, Heber Amílcar
author_role author
author2 RODRIGUES, Ana Clara Laureano
MARTINS, Heber Amílcar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Anna Luísa Tschurtschenthaler Junqueira de
RODRIGUES, Ana Clara Laureano
MARTINS, Heber Amílcar
dc.subject.por.fl_str_mv Luto complicado
Neurobiologia
Transtorno de estresse pós-traumático
topic Luto complicado
Neurobiologia
Transtorno de estresse pós-traumático
description A abordagem neurobiológica do luto reflete os processos que o sistema nervoso executa para interpretar e elaborar a perda, envolvendo áreas encefálicas específicas que inter-relacionam aspectos emocionais, cognitivos e somatossensoriais. Estas ações podem ser modificadas tanto por fatores que possam atuar como facilitadores ou complicadores do processo de luto e, neste caso, deflagrar uma condição conhecida como Transtorno do Luto Complicado Persistente. Pacientes que evoluem para essa condição, apresentam quadros de profunda tristeza, melancolia e frequentemente desenvolvem ideação e/ou comportamento suicida, podendo desencadear impactos profundos para o paciente, familiares e sociedade. Diante deste contexto, o presente estudo objetiva reconhecer os aspectos neurofisiológicos e neuroanatômicos funcionais do luto e associar a identificação precoce de TLCP de maneira a avaliar o impacto do luto na funcionalidade do indivíduo. Para esse propósito, será realizada uma revisão sistemática da literatura, adotando como desenho metodológico o Cochrane Handbook, empregando o método EQM para determinar a qualidade metodológica dos artigos revisados. Os resultados serão apresentados de acordo com o método PRISMA. Espera-se identificar os mecanismos neurobiológicos do luto, evidenciando como tais mecanismos podem ser modificados do curso do luto e quais fatores podem interferir nestes processos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-03-31T14:46:54Z
2022-03-31T14:46:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9369
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965069852672