NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, Caio Benício de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Novais, Carolina Almeida Ribeiro de, Bortoloci, Jessica Galassi, Araújo, Letícia Fernanda, Silva, Tatiana Manna Bellasalma
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1390
Resumo: Diante da mutabilidade social ao longo da história humana o Direito tem por obrigação acompanhar as transformações sociais, criando, ampliando e transformando normas que resguardem o interesse de todos, o que infelizmente não acontece com rapidez e a devida efetividade. As pessoas homossexuais sempre ficaram à margem da sociedade e do ordenamento jurídico, esse fato é possível de constatar ao trazer à tona as atrocidades e preconceitos cometidos por quem era/é detentor do poder, tendo como protagonistas a Igreja e o Estado. No âmbito da homossexualidade há poucas leis existentes que protejam essas pessoas, em se tratando de adoção a situação fica ainda mais crítica, não se tem nenhuma lei que permita a adoção por casais homo afetivos, restringindo assim o direito de criar uma família. A Constituição em seu preceito garante a igualdade para todos, independentemente de cor, raça e sexo, contudo o sistema legislativo encontra-se inerte por preconceito e conservadorismo, impedindo não só que casais realizem seus desejos de constituir uma família, como também tira a oportunidade da criança de encontrar um lar que a receba com todo carinho, afeto e atenção personalizada. No presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográficas e normativas, trazendo opiniões de pesquisadores e doutrinadores que dominam tal ramo. Mostrando assim a importância de um Legislativo mais proativo e emancipado que regulamente o Direito a todos de ser feliz, sem distinções, independente da orientação sexual. Empregou-se o método teórico bibliográfico.
id UNICESU -1_15ca6bf06ac6d8d5e6b950f7d8d68348
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1390
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADEAdoçãoCasal Homo afetivoDireito de FamíliaDiante da mutabilidade social ao longo da história humana o Direito tem por obrigação acompanhar as transformações sociais, criando, ampliando e transformando normas que resguardem o interesse de todos, o que infelizmente não acontece com rapidez e a devida efetividade. As pessoas homossexuais sempre ficaram à margem da sociedade e do ordenamento jurídico, esse fato é possível de constatar ao trazer à tona as atrocidades e preconceitos cometidos por quem era/é detentor do poder, tendo como protagonistas a Igreja e o Estado. No âmbito da homossexualidade há poucas leis existentes que protejam essas pessoas, em se tratando de adoção a situação fica ainda mais crítica, não se tem nenhuma lei que permita a adoção por casais homo afetivos, restringindo assim o direito de criar uma família. A Constituição em seu preceito garante a igualdade para todos, independentemente de cor, raça e sexo, contudo o sistema legislativo encontra-se inerte por preconceito e conservadorismo, impedindo não só que casais realizem seus desejos de constituir uma família, como também tira a oportunidade da criança de encontrar um lar que a receba com todo carinho, afeto e atenção personalizada. No presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográficas e normativas, trazendo opiniões de pesquisadores e doutrinadores que dominam tal ramo. Mostrando assim a importância de um Legislativo mais proativo e emancipado que regulamente o Direito a todos de ser feliz, sem distinções, independente da orientação sexual. Empregou-se o método teórico bibliográfico.Unicesumar2019-08-12T18:13:30Z2019-08-12T18:13:30Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1390otherSouza Filho, Caio Benício deNovais, Carolina Almeida Ribeiro deBortoloci, Jessica GalassiAraújo, Letícia FernandaSilva, Tatiana Manna Bellasalmareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:02.092Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
title NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
spellingShingle NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
Souza Filho, Caio Benício de
Adoção
Casal Homo afetivo
Direito de Família
title_short NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
title_full NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
title_fullStr NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
title_full_unstemmed NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
title_sort NOVAS FACETAS FAMILIARES: A ADOÇÃO BASEADA NA (HOMO) AFETIVIDADE
author Souza Filho, Caio Benício de
author_facet Souza Filho, Caio Benício de
Novais, Carolina Almeida Ribeiro de
Bortoloci, Jessica Galassi
Araújo, Letícia Fernanda
Silva, Tatiana Manna Bellasalma
author_role author
author2 Novais, Carolina Almeida Ribeiro de
Bortoloci, Jessica Galassi
Araújo, Letícia Fernanda
Silva, Tatiana Manna Bellasalma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Filho, Caio Benício de
Novais, Carolina Almeida Ribeiro de
Bortoloci, Jessica Galassi
Araújo, Letícia Fernanda
Silva, Tatiana Manna Bellasalma
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção
Casal Homo afetivo
Direito de Família
topic Adoção
Casal Homo afetivo
Direito de Família
dc.description.none.fl_txt_mv Diante da mutabilidade social ao longo da história humana o Direito tem por obrigação acompanhar as transformações sociais, criando, ampliando e transformando normas que resguardem o interesse de todos, o que infelizmente não acontece com rapidez e a devida efetividade. As pessoas homossexuais sempre ficaram à margem da sociedade e do ordenamento jurídico, esse fato é possível de constatar ao trazer à tona as atrocidades e preconceitos cometidos por quem era/é detentor do poder, tendo como protagonistas a Igreja e o Estado. No âmbito da homossexualidade há poucas leis existentes que protejam essas pessoas, em se tratando de adoção a situação fica ainda mais crítica, não se tem nenhuma lei que permita a adoção por casais homo afetivos, restringindo assim o direito de criar uma família. A Constituição em seu preceito garante a igualdade para todos, independentemente de cor, raça e sexo, contudo o sistema legislativo encontra-se inerte por preconceito e conservadorismo, impedindo não só que casais realizem seus desejos de constituir uma família, como também tira a oportunidade da criança de encontrar um lar que a receba com todo carinho, afeto e atenção personalizada. No presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográficas e normativas, trazendo opiniões de pesquisadores e doutrinadores que dominam tal ramo. Mostrando assim a importância de um Legislativo mais proativo e emancipado que regulamente o Direito a todos de ser feliz, sem distinções, independente da orientação sexual. Empregou-se o método teórico bibliográfico.
description Diante da mutabilidade social ao longo da história humana o Direito tem por obrigação acompanhar as transformações sociais, criando, ampliando e transformando normas que resguardem o interesse de todos, o que infelizmente não acontece com rapidez e a devida efetividade. As pessoas homossexuais sempre ficaram à margem da sociedade e do ordenamento jurídico, esse fato é possível de constatar ao trazer à tona as atrocidades e preconceitos cometidos por quem era/é detentor do poder, tendo como protagonistas a Igreja e o Estado. No âmbito da homossexualidade há poucas leis existentes que protejam essas pessoas, em se tratando de adoção a situação fica ainda mais crítica, não se tem nenhuma lei que permita a adoção por casais homo afetivos, restringindo assim o direito de criar uma família. A Constituição em seu preceito garante a igualdade para todos, independentemente de cor, raça e sexo, contudo o sistema legislativo encontra-se inerte por preconceito e conservadorismo, impedindo não só que casais realizem seus desejos de constituir uma família, como também tira a oportunidade da criança de encontrar um lar que a receba com todo carinho, afeto e atenção personalizada. No presente trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisas bibliográficas e normativas, trazendo opiniões de pesquisadores e doutrinadores que dominam tal ramo. Mostrando assim a importância de um Legislativo mais proativo e emancipado que regulamente o Direito a todos de ser feliz, sem distinções, independente da orientação sexual. Empregou-se o método teórico bibliográfico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T18:13:30Z
2019-08-12T18:13:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1390
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1390
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639272763392