ESTUDO DA INCIDÊNCIA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEREDO, Milena Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA, Letícia Vargas, MARTINS, Heber Amilcar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2091
Resumo: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é o transtorno com maior frequência em escolares, tanto em crianças quanto adolescentes, sendo considerado um problema de saúde pública. Neste estudo, apresentamos uma analise qualitativa e exploratória transversal, cujo objetivo foi avaliar frequência de distribuição da incidência do TDAH em escolares de rede pública do município de Maringá/PR, para estabelecer a relação entre critérios de diagnostico para esse transtorno, com uso correto do metilfenidato. Os dados foram coletados através da aplicação dos questionários SNAP-IV e Perfil de Diagnóstico e Farmacoterapia, os quais foram respondidos espontaneamente pelas equipes pedagógicas das escolas estudadas, mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Esses dados foram tabulados e analisados com software Epi Info™, empregando-se análise de distribuição de frequência e o teste Chi-quadrado, com nível de significância de 95%. Todos os procedimentos foram analisados e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar. Foram aplicados 68 questionários, sendo descartados deste universo amostral 10 casos. Os dados analisados permitem inferir que a desatenção, ao contrário da hiperatividade, não é constante nas crianças portadoras do TDAH, considerando que há diminuição natural deste comportamento na medida em que idade avança, bem como não evidenciaram perfil de diagnóstico ou farmacoterapia inapropriados, contudo, demonstram condição preocupante, considerando que existem casos que a criança com diagnóstico de TDAH não está submetida ao tratamento clínico e medicamentoso, além da falta de informação das escolas, sendo assim, ainda carecemos de reforçar a atenção com o diagnóstico e tratamento do TDAH.
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