ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Laís Paulino de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Aliny de Lima
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3837
Resumo: Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos que sofreram ao menos uma queda no último ano e são atendidos na atenção primária a saúde de um município do Sul do Brasil.Metodologia: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa a ser realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que utilizam a Atenção Primária a Saúde do município de Mandaguari- PR. A população de estudo serão os idosos que estão cadastrados nas UBS. Inicialmente será realizado um levantamento junto a Secretaria de Saúde da quantidade de Unidades Básicas de Saúde e a quantidade de idosos cadastrados em cada uma delas, bem como endereço e telefone de contato das unidades de saúde. Após entrar em contato com as unidades será feito o levantamento de quantos idosos cadastrados nas unidades sofreram queda no último ano, utilizando os dados como telefone e endereço para marcar horário para visitar estes idosos. Para levantamento de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, o questionário WhoqolBref que avalia a qualidade de vida, a Escala de Lawton- Brody que permite verificar as atividades de vida diária instrumental, o Índice de Katz que fala sobre as atividades de vida diária básica e a Escala Geriátrica de Depressão permitindo avaliação de transtornos depressivos. Todos os instrumentos serão aplicados pelo pesquisador visto que alguns idosos podem ter dificuldades com a leitura. Após coleta de dados será realizado o agrupamento com o Excel e avaliado cada instrumento com sua pontuação.
id UNICESU -1_171f60ad5afb8a168b8db2a908c1d4a1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3837
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDASaúde do idosoAtenção primária à saúdeQualidade de vidaObjetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos que sofreram ao menos uma queda no último ano e são atendidos na atenção primária a saúde de um município do Sul do Brasil.Metodologia: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa a ser realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que utilizam a Atenção Primária a Saúde do município de Mandaguari- PR. A população de estudo serão os idosos que estão cadastrados nas UBS. Inicialmente será realizado um levantamento junto a Secretaria de Saúde da quantidade de Unidades Básicas de Saúde e a quantidade de idosos cadastrados em cada uma delas, bem como endereço e telefone de contato das unidades de saúde. Após entrar em contato com as unidades será feito o levantamento de quantos idosos cadastrados nas unidades sofreram queda no último ano, utilizando os dados como telefone e endereço para marcar horário para visitar estes idosos. Para levantamento de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, o questionário WhoqolBref que avalia a qualidade de vida, a Escala de Lawton- Brody que permite verificar as atividades de vida diária instrumental, o Índice de Katz que fala sobre as atividades de vida diária básica e a Escala Geriátrica de Depressão permitindo avaliação de transtornos depressivos. Todos os instrumentos serão aplicados pelo pesquisador visto que alguns idosos podem ter dificuldades com a leitura. Após coleta de dados será realizado o agrupamento com o Excel e avaliado cada instrumento com sua pontuação.UniCesumar2020-01-06T18:04:35Z2020-01-06T18:04:35Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3837otherABREU, Laís Paulino deSANTOS, Aliny de Limareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:15.501Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
title ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
spellingShingle ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
ABREU, Laís Paulino de
Saúde do idoso
Atenção primária à saúde
Qualidade de vida
title_short ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
title_full ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
title_fullStr ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
title_sort ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA
author ABREU, Laís Paulino de
author_facet ABREU, Laís Paulino de
SANTOS, Aliny de Lima
author_role author
author2 SANTOS, Aliny de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Laís Paulino de
SANTOS, Aliny de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do idoso
Atenção primária à saúde
Qualidade de vida
topic Saúde do idoso
Atenção primária à saúde
Qualidade de vida
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos que sofreram ao menos uma queda no último ano e são atendidos na atenção primária a saúde de um município do Sul do Brasil.Metodologia: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa a ser realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que utilizam a Atenção Primária a Saúde do município de Mandaguari- PR. A população de estudo serão os idosos que estão cadastrados nas UBS. Inicialmente será realizado um levantamento junto a Secretaria de Saúde da quantidade de Unidades Básicas de Saúde e a quantidade de idosos cadastrados em cada uma delas, bem como endereço e telefone de contato das unidades de saúde. Após entrar em contato com as unidades será feito o levantamento de quantos idosos cadastrados nas unidades sofreram queda no último ano, utilizando os dados como telefone e endereço para marcar horário para visitar estes idosos. Para levantamento de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, o questionário WhoqolBref que avalia a qualidade de vida, a Escala de Lawton- Brody que permite verificar as atividades de vida diária instrumental, o Índice de Katz que fala sobre as atividades de vida diária básica e a Escala Geriátrica de Depressão permitindo avaliação de transtornos depressivos. Todos os instrumentos serão aplicados pelo pesquisador visto que alguns idosos podem ter dificuldades com a leitura. Após coleta de dados será realizado o agrupamento com o Excel e avaliado cada instrumento com sua pontuação.
description Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos que sofreram ao menos uma queda no último ano e são atendidos na atenção primária a saúde de um município do Sul do Brasil.Metodologia: Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa a ser realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que utilizam a Atenção Primária a Saúde do município de Mandaguari- PR. A população de estudo serão os idosos que estão cadastrados nas UBS. Inicialmente será realizado um levantamento junto a Secretaria de Saúde da quantidade de Unidades Básicas de Saúde e a quantidade de idosos cadastrados em cada uma delas, bem como endereço e telefone de contato das unidades de saúde. Após entrar em contato com as unidades será feito o levantamento de quantos idosos cadastrados nas unidades sofreram queda no último ano, utilizando os dados como telefone e endereço para marcar horário para visitar estes idosos. Para levantamento de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, o questionário WhoqolBref que avalia a qualidade de vida, a Escala de Lawton- Brody que permite verificar as atividades de vida diária instrumental, o Índice de Katz que fala sobre as atividades de vida diária básica e a Escala Geriátrica de Depressão permitindo avaliação de transtornos depressivos. Todos os instrumentos serão aplicados pelo pesquisador visto que alguns idosos podem ter dificuldades com a leitura. Após coleta de dados será realizado o agrupamento com o Excel e avaliado cada instrumento com sua pontuação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T18:04:35Z
2020-01-06T18:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3837
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3837
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948591727181824