Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611 |
Resumo: | O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão. |
id |
UNICESU -1_1728fe9c094926b3380371b4ebb5b16e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/611 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagemGestão do conhecimentoEducação básicaTecnologias educacionaisO final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deSTRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira2018-05-30T18:32:36Z2018-05-30T18:32:36Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:59ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
title |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira Gestão do conhecimento Educação básica Tecnologias educacionais |
title_short |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
title_full |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
title_sort |
Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem |
author |
STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira |
author_facet |
STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Educação básica Tecnologias educacionais |
topic |
Gestão do conhecimento Educação básica Tecnologias educacionais |
description |
O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 2018-05-30T18:32:36Z 2018-05-30T18:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771967609503744 |