Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
Resumo: O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão.
id UNICESU -1_1728fe9c094926b3380371b4ebb5b16e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/611
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagemGestão do conhecimentoEducação básicaTecnologias educacionaisO final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deSTRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira2018-05-30T18:32:36Z2018-05-30T18:32:36Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:59ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
title Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
spellingShingle Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
Gestão do conhecimento
Educação básica
Tecnologias educacionais
title_short Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
title_full Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
title_fullStr Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
title_sort Práticas pedagógicas inovadoras como processo de gestão do conhecimento na educação básica contemporânea: uma análise a partir dos novos paradigmas de ensino e de aprendizagem
author STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
author_facet STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
dc.contributor.author.fl_str_mv STRINGHETTA, Maria do Carmo Teles Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Educação básica
Tecnologias educacionais
topic Gestão do conhecimento
Educação básica
Tecnologias educacionais
description O final do século XX e início do século XXI estão inseridos em um contexto de instabilidade e mudanças constantes, marcado fortemente pelas incertezas. A industrialização e posteriormente a disseminação das novas tecnologias possibilitaram novas formas de produção e consequentemente um aumento da informação, conduzindo à ascensão da sociedade do conhecimento. Diante de tantas transformações e possibilidades, as organizações precisam ser dinâmicas, competitivas e inovadoras para conseguirem sustentabilidade. Nesse cenário, o conhecimento se transformou em uma das principais fontes de riqueza e a gestão do conhecimento torna-se essencial para superar as práticas pedagógicas tradicionais, proporcionando uma mudança de paradigmas. Na sociedade do conhecimento, o ideal é que não haja fragmentação do processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os professores precisam compreender as mudanças históricas de cada época e o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas, buscando práticas inovadoras que promovam um aprendizado significativo, que valorizem a criação e rompam com a visão reprodutivista do conhecimento. A gestão do conhecimento pode potencializar a geração de resultados positivos na educação, a medida que possibilita a transformação do pensamento e a otimização dos conhecimentos tácitos e explícitos. Tendo em vista o uso das tecnologias na sociedade de modo geral e, mais especificamente na educação, o objetivo deste trabalho é analisar como o uso da tecnologia nas propostas inovadoras de educação influenciam as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A fim de responder ao problema que norteia este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, sobre o panorama do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, dos paradigmas históricos da prática pedagógica e uma investigação dessas práticas de vinte e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas particulares e municipais de dois municípios ao noroeste do estado do Paraná, identificando a relevância da gestão do conhecimento para as práticas pedagógicas inovadoras na educação básica e possibilitando ao leitor reflexões sobre o tema apresentado. A investigação em pauta circunscreve-se sob o arco de estudos da Gestão do Conhecimento, fundando-se nas teorias da educação, da filosofia e da gestão, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a propor um novo olhar ao problema em questão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
2018-05-30T18:32:36Z
2018-05-30T18:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967609503744