CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kátia Cilene Cavalcante de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Macuch, Regiane, Bennemann, Rose Mari
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1945
Resumo: O biomédico esteta é um profissional capacitado para atuar na prevenção do envelhecimento cutâneo e do tecido adiposo indicando os melhores tratamentos faciais e corporais, sem presunção de tratar patologias. Neste contexto, a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, vivenciado pelas mulheres entre os 40 a 65 anos ocasiona diversos problemas que afetam a qualidade de vida, como o aumento de peso e o excesso de gordura abdominal, que por sua vez estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares. O presente estudo teve por objetivo incentivar o autocuidado em mulheres na meia idade (40 a 59 anos) que apresentassem risco cardiovascular. O risco cardiovascular foi determinado pela medida da circunferência da cintura (CC ≥80cmm). O autocuidado foi avaliado por meio de entrevista em relação ao conhecimento das mesmas sobre saúde, riscos decorrentes do excesso de gordura abdominal, doenças cardiovasculares e alimentação nesta fase de vida. Participaram do estudo 25 mulheres, destas apenas 5 (20 %) tinham conhecimento sobre os riscos decorrentes destes temas. A partir das entrevistas foi criado um grupo no WhatsApp para fornecer material informativo sobre o autocuidado relacionado a estes assuntos. Foram inseridos no WhatsApp material informativo por meio de vídeos sobre os temas. Conclui-se que o profissional biomédico esteta pode também contribuir como os demais profissionais da área da saúde, na manutenção, reabilitação da saúde, prevenção de doenças, proporcionando bem-estar e qualidade de vida em prol da promoção da saúde.
id UNICESU -1_19645a363cf9831c18b555854d000ea6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1945
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADEEducação em saúderedes sociaisrisco cardiovascularO biomédico esteta é um profissional capacitado para atuar na prevenção do envelhecimento cutâneo e do tecido adiposo indicando os melhores tratamentos faciais e corporais, sem presunção de tratar patologias. Neste contexto, a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, vivenciado pelas mulheres entre os 40 a 65 anos ocasiona diversos problemas que afetam a qualidade de vida, como o aumento de peso e o excesso de gordura abdominal, que por sua vez estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares. O presente estudo teve por objetivo incentivar o autocuidado em mulheres na meia idade (40 a 59 anos) que apresentassem risco cardiovascular. O risco cardiovascular foi determinado pela medida da circunferência da cintura (CC ≥80cmm). O autocuidado foi avaliado por meio de entrevista em relação ao conhecimento das mesmas sobre saúde, riscos decorrentes do excesso de gordura abdominal, doenças cardiovasculares e alimentação nesta fase de vida. Participaram do estudo 25 mulheres, destas apenas 5 (20 %) tinham conhecimento sobre os riscos decorrentes destes temas. A partir das entrevistas foi criado um grupo no WhatsApp para fornecer material informativo sobre o autocuidado relacionado a estes assuntos. Foram inseridos no WhatsApp material informativo por meio de vídeos sobre os temas. Conclui-se que o profissional biomédico esteta pode também contribuir como os demais profissionais da área da saúde, na manutenção, reabilitação da saúde, prevenção de doenças, proporcionando bem-estar e qualidade de vida em prol da promoção da saúde.Unicesumar2019-08-20T13:33:16Z2019-08-20T13:33:16Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1945otherOliveira, Kátia Cilene Cavalcante deMacuch, RegianeBennemann, Rose Marireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:47.709Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
title CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
Oliveira, Kátia Cilene Cavalcante de
Educação em saúde
redes sociais
risco cardiovascular
title_short CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
title_full CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
title_sort CONTRIBUIÇÃO DO BIOMÉDICO ESTETA PARA O AUTOCUIDADO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM MULHERES DE MEIA-IDADE
author Oliveira, Kátia Cilene Cavalcante de
author_facet Oliveira, Kátia Cilene Cavalcante de
Macuch, Regiane
Bennemann, Rose Mari
author_role author
author2 Macuch, Regiane
Bennemann, Rose Mari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kátia Cilene Cavalcante de
Macuch, Regiane
Bennemann, Rose Mari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
redes sociais
risco cardiovascular
topic Educação em saúde
redes sociais
risco cardiovascular
dc.description.none.fl_txt_mv O biomédico esteta é um profissional capacitado para atuar na prevenção do envelhecimento cutâneo e do tecido adiposo indicando os melhores tratamentos faciais e corporais, sem presunção de tratar patologias. Neste contexto, a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, vivenciado pelas mulheres entre os 40 a 65 anos ocasiona diversos problemas que afetam a qualidade de vida, como o aumento de peso e o excesso de gordura abdominal, que por sua vez estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares. O presente estudo teve por objetivo incentivar o autocuidado em mulheres na meia idade (40 a 59 anos) que apresentassem risco cardiovascular. O risco cardiovascular foi determinado pela medida da circunferência da cintura (CC ≥80cmm). O autocuidado foi avaliado por meio de entrevista em relação ao conhecimento das mesmas sobre saúde, riscos decorrentes do excesso de gordura abdominal, doenças cardiovasculares e alimentação nesta fase de vida. Participaram do estudo 25 mulheres, destas apenas 5 (20 %) tinham conhecimento sobre os riscos decorrentes destes temas. A partir das entrevistas foi criado um grupo no WhatsApp para fornecer material informativo sobre o autocuidado relacionado a estes assuntos. Foram inseridos no WhatsApp material informativo por meio de vídeos sobre os temas. Conclui-se que o profissional biomédico esteta pode também contribuir como os demais profissionais da área da saúde, na manutenção, reabilitação da saúde, prevenção de doenças, proporcionando bem-estar e qualidade de vida em prol da promoção da saúde.
description O biomédico esteta é um profissional capacitado para atuar na prevenção do envelhecimento cutâneo e do tecido adiposo indicando os melhores tratamentos faciais e corporais, sem presunção de tratar patologias. Neste contexto, a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, vivenciado pelas mulheres entre os 40 a 65 anos ocasiona diversos problemas que afetam a qualidade de vida, como o aumento de peso e o excesso de gordura abdominal, que por sua vez estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares. O presente estudo teve por objetivo incentivar o autocuidado em mulheres na meia idade (40 a 59 anos) que apresentassem risco cardiovascular. O risco cardiovascular foi determinado pela medida da circunferência da cintura (CC ≥80cmm). O autocuidado foi avaliado por meio de entrevista em relação ao conhecimento das mesmas sobre saúde, riscos decorrentes do excesso de gordura abdominal, doenças cardiovasculares e alimentação nesta fase de vida. Participaram do estudo 25 mulheres, destas apenas 5 (20 %) tinham conhecimento sobre os riscos decorrentes destes temas. A partir das entrevistas foi criado um grupo no WhatsApp para fornecer material informativo sobre o autocuidado relacionado a estes assuntos. Foram inseridos no WhatsApp material informativo por meio de vídeos sobre os temas. Conclui-se que o profissional biomédico esteta pode também contribuir como os demais profissionais da área da saúde, na manutenção, reabilitação da saúde, prevenção de doenças, proporcionando bem-estar e qualidade de vida em prol da promoção da saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T13:33:16Z
2019-08-20T13:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1945
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1945
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583588134912