PNLD EJA: UM INCENTIVO AO ‘MEGANEGÓCIO’ DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Simone Cristina de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5715
Resumo: Alguns estudos desenvolvidos em nosso período de graduação nos permitiram constatar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao contrário do ensino regular, possui um número restrito de obras didáticas produzidas por editoras de grande porte circulando na sala de aula. Diante dessa constatação, decidimos investigar os motivos que levaram à ausência desse tipo de material no espaço escolar de modalidades de ensino aceleradas. Para tanto, traçamos um percurso histórico da EJA no país, destacando seus momentos significativos, buscamos as origens e o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e, por fim, analisamos os custos anuais da manutenção do PNLD. Concluído o processo reflexivo, pudemos verificar que os livros didáticos produzidos por grandes editoras são raros nas salas de aula de EJA uma vez que, até o ano de 2010, não havia nenhuma política governamental de distribuição de obras didáticas voltadas a esse público que, normalmente, não tem poder aquisitivo para adquirir esse tipo de material, assim, diante da incerteza de um comprador para as obras, as editoras optaram por não produzi-lo. Hoje, com a criação do PNLD EJA, essa realidade está começando a mudar, visto que o Estado assumiu o papel de cliente fixo das editoras. Isto posto, constatamos que as políticas de distribuição de obras didáticas no Brasil assumiram um caráter mercadológico muito forte, e o PNLD EJA, além de uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre as diferentes modalidades de ensino, constitui uma maneira de ampliar a já gigantesca „indústria da educação‟.
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