A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Darieli Regina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: NOGUEIRA, Franciele, SABADINI, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7048
Resumo: O presente trabalho propõe-se a demonstrar o tema referente ao alcoolismo incluindo os principais fármacos que são utilizados no tratamento desta doença concomitantemente com o tratamento psicológico. O alcoolismo é uma doença que apresenta vários problemas familiares, sociais e biológicos ao indivíduo dependente e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, contudo, o tratamento mais recomendado no momento é o farmacológico associado à ajuda psicológica. A Abordagem Comportamental é a linha da Psicologia que mais satisfaz neste tratamento. O objetivo deste trabalho é descrever os processos de desintoxicação dos indivíduos que são acometidos pela dependência de álcool, como também fazer um levantamento dos principais fármacos utilizados em tal processo. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que se baseia essencialmente em livros específicos em farmacologia e em farmacoterapias para o tratamento do alcoolismo. O trabalho em si descreve as ações tóxicas do uso e abuso de álcool sobre organismo do indivíduo, portanto, agindo mais exatamente no Sistema Dopaminérgico Mesolímbico, tais ações estão diretamente ligadas ao sistema de neurotransmissão neuronal mais especificamente com o GABA-A, que é responsável pela neurotransmissão inibitória e com o receptor Glutamato N-metil-d-aspartato que realiza a neurotransmissão excitatória, neste sistema neuronal o processo envolvido é o de recompensa, pois há o aumento excessivo da liberação de Dopamina. Entre os fármacos mais recomendados no processo de desintoxicação encontra-se a Naltrexona, o Nalmefene e o Acamprosato, porém, nos EUA apenas dois fármacos são aprovados para o tratamento o Naltrexona e o Dissufiram. Portanto, tal trabalho deixa claro que na atualidade não há nenhuma farmacologia específica para tal tratamento e, portanto à cura definitiva ainda não se encontra ao alcance. Este trabalho pode ser interessante para uma futura pesquisa mais aprofundada em relação ao tema tanto para estudantes quanto para indivíduos acometidos por esta doença.
id UNICESU -1_1ab1fa71cdbaf6135c64852a7c645799
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7048
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTOAlcoolismoFármacosDesintoxicaçãoO presente trabalho propõe-se a demonstrar o tema referente ao alcoolismo incluindo os principais fármacos que são utilizados no tratamento desta doença concomitantemente com o tratamento psicológico. O alcoolismo é uma doença que apresenta vários problemas familiares, sociais e biológicos ao indivíduo dependente e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, contudo, o tratamento mais recomendado no momento é o farmacológico associado à ajuda psicológica. A Abordagem Comportamental é a linha da Psicologia que mais satisfaz neste tratamento. O objetivo deste trabalho é descrever os processos de desintoxicação dos indivíduos que são acometidos pela dependência de álcool, como também fazer um levantamento dos principais fármacos utilizados em tal processo. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que se baseia essencialmente em livros específicos em farmacologia e em farmacoterapias para o tratamento do alcoolismo. O trabalho em si descreve as ações tóxicas do uso e abuso de álcool sobre organismo do indivíduo, portanto, agindo mais exatamente no Sistema Dopaminérgico Mesolímbico, tais ações estão diretamente ligadas ao sistema de neurotransmissão neuronal mais especificamente com o GABA-A, que é responsável pela neurotransmissão inibitória e com o receptor Glutamato N-metil-d-aspartato que realiza a neurotransmissão excitatória, neste sistema neuronal o processo envolvido é o de recompensa, pois há o aumento excessivo da liberação de Dopamina. Entre os fármacos mais recomendados no processo de desintoxicação encontra-se a Naltrexona, o Nalmefene e o Acamprosato, porém, nos EUA apenas dois fármacos são aprovados para o tratamento o Naltrexona e o Dissufiram. Portanto, tal trabalho deixa claro que na atualidade não há nenhuma farmacologia específica para tal tratamento e, portanto à cura definitiva ainda não se encontra ao alcance. Este trabalho pode ser interessante para uma futura pesquisa mais aprofundada em relação ao tema tanto para estudantes quanto para indivíduos acometidos por esta doença.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T13:00:59Z2005-10-192021-02-02T13:00:59Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7048porSILVEIRA, Darieli ReginaNOGUEIRA, FrancieleSABADINI, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
title A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
SILVEIRA, Darieli Regina
Alcoolismo
Fármacos
Desintoxicação
title_short A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
title_full A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
title_sort A UTILIZAÇÃO DE FARMACOTERAPIA NO ALCOOLISMO COM O OBJETIVO DE TRATAMENTO
author SILVEIRA, Darieli Regina
author_facet SILVEIRA, Darieli Regina
NOGUEIRA, Franciele
SABADINI, Daniela
author_role author
author2 NOGUEIRA, Franciele
SABADINI, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Darieli Regina
NOGUEIRA, Franciele
SABADINI, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Alcoolismo
Fármacos
Desintoxicação
topic Alcoolismo
Fármacos
Desintoxicação
description O presente trabalho propõe-se a demonstrar o tema referente ao alcoolismo incluindo os principais fármacos que são utilizados no tratamento desta doença concomitantemente com o tratamento psicológico. O alcoolismo é uma doença que apresenta vários problemas familiares, sociais e biológicos ao indivíduo dependente e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, contudo, o tratamento mais recomendado no momento é o farmacológico associado à ajuda psicológica. A Abordagem Comportamental é a linha da Psicologia que mais satisfaz neste tratamento. O objetivo deste trabalho é descrever os processos de desintoxicação dos indivíduos que são acometidos pela dependência de álcool, como também fazer um levantamento dos principais fármacos utilizados em tal processo. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que se baseia essencialmente em livros específicos em farmacologia e em farmacoterapias para o tratamento do alcoolismo. O trabalho em si descreve as ações tóxicas do uso e abuso de álcool sobre organismo do indivíduo, portanto, agindo mais exatamente no Sistema Dopaminérgico Mesolímbico, tais ações estão diretamente ligadas ao sistema de neurotransmissão neuronal mais especificamente com o GABA-A, que é responsável pela neurotransmissão inibitória e com o receptor Glutamato N-metil-d-aspartato que realiza a neurotransmissão excitatória, neste sistema neuronal o processo envolvido é o de recompensa, pois há o aumento excessivo da liberação de Dopamina. Entre os fármacos mais recomendados no processo de desintoxicação encontra-se a Naltrexona, o Nalmefene e o Acamprosato, porém, nos EUA apenas dois fármacos são aprovados para o tratamento o Naltrexona e o Dissufiram. Portanto, tal trabalho deixa claro que na atualidade não há nenhuma farmacologia específica para tal tratamento e, portanto à cura definitiva ainda não se encontra ao alcance. Este trabalho pode ser interessante para uma futura pesquisa mais aprofundada em relação ao tema tanto para estudantes quanto para indivíduos acometidos por esta doença.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-02T13:00:59Z
2021-02-02T13:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7048
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950760984576