SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Patrícia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MONTEIRO, Eduardo Raposo, PAOLOZZI, Rodrigo Jesus, BETTINI, Carlos Maia, ASSIS, Maisa Quirilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597
Resumo: Anomalia cutânea também conhecida como triquíase espiral, cisto dermóide, inclusão cística dermóide e inclusão cística epidermal, caracterizada por lesões que podem ser solitárias e múltiplas e ocorrem ao longo da linha média dorsal. Histopatologicamente, as lesões caracterizam-se por uma parede cística que sofre diferenciação epidérmica e contém pequenos folículos pilosos bem desenvovidos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas apócrinas, que se contaminada por bactérias resultam em abscedação, podendo evoluir para mielite e encefalite caso atinja o cordão espinhal. Em Rodhesian a transmissão é hereditária, poligênica dominante com penetração inconstante. Metodologia: Cão, da raça Rodhesian Ridgeback, com 3 anos de idade apresentando uma fístula na linha média dorsal da região cervical. Ä palpação observou-se caminho fistuloso que se prolongava até região de base do occipital. Resultados e Discussão: Foram realizados exames complementares hemograma (discreta leucocitose) e radiografia cervical que demonstrou área de lise no processo espinho do axis. Os aspectos clínicos associados aos exames complementares caracterizaram Cisto Dermóide. O tratamento indicado é medicamentoso ou cirúrgico. Neste caso o animal foi tratado com antibiótico a base de Ceftiofur Sódico, 10mg/kg de peso a cada 12 hs. por 14 dias consecutivos, já que procedimentos cirúrgicos são menos recomendados. As lesões desapareceram, mas recidivaram após 3 meses. O tratamento foi repetido, com melhora do quadro até a presente data.
id UNICESU -1_1e5443c24c24a6b9b599d99fb1feafaa
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7597
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACKCistoDermóideRhodesianAnomalia cutânea também conhecida como triquíase espiral, cisto dermóide, inclusão cística dermóide e inclusão cística epidermal, caracterizada por lesões que podem ser solitárias e múltiplas e ocorrem ao longo da linha média dorsal. Histopatologicamente, as lesões caracterizam-se por uma parede cística que sofre diferenciação epidérmica e contém pequenos folículos pilosos bem desenvovidos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas apócrinas, que se contaminada por bactérias resultam em abscedação, podendo evoluir para mielite e encefalite caso atinja o cordão espinhal. Em Rodhesian a transmissão é hereditária, poligênica dominante com penetração inconstante. Metodologia: Cão, da raça Rodhesian Ridgeback, com 3 anos de idade apresentando uma fístula na linha média dorsal da região cervical. Ä palpação observou-se caminho fistuloso que se prolongava até região de base do occipital. Resultados e Discussão: Foram realizados exames complementares hemograma (discreta leucocitose) e radiografia cervical que demonstrou área de lise no processo espinho do axis. Os aspectos clínicos associados aos exames complementares caracterizaram Cisto Dermóide. O tratamento indicado é medicamentoso ou cirúrgico. Neste caso o animal foi tratado com antibiótico a base de Ceftiofur Sódico, 10mg/kg de peso a cada 12 hs. por 14 dias consecutivos, já que procedimentos cirúrgicos são menos recomendados. As lesões desapareceram, mas recidivaram após 3 meses. O tratamento foi repetido, com melhora do quadro até a presente data.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T16:11:54Z2005-10-192021-02-16T16:11:54Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597porCAMPOS, PatríciaMONTEIRO, Eduardo RaposoPAOLOZZI, Rodrigo JesusBETTINI, Carlos MaiaASSIS, Maisa Quiriloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:02:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
title SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
spellingShingle SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
CAMPOS, Patrícia
Cisto
Dermóide
Rhodesian
title_short SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
title_full SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
title_fullStr SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
title_full_unstemmed SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
title_sort SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
author CAMPOS, Patrícia
author_facet CAMPOS, Patrícia
MONTEIRO, Eduardo Raposo
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
BETTINI, Carlos Maia
ASSIS, Maisa Quirilo
author_role author
author2 MONTEIRO, Eduardo Raposo
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
BETTINI, Carlos Maia
ASSIS, Maisa Quirilo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Patrícia
MONTEIRO, Eduardo Raposo
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
BETTINI, Carlos Maia
ASSIS, Maisa Quirilo
dc.subject.por.fl_str_mv Cisto
Dermóide
Rhodesian
topic Cisto
Dermóide
Rhodesian
description Anomalia cutânea também conhecida como triquíase espiral, cisto dermóide, inclusão cística dermóide e inclusão cística epidermal, caracterizada por lesões que podem ser solitárias e múltiplas e ocorrem ao longo da linha média dorsal. Histopatologicamente, as lesões caracterizam-se por uma parede cística que sofre diferenciação epidérmica e contém pequenos folículos pilosos bem desenvovidos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas apócrinas, que se contaminada por bactérias resultam em abscedação, podendo evoluir para mielite e encefalite caso atinja o cordão espinhal. Em Rodhesian a transmissão é hereditária, poligênica dominante com penetração inconstante. Metodologia: Cão, da raça Rodhesian Ridgeback, com 3 anos de idade apresentando uma fístula na linha média dorsal da região cervical. Ä palpação observou-se caminho fistuloso que se prolongava até região de base do occipital. Resultados e Discussão: Foram realizados exames complementares hemograma (discreta leucocitose) e radiografia cervical que demonstrou área de lise no processo espinho do axis. Os aspectos clínicos associados aos exames complementares caracterizaram Cisto Dermóide. O tratamento indicado é medicamentoso ou cirúrgico. Neste caso o animal foi tratado com antibiótico a base de Ceftiofur Sódico, 10mg/kg de peso a cada 12 hs. por 14 dias consecutivos, já que procedimentos cirúrgicos são menos recomendados. As lesões desapareceram, mas recidivaram após 3 meses. O tratamento foi repetido, com melhora do quadro até a presente data.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-16T16:11:54Z
2021-02-16T16:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771932337504256