USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Anna Thais Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RODRIGUES, Matheus Lindorfer
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9370
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi identificar o uso de cigarros eletrônicos entre os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e avaliar o conhecimento sobre os riscos que esse hábito pode suscitar. A grande adesão de jovens ao cigarro eletrônico gerou a confirmação de uma nova doença intitulada EVALI. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado um questionário por meio eletrônico aos acadêmicos de Medicina. Participaram 303 alunos, do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina. Por meio da análise prévia dos resultados foi possível definir que próximo à metade dos entrevistados já experimentaram cigarro eletrônico. Além disso, foi contabilizado que pelo menos 11% dos acadêmicos fumam e-cigarrets pelo menos uma vez ao mês e 7% fumam uma vez ao dia. Outra análise é que um a cada 10 estudante já utilizaram mais de 100 vezes. Ademais, mais da metade dos alunos acreditam que as pessoas ficam mais à vontade socialmente com o uso de vapes. Outrossim, mais de um terço dos alunos responderam que não sabiam que o hábito pode gerar a doença EVALI. Espera-se, com estes resultados, colaborar para o conhecimento científico acerca do tema, e em consequência, reduzir o tabagismo entre os jovens e gerar impacto positivo pela atitude que estes influem sobre a sociedade.
id UNICESU -1_1e5b54c50955eff1574658d0a6ed50a5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9370
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁEVALIVapesTabacoO objetivo da presente pesquisa foi identificar o uso de cigarros eletrônicos entre os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e avaliar o conhecimento sobre os riscos que esse hábito pode suscitar. A grande adesão de jovens ao cigarro eletrônico gerou a confirmação de uma nova doença intitulada EVALI. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado um questionário por meio eletrônico aos acadêmicos de Medicina. Participaram 303 alunos, do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina. Por meio da análise prévia dos resultados foi possível definir que próximo à metade dos entrevistados já experimentaram cigarro eletrônico. Além disso, foi contabilizado que pelo menos 11% dos acadêmicos fumam e-cigarrets pelo menos uma vez ao mês e 7% fumam uma vez ao dia. Outra análise é que um a cada 10 estudante já utilizaram mais de 100 vezes. Ademais, mais da metade dos alunos acreditam que as pessoas ficam mais à vontade socialmente com o uso de vapes. Outrossim, mais de um terço dos alunos responderam que não sabiam que o hábito pode gerar a doença EVALI. Espera-se, com estes resultados, colaborar para o conhecimento científico acerca do tema, e em consequência, reduzir o tabagismo entre os jovens e gerar impacto positivo pela atitude que estes influem sobre a sociedade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-03-31T14:52:04Z2022-03-31T14:52:04Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9370porEncontro Internacional de Produção CientíficaGONÇALVES, Anna Thais SousaRODRIGUES, Matheus Lindorferinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-01T06:00:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
title USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
spellingShingle USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
GONÇALVES, Anna Thais Sousa
EVALI
Vapes
Tabaco
title_short USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
title_full USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
title_fullStr USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
title_full_unstemmed USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
title_sort USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM MARINGÁ
author GONÇALVES, Anna Thais Sousa
author_facet GONÇALVES, Anna Thais Sousa
RODRIGUES, Matheus Lindorfer
author_role author
author2 RODRIGUES, Matheus Lindorfer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Anna Thais Sousa
RODRIGUES, Matheus Lindorfer
dc.subject.por.fl_str_mv EVALI
Vapes
Tabaco
topic EVALI
Vapes
Tabaco
description O objetivo da presente pesquisa foi identificar o uso de cigarros eletrônicos entre os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e avaliar o conhecimento sobre os riscos que esse hábito pode suscitar. A grande adesão de jovens ao cigarro eletrônico gerou a confirmação de uma nova doença intitulada EVALI. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado um questionário por meio eletrônico aos acadêmicos de Medicina. Participaram 303 alunos, do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina. Por meio da análise prévia dos resultados foi possível definir que próximo à metade dos entrevistados já experimentaram cigarro eletrônico. Além disso, foi contabilizado que pelo menos 11% dos acadêmicos fumam e-cigarrets pelo menos uma vez ao mês e 7% fumam uma vez ao dia. Outra análise é que um a cada 10 estudante já utilizaram mais de 100 vezes. Ademais, mais da metade dos alunos acreditam que as pessoas ficam mais à vontade socialmente com o uso de vapes. Outrossim, mais de um terço dos alunos responderam que não sabiam que o hábito pode gerar a doença EVALI. Espera-se, com estes resultados, colaborar para o conhecimento científico acerca do tema, e em consequência, reduzir o tabagismo entre os jovens e gerar impacto positivo pela atitude que estes influem sobre a sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-03-31T14:52:04Z
2022-03-31T14:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9370
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965386522624