ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Carolina dos Santos e
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BONGIORNO, Vagner Alexandre, AZEVEDO, João Lúcio de, PAMPHILE, João Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343
Resumo: Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros.Os endófitos habitam um nicho ecológico bastante semelhante àqueles ocupados por fitopatógenos que permite controlá-los por competição, produção de substâncias antibióticas, parasitismo, ou mesmo induzir o vegetal a desenvolver resistência à doença. O maracujazeiro é uma planta de clima tropical, encontrado em todo território brasileiro, onde apresenta excelentes condições ecológicas para o seu cultivo. O fitopatógeno Fusarium sp. causa doenças de plantas, como feijão, milho e uva, afetando economicamente a agricultura. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da atividade antagonística de isolados endofíticos foliares de maracujazeiro contra o fungo fitopatogênico Fusarium sp. A técnica de Cultura Pareada: os fungos endofíticos e o fitopatógeno foram repicados e inoculados em placas de Petri contendo meio BDA e incubados a 28°C por sete dias. Após esse período, retirou-se fragmentos de 6mm² de cada um dos fungos endofíticos e do fitopatógeno que foram inoculados em placa de Petri em pólos opostos, mantendo distância de 2cm entre os dois fungos testados. Os testes foram realizados em triplicata, inoculados a 28°C por sete dias. O Índice de Antagonismo (AI) foi calculado para todas as linhagens endofíticas testadas de acordo com a fórmula: AI = (RM-rm)/RMx100. A análise das interações endofíticas foi baseada na escala de Badalyan de acordo com três tipos de interações A, B, C. Os endófitos apresentaram índice de antagonismo entre 47% a 69% contra o fitopatógeno Fusarium.
id UNICESU -1_1e8a5da5232bd2f399f5bf4c7db78944
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6343
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.EndófitosMaracujazeiroCultura pareadaMicrorganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros.Os endófitos habitam um nicho ecológico bastante semelhante àqueles ocupados por fitopatógenos que permite controlá-los por competição, produção de substâncias antibióticas, parasitismo, ou mesmo induzir o vegetal a desenvolver resistência à doença. O maracujazeiro é uma planta de clima tropical, encontrado em todo território brasileiro, onde apresenta excelentes condições ecológicas para o seu cultivo. O fitopatógeno Fusarium sp. causa doenças de plantas, como feijão, milho e uva, afetando economicamente a agricultura. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da atividade antagonística de isolados endofíticos foliares de maracujazeiro contra o fungo fitopatogênico Fusarium sp. A técnica de Cultura Pareada: os fungos endofíticos e o fitopatógeno foram repicados e inoculados em placas de Petri contendo meio BDA e incubados a 28°C por sete dias. Após esse período, retirou-se fragmentos de 6mm² de cada um dos fungos endofíticos e do fitopatógeno que foram inoculados em placa de Petri em pólos opostos, mantendo distância de 2cm entre os dois fungos testados. Os testes foram realizados em triplicata, inoculados a 28°C por sete dias. O Índice de Antagonismo (AI) foi calculado para todas as linhagens endofíticas testadas de acordo com a fórmula: AI = (RM-rm)/RMx100. A análise das interações endofíticas foi baseada na escala de Badalyan de acordo com três tipos de interações A, B, C. Os endófitos apresentaram índice de antagonismo entre 47% a 69% contra o fitopatógeno Fusarium.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T11:59:46Z2011-10-252020-12-10T11:59:46Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343porSILVA, Maria Carolina dos Santos eBONGIORNO, Vagner AlexandreAZEVEDO, João Lúcio dePAMPHILE, João Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:01:49ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
title ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
spellingShingle ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
SILVA, Maria Carolina dos Santos e
Endófitos
Maracujazeiro
Cultura pareada
title_short ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
title_full ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
title_fullStr ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
title_full_unstemmed ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
title_sort ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA IN VITRO DE FUNGOS FOLIARES ISOLADOS DE Passiflora spp. L. (PASSIFLORACEAE) CONTRA O FUNGO FITOPATOGÊNICO Fusarium sp.
author SILVA, Maria Carolina dos Santos e
author_facet SILVA, Maria Carolina dos Santos e
BONGIORNO, Vagner Alexandre
AZEVEDO, João Lúcio de
PAMPHILE, João Alencar
author_role author
author2 BONGIORNO, Vagner Alexandre
AZEVEDO, João Lúcio de
PAMPHILE, João Alencar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Carolina dos Santos e
BONGIORNO, Vagner Alexandre
AZEVEDO, João Lúcio de
PAMPHILE, João Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Endófitos
Maracujazeiro
Cultura pareada
topic Endófitos
Maracujazeiro
Cultura pareada
description Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros.Os endófitos habitam um nicho ecológico bastante semelhante àqueles ocupados por fitopatógenos que permite controlá-los por competição, produção de substâncias antibióticas, parasitismo, ou mesmo induzir o vegetal a desenvolver resistência à doença. O maracujazeiro é uma planta de clima tropical, encontrado em todo território brasileiro, onde apresenta excelentes condições ecológicas para o seu cultivo. O fitopatógeno Fusarium sp. causa doenças de plantas, como feijão, milho e uva, afetando economicamente a agricultura. Este trabalho teve como objetivo a avaliação da atividade antagonística de isolados endofíticos foliares de maracujazeiro contra o fungo fitopatogênico Fusarium sp. A técnica de Cultura Pareada: os fungos endofíticos e o fitopatógeno foram repicados e inoculados em placas de Petri contendo meio BDA e incubados a 28°C por sete dias. Após esse período, retirou-se fragmentos de 6mm² de cada um dos fungos endofíticos e do fitopatógeno que foram inoculados em placa de Petri em pólos opostos, mantendo distância de 2cm entre os dois fungos testados. Os testes foram realizados em triplicata, inoculados a 28°C por sete dias. O Índice de Antagonismo (AI) foi calculado para todas as linhagens endofíticas testadas de acordo com a fórmula: AI = (RM-rm)/RMx100. A análise das interações endofíticas foi baseada na escala de Badalyan de acordo com três tipos de interações A, B, C. Os endófitos apresentaram índice de antagonismo entre 47% a 69% contra o fitopatógeno Fusarium.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T11:59:46Z
2020-12-10T11:59:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963199193088