CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCINI, Joici Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BAVARESCO, Julia, FUKUI, Fernanda Mayumi Jurach, RICARDO, Letycia Lopes, ZONETTI, Patricia da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3358
Resumo: Este trabalho visou avaliar efeitos de extratos aquosos e resíduo do processamento de fumo (Nicotiana tabacum L.) sobre a germinação de sementes de picão- preto (Bidenssp). Os extratos aquosos foram preparados com o pecíolo,limbo foliar e com o resíduo. Os extratos a 5% foram obtidos através de três técnicas: infusão, maceração e decocção. O ensaio consistiu em aplicar os diferentes tratamentos sobre papel germitest em caixas plásticas tipo “gerbox” com 50 sementes cada. Como controle foi utilizado água destilada.As caixas foram incubadas em câmara tipo B.O.D. sob temperatura diurna de 30°C e noturna de 20°C, em um fotoperíodo de 14 horas. Foram avaliados a porcentagem de germinação (%G) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Os dados foram submetidos a análise de variância e os tratamentos comparados pelo teste de Tukey a 5%. Em decorrência dos dados obtidos, realizou- se ensaio com diferentes concentrações do tratamento com limbo foliar nas concentrações: 0, 1, 2, 3, 4 e 5%, nas mesmas condições do primeiro ensaio, neste estudo foi realizado regressão . Não houve interação significativa entre tipo de extração e partes utilizadas da planta. As melhores formas de extração aquosa foram a decocção e maceração. Os extratos obtidos da planta reduziram a germinação e provocaram atrasos no processo germinativo. Quanto maior a concentração do extrato do limbo foliar, maior foi a supressão das sementes germinadas. As folhas do fumo controlaram a germinação do picão- preto apresentando- se como fitotóxica e com potencial para estudos alelopáticos inibitórios sobre a germinação de diferentes plantas daninhas.
id UNICESU -1_1f1be716638635a9e855fe92680bedc8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3358
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.AlelopatiaInterferênciaFitotoxidezPlanta daninhaEste trabalho visou avaliar efeitos de extratos aquosos e resíduo do processamento de fumo (Nicotiana tabacum L.) sobre a germinação de sementes de picão- preto (Bidenssp). Os extratos aquosos foram preparados com o pecíolo,limbo foliar e com o resíduo. Os extratos a 5% foram obtidos através de três técnicas: infusão, maceração e decocção. O ensaio consistiu em aplicar os diferentes tratamentos sobre papel germitest em caixas plásticas tipo “gerbox” com 50 sementes cada. Como controle foi utilizado água destilada.As caixas foram incubadas em câmara tipo B.O.D. sob temperatura diurna de 30°C e noturna de 20°C, em um fotoperíodo de 14 horas. Foram avaliados a porcentagem de germinação (%G) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Os dados foram submetidos a análise de variância e os tratamentos comparados pelo teste de Tukey a 5%. Em decorrência dos dados obtidos, realizou- se ensaio com diferentes concentrações do tratamento com limbo foliar nas concentrações: 0, 1, 2, 3, 4 e 5%, nas mesmas condições do primeiro ensaio, neste estudo foi realizado regressão . Não houve interação significativa entre tipo de extração e partes utilizadas da planta. As melhores formas de extração aquosa foram a decocção e maceração. Os extratos obtidos da planta reduziram a germinação e provocaram atrasos no processo germinativo. Quanto maior a concentração do extrato do limbo foliar, maior foi a supressão das sementes germinadas. As folhas do fumo controlaram a germinação do picão- preto apresentando- se como fitotóxica e com potencial para estudos alelopáticos inibitórios sobre a germinação de diferentes plantas daninhas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-06T20:44:28Z2019-12-06T20:44:28Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3358porLUCINI, Joici CristinaBAVARESCO, JuliaFUKUI, Fernanda Mayumi JurachRICARDO, Letycia LopesZONETTI, Patricia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:11:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
title CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
spellingShingle CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
LUCINI, Joici Cristina
Alelopatia
Interferência
Fitotoxidez
Planta daninha
title_short CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
title_full CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
title_fullStr CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
title_full_unstemmed CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
title_sort CONTROLE DE PICÃO - PRETO COM EXTRATO DE Nicotiana tabacum L.
author LUCINI, Joici Cristina
author_facet LUCINI, Joici Cristina
BAVARESCO, Julia
FUKUI, Fernanda Mayumi Jurach
RICARDO, Letycia Lopes
ZONETTI, Patricia da Costa
author_role author
author2 BAVARESCO, Julia
FUKUI, Fernanda Mayumi Jurach
RICARDO, Letycia Lopes
ZONETTI, Patricia da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCINI, Joici Cristina
BAVARESCO, Julia
FUKUI, Fernanda Mayumi Jurach
RICARDO, Letycia Lopes
ZONETTI, Patricia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopatia
Interferência
Fitotoxidez
Planta daninha
topic Alelopatia
Interferência
Fitotoxidez
Planta daninha
description Este trabalho visou avaliar efeitos de extratos aquosos e resíduo do processamento de fumo (Nicotiana tabacum L.) sobre a germinação de sementes de picão- preto (Bidenssp). Os extratos aquosos foram preparados com o pecíolo,limbo foliar e com o resíduo. Os extratos a 5% foram obtidos através de três técnicas: infusão, maceração e decocção. O ensaio consistiu em aplicar os diferentes tratamentos sobre papel germitest em caixas plásticas tipo “gerbox” com 50 sementes cada. Como controle foi utilizado água destilada.As caixas foram incubadas em câmara tipo B.O.D. sob temperatura diurna de 30°C e noturna de 20°C, em um fotoperíodo de 14 horas. Foram avaliados a porcentagem de germinação (%G) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Os dados foram submetidos a análise de variância e os tratamentos comparados pelo teste de Tukey a 5%. Em decorrência dos dados obtidos, realizou- se ensaio com diferentes concentrações do tratamento com limbo foliar nas concentrações: 0, 1, 2, 3, 4 e 5%, nas mesmas condições do primeiro ensaio, neste estudo foi realizado regressão . Não houve interação significativa entre tipo de extração e partes utilizadas da planta. As melhores formas de extração aquosa foram a decocção e maceração. Os extratos obtidos da planta reduziram a germinação e provocaram atrasos no processo germinativo. Quanto maior a concentração do extrato do limbo foliar, maior foi a supressão das sementes germinadas. As folhas do fumo controlaram a germinação do picão- preto apresentando- se como fitotóxica e com potencial para estudos alelopáticos inibitórios sobre a germinação de diferentes plantas daninhas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T20:44:28Z
2019-12-06T20:44:28Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3358
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771958041247744