FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppo, Jéssica Caroline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bronholi, Diego, Friedrich, Jussara Carla Conti, Fois, Diego Fatecha, Nozaki, Márcia de Holanda, Alves Neto, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1211
Resumo: Os inoculantes na cultura da soja atuam no auxílio da obtenção do nitrogênio do solo com diferentes bactérias, pelo processo chamado de fixação biológica do nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a adubação nitrogenada, e inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio em soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo estes: 1 - Testemunha, 2 - Adubação nitrogenada com 200 kg ha-1 de nitrogênio parcelados (1/2 na semeadura e 1/2em cobertura), 3 - Inoculação com Bradyrhizobium na semeadura, na concentração de 5X10? UFC g-¹, 4 - inoculação com Azospirillum brasilense na semeadura, na concentração de 2,0x10? células mL-¹, e 5 - co-inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense na semeadura. A inoculação foi realizada no mesmo dia da semeadura. Avaliou-se o número e massa seca dos nódulos, altura das plantas, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e a produtividade final em kg ha-1. A adubação nitrogenada não apresentou incrementos de rendimento e componentes de produtividade. A inoculação com Bradyrhizobium Japonicun e a co-inoculação apresentaram maior número de nódulos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que a inoculação via sementes com inoculantes, apresenta a opção adequada para reduzir a demanda por adubação nitrogenada.
id UNICESU -1_1f33fee303777d58b2a93400fe45ac72
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1211
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJAInoculaçãoBradyrhizobium japonicumFixação biológica de nitrogênioOs inoculantes na cultura da soja atuam no auxílio da obtenção do nitrogênio do solo com diferentes bactérias, pelo processo chamado de fixação biológica do nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a adubação nitrogenada, e inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio em soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo estes: 1 - Testemunha, 2 - Adubação nitrogenada com 200 kg ha-1 de nitrogênio parcelados (1/2 na semeadura e 1/2em cobertura), 3 - Inoculação com Bradyrhizobium na semeadura, na concentração de 5X10? UFC g-¹, 4 - inoculação com Azospirillum brasilense na semeadura, na concentração de 2,0x10? células mL-¹, e 5 - co-inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense na semeadura. A inoculação foi realizada no mesmo dia da semeadura. Avaliou-se o número e massa seca dos nódulos, altura das plantas, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e a produtividade final em kg ha-1. A adubação nitrogenada não apresentou incrementos de rendimento e componentes de produtividade. A inoculação com Bradyrhizobium Japonicun e a co-inoculação apresentaram maior número de nódulos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que a inoculação via sementes com inoculantes, apresenta a opção adequada para reduzir a demanda por adubação nitrogenada.Unicesumar2019-08-07T12:22:39Z2019-08-07T12:22:39Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1211otherCoppo, Jéssica CarolineBronholi, DiegoFriedrich, Jussara Carla ContiFois, Diego FatechaNozaki, Márcia de HolandaAlves Neto, Alfredoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:55.436Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
title FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
spellingShingle FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
Coppo, Jéssica Caroline
Inoculação
Bradyrhizobium japonicum
Fixação biológica de nitrogênio
title_short FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
title_full FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
title_fullStr FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
title_full_unstemmed FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
title_sort FERTILIZAÇÃO BIOLÓGICA E NITROGENADA NA CULTURA DA SOJA
author Coppo, Jéssica Caroline
author_facet Coppo, Jéssica Caroline
Bronholi, Diego
Friedrich, Jussara Carla Conti
Fois, Diego Fatecha
Nozaki, Márcia de Holanda
Alves Neto, Alfredo
author_role author
author2 Bronholi, Diego
Friedrich, Jussara Carla Conti
Fois, Diego Fatecha
Nozaki, Márcia de Holanda
Alves Neto, Alfredo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppo, Jéssica Caroline
Bronholi, Diego
Friedrich, Jussara Carla Conti
Fois, Diego Fatecha
Nozaki, Márcia de Holanda
Alves Neto, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Inoculação
Bradyrhizobium japonicum
Fixação biológica de nitrogênio
topic Inoculação
Bradyrhizobium japonicum
Fixação biológica de nitrogênio
dc.description.none.fl_txt_mv Os inoculantes na cultura da soja atuam no auxílio da obtenção do nitrogênio do solo com diferentes bactérias, pelo processo chamado de fixação biológica do nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a adubação nitrogenada, e inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio em soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo estes: 1 - Testemunha, 2 - Adubação nitrogenada com 200 kg ha-1 de nitrogênio parcelados (1/2 na semeadura e 1/2em cobertura), 3 - Inoculação com Bradyrhizobium na semeadura, na concentração de 5X10? UFC g-¹, 4 - inoculação com Azospirillum brasilense na semeadura, na concentração de 2,0x10? células mL-¹, e 5 - co-inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense na semeadura. A inoculação foi realizada no mesmo dia da semeadura. Avaliou-se o número e massa seca dos nódulos, altura das plantas, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e a produtividade final em kg ha-1. A adubação nitrogenada não apresentou incrementos de rendimento e componentes de produtividade. A inoculação com Bradyrhizobium Japonicun e a co-inoculação apresentaram maior número de nódulos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que a inoculação via sementes com inoculantes, apresenta a opção adequada para reduzir a demanda por adubação nitrogenada.
description Os inoculantes na cultura da soja atuam no auxílio da obtenção do nitrogênio do solo com diferentes bactérias, pelo processo chamado de fixação biológica do nitrogênio. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a adubação nitrogenada, e inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio em soja. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo estes: 1 - Testemunha, 2 - Adubação nitrogenada com 200 kg ha-1 de nitrogênio parcelados (1/2 na semeadura e 1/2em cobertura), 3 - Inoculação com Bradyrhizobium na semeadura, na concentração de 5X10? UFC g-¹, 4 - inoculação com Azospirillum brasilense na semeadura, na concentração de 2,0x10? células mL-¹, e 5 - co-inoculação com Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense na semeadura. A inoculação foi realizada no mesmo dia da semeadura. Avaliou-se o número e massa seca dos nódulos, altura das plantas, número de vagens por planta, massa de 1000 grãos e a produtividade final em kg ha-1. A adubação nitrogenada não apresentou incrementos de rendimento e componentes de produtividade. A inoculação com Bradyrhizobium Japonicun e a co-inoculação apresentaram maior número de nódulos e produtividade. Os resultados obtidos permitem concluir que a inoculação via sementes com inoculantes, apresenta a opção adequada para reduzir a demanda por adubação nitrogenada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-07T12:22:39Z
2019-08-07T12:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1211
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1211
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639240257536