HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAN, Sara Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, Heloísa Raquel da, GREGOLETI, Anelisa Mota, ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de, MORO, Nathália, DANTAS, Rodrigo Perles
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3785
Resumo: A transição para a Idade Contemporânea foi marcada, entre outras coisas, por uma revolução médica. É durante o final do século XVIII e todo o século XIX, que surgem diversas correntes, manuais e regulamentações que tem como foco analisar e promover a saúde física, social e moral das sociedades. Neste processo, o corpo feminino é uma personagem primordial enquanto auxílio ao projeto higienizador burguês. A prostituta, como transgressora do que foi considerado saudável para a mulher, foi alvo de diversos estudos e teve seu comportamento classificado, estigmatizado, normatizado e regulamentado. Junto a isso, tem-se, neste período, uma grande preocupação com as doenças venéreas que, desde o século XIV, assolavam a Europa e o mundo, causando milhões de vítimas. Através da transcrição e análise da fonte documental Methodo de atalhar a propagação da Syphilis nas casas publicas de prostituição, estabelecendo regras policiaes regulamentares em harmonia com os novos costumes, instituições, tendentes a melhorar a saúde e a moral publica, datada do ano de 1839 pretende-se, com este estudo, contextualizar o corpo da prostituta enquanto agente de dispersão de doenças físicas e morais.
id UNICESU -1_1faed0969f8b38fae1f4a9f8c289c698
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3785
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)História das Ciências da SaúdeHigienismoSífilisA transição para a Idade Contemporânea foi marcada, entre outras coisas, por uma revolução médica. É durante o final do século XVIII e todo o século XIX, que surgem diversas correntes, manuais e regulamentações que tem como foco analisar e promover a saúde física, social e moral das sociedades. Neste processo, o corpo feminino é uma personagem primordial enquanto auxílio ao projeto higienizador burguês. A prostituta, como transgressora do que foi considerado saudável para a mulher, foi alvo de diversos estudos e teve seu comportamento classificado, estigmatizado, normatizado e regulamentado. Junto a isso, tem-se, neste período, uma grande preocupação com as doenças venéreas que, desde o século XIV, assolavam a Europa e o mundo, causando milhões de vítimas. Através da transcrição e análise da fonte documental Methodo de atalhar a propagação da Syphilis nas casas publicas de prostituição, estabelecendo regras policiaes regulamentares em harmonia com os novos costumes, instituições, tendentes a melhorar a saúde e a moral publica, datada do ano de 1839 pretende-se, com este estudo, contextualizar o corpo da prostituta enquanto agente de dispersão de doenças físicas e morais.UniCesumar2020-01-03T13:55:02Z2020-01-03T13:55:02Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3785otherZAN, Sara FernandaSILVA, Heloísa Raquel daGREGOLETI, Anelisa MotaALMEIDA, Gabrielle Legnaghi deMORO, NatháliaDANTAS, Rodrigo Perlesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:07.797Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
title HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
spellingShingle HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
ZAN, Sara Fernanda
História das Ciências da Saúde
Higienismo
Sífilis
title_short HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
title_full HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
title_fullStr HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
title_full_unstemmed HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
title_sort HIGIENIZANDO MERETRIZES: TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE UM MANUAL DE CONDUTA SANITÁRIA PARA CASAS DE PROSTITUIÇÃO (1839)
author ZAN, Sara Fernanda
author_facet ZAN, Sara Fernanda
SILVA, Heloísa Raquel da
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
author_role author
author2 SILVA, Heloísa Raquel da
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAN, Sara Fernanda
SILVA, Heloísa Raquel da
GREGOLETI, Anelisa Mota
ALMEIDA, Gabrielle Legnaghi de
MORO, Nathália
DANTAS, Rodrigo Perles
dc.subject.por.fl_str_mv História das Ciências da Saúde
Higienismo
Sífilis
topic História das Ciências da Saúde
Higienismo
Sífilis
dc.description.none.fl_txt_mv A transição para a Idade Contemporânea foi marcada, entre outras coisas, por uma revolução médica. É durante o final do século XVIII e todo o século XIX, que surgem diversas correntes, manuais e regulamentações que tem como foco analisar e promover a saúde física, social e moral das sociedades. Neste processo, o corpo feminino é uma personagem primordial enquanto auxílio ao projeto higienizador burguês. A prostituta, como transgressora do que foi considerado saudável para a mulher, foi alvo de diversos estudos e teve seu comportamento classificado, estigmatizado, normatizado e regulamentado. Junto a isso, tem-se, neste período, uma grande preocupação com as doenças venéreas que, desde o século XIV, assolavam a Europa e o mundo, causando milhões de vítimas. Através da transcrição e análise da fonte documental Methodo de atalhar a propagação da Syphilis nas casas publicas de prostituição, estabelecendo regras policiaes regulamentares em harmonia com os novos costumes, instituições, tendentes a melhorar a saúde e a moral publica, datada do ano de 1839 pretende-se, com este estudo, contextualizar o corpo da prostituta enquanto agente de dispersão de doenças físicas e morais.
description A transição para a Idade Contemporânea foi marcada, entre outras coisas, por uma revolução médica. É durante o final do século XVIII e todo o século XIX, que surgem diversas correntes, manuais e regulamentações que tem como foco analisar e promover a saúde física, social e moral das sociedades. Neste processo, o corpo feminino é uma personagem primordial enquanto auxílio ao projeto higienizador burguês. A prostituta, como transgressora do que foi considerado saudável para a mulher, foi alvo de diversos estudos e teve seu comportamento classificado, estigmatizado, normatizado e regulamentado. Junto a isso, tem-se, neste período, uma grande preocupação com as doenças venéreas que, desde o século XIV, assolavam a Europa e o mundo, causando milhões de vítimas. Através da transcrição e análise da fonte documental Methodo de atalhar a propagação da Syphilis nas casas publicas de prostituição, estabelecendo regras policiaes regulamentares em harmonia com os novos costumes, instituições, tendentes a melhorar a saúde e a moral publica, datada do ano de 1839 pretende-se, com este estudo, contextualizar o corpo da prostituta enquanto agente de dispersão de doenças físicas e morais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-03T13:55:02Z
2020-01-03T13:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3785
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3785
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627180584960