ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONDINI, Jackeline
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, Jéssica Cristina Da, LÚCIO, Leia Carolina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5062
Resumo: A água é muito importante para a manutenção da vida, sendo que 2,6% da água doce são disponíveis para o consumo humano. São estabelecidos parâmetros microbiológicos, segundo a portaria nº518 do Ministério da Saúde para determinar a qualidade da água, verificando sua potabilidade e não oferecendo riscos à saúde. A água pode ser obtida de diferentes fontes, no presente trabalho as coletas foram realizadas em um poço artesiano, localizado no município de Jandaia do Sul, Paraná. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa de coliformes totais e fecais, através da metodologia dos tubos múltiplos com o reagente Colilert e, também, análise de bactérias heterotróficas através das placas de Plate Count Agar. Foram analisadas 28 amostras, como pede a portaria nº 518 entre a saída de tratamento e a rede de distribuição. Das 28 amostras, uma amostra da rede de distribuição apresentou coliformes totais, foi realizada a recoleta da mesma em que apresentou a ausência de coliformes totais, nas demais amostras foi detectada a ausência de coliformes totais e fecais. Foram realizadas 4 análises de bactéria heterotrófica, sendo que todas os resultados estão de acordo com que a portaria estabelece como água potável. Portanto os resultados obtidos com as análises estão dentro das normativas estabelecidas pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde, em que a água do poço é considerada potável e destinada ao consumo humano. Logo, torna-se imprescindível a avaliação microbiológica de poços artesianos considerados recursos para o abastecimento da população humana, dentro das normas da portaria nº 518, que indica as fontes naturais de água potável no Brasil.
id UNICESU -1_2211ec7e626b431b2e349305bc73e23a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5062
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PRBactérias heterotróficasColiformes totaisQualidade da águaPoço artesianoA água é muito importante para a manutenção da vida, sendo que 2,6% da água doce são disponíveis para o consumo humano. São estabelecidos parâmetros microbiológicos, segundo a portaria nº518 do Ministério da Saúde para determinar a qualidade da água, verificando sua potabilidade e não oferecendo riscos à saúde. A água pode ser obtida de diferentes fontes, no presente trabalho as coletas foram realizadas em um poço artesiano, localizado no município de Jandaia do Sul, Paraná. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa de coliformes totais e fecais, através da metodologia dos tubos múltiplos com o reagente Colilert e, também, análise de bactérias heterotróficas através das placas de Plate Count Agar. Foram analisadas 28 amostras, como pede a portaria nº 518 entre a saída de tratamento e a rede de distribuição. Das 28 amostras, uma amostra da rede de distribuição apresentou coliformes totais, foi realizada a recoleta da mesma em que apresentou a ausência de coliformes totais, nas demais amostras foi detectada a ausência de coliformes totais e fecais. Foram realizadas 4 análises de bactéria heterotrófica, sendo que todas os resultados estão de acordo com que a portaria estabelece como água potável. Portanto os resultados obtidos com as análises estão dentro das normativas estabelecidas pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde, em que a água do poço é considerada potável e destinada ao consumo humano. Logo, torna-se imprescindível a avaliação microbiológica de poços artesianos considerados recursos para o abastecimento da população humana, dentro das normas da portaria nº 518, que indica as fontes naturais de água potável no Brasil.UniCesumar2020-02-18T20:48:22Z2020-02-18T20:48:22Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5062otherMONDINI, JackelineSILVA, Jéssica Cristina DaLÚCIO, Leia Carolinareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:17.678Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
title ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
spellingShingle ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
MONDINI, Jackeline
Bactérias heterotróficas
Coliformes totais
Qualidade da água
Poço artesiano
title_short ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
title_full ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
title_fullStr ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
title_full_unstemmed ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
title_sort ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO POÇO ARTESIANO DODISTRITO DE SÃO JOSÉ, PR
author MONDINI, Jackeline
author_facet MONDINI, Jackeline
SILVA, Jéssica Cristina Da
LÚCIO, Leia Carolina
author_role author
author2 SILVA, Jéssica Cristina Da
LÚCIO, Leia Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONDINI, Jackeline
SILVA, Jéssica Cristina Da
LÚCIO, Leia Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Bactérias heterotróficas
Coliformes totais
Qualidade da água
Poço artesiano
topic Bactérias heterotróficas
Coliformes totais
Qualidade da água
Poço artesiano
dc.description.none.fl_txt_mv A água é muito importante para a manutenção da vida, sendo que 2,6% da água doce são disponíveis para o consumo humano. São estabelecidos parâmetros microbiológicos, segundo a portaria nº518 do Ministério da Saúde para determinar a qualidade da água, verificando sua potabilidade e não oferecendo riscos à saúde. A água pode ser obtida de diferentes fontes, no presente trabalho as coletas foram realizadas em um poço artesiano, localizado no município de Jandaia do Sul, Paraná. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa de coliformes totais e fecais, através da metodologia dos tubos múltiplos com o reagente Colilert e, também, análise de bactérias heterotróficas através das placas de Plate Count Agar. Foram analisadas 28 amostras, como pede a portaria nº 518 entre a saída de tratamento e a rede de distribuição. Das 28 amostras, uma amostra da rede de distribuição apresentou coliformes totais, foi realizada a recoleta da mesma em que apresentou a ausência de coliformes totais, nas demais amostras foi detectada a ausência de coliformes totais e fecais. Foram realizadas 4 análises de bactéria heterotrófica, sendo que todas os resultados estão de acordo com que a portaria estabelece como água potável. Portanto os resultados obtidos com as análises estão dentro das normativas estabelecidas pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde, em que a água do poço é considerada potável e destinada ao consumo humano. Logo, torna-se imprescindível a avaliação microbiológica de poços artesianos considerados recursos para o abastecimento da população humana, dentro das normas da portaria nº 518, que indica as fontes naturais de água potável no Brasil.
description A água é muito importante para a manutenção da vida, sendo que 2,6% da água doce são disponíveis para o consumo humano. São estabelecidos parâmetros microbiológicos, segundo a portaria nº518 do Ministério da Saúde para determinar a qualidade da água, verificando sua potabilidade e não oferecendo riscos à saúde. A água pode ser obtida de diferentes fontes, no presente trabalho as coletas foram realizadas em um poço artesiano, localizado no município de Jandaia do Sul, Paraná. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa de coliformes totais e fecais, através da metodologia dos tubos múltiplos com o reagente Colilert e, também, análise de bactérias heterotróficas através das placas de Plate Count Agar. Foram analisadas 28 amostras, como pede a portaria nº 518 entre a saída de tratamento e a rede de distribuição. Das 28 amostras, uma amostra da rede de distribuição apresentou coliformes totais, foi realizada a recoleta da mesma em que apresentou a ausência de coliformes totais, nas demais amostras foi detectada a ausência de coliformes totais e fecais. Foram realizadas 4 análises de bactéria heterotrófica, sendo que todas os resultados estão de acordo com que a portaria estabelece como água potável. Portanto os resultados obtidos com as análises estão dentro das normativas estabelecidas pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde, em que a água do poço é considerada potável e destinada ao consumo humano. Logo, torna-se imprescindível a avaliação microbiológica de poços artesianos considerados recursos para o abastecimento da população humana, dentro das normas da portaria nº 518, que indica as fontes naturais de água potável no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T20:48:22Z
2020-02-18T20:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5062
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5062
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948591764930560