NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARÉVALO, Sanmy da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BRASIL, Talita Soares Pessanha, CHARLO, Patrícia Bossolani
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3523
Resumo: Trata- se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os enfermeiros (as) atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá/PR no ano de 2019. Os objetivos foram identificar o nível de conhecimento científico dos enfermeiros da atenção primária no incentivo a gestante ao parto natural. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas elaborado pelas pesquisadoras, e posteriormente a analise dos dados realizado através de frequência absoluta e relativa em uma tabela de Excel. É crucial que os cuidados de enfermagem sejam organizados de forma precisa e concreta deixando claro quais as responsabilidades do enfermeiro frente ao parto humanizado.Diante dos resultados da presente pesquisa a prevalência foi da raça branca e idade entre 36 a 45 anos. 75% dos enfermeiros entrevistados possuem especialização e quanto ao tempo exercendo a atual função sua maioria é de 11 a 15 anos. Obteve- se um predomínio dos profissionais que são a favor do parto natural e que são aptos para orientar gestantes sobre o mesmo, entretanto as gestantes em sua maioria não possuem boa aceitação ao parto natural e buscam mais orientações sobre o parto cesárea. A pesquisa identificou que a maioria dos profissionais tem conhecimento sobre PNAIM e todos sobre o PHPN e Rede Cegonha. Também foi revelado que as unidades sofrem com falta do fornecimento de matérias para orientar as gestantes.
id UNICESU -1_221f43786a88c8a6a3fe5cd2d0d40005
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3523
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIAGestanteParto naturalSaúde da mulherSaúde públicaTrata- se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os enfermeiros (as) atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá/PR no ano de 2019. Os objetivos foram identificar o nível de conhecimento científico dos enfermeiros da atenção primária no incentivo a gestante ao parto natural. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas elaborado pelas pesquisadoras, e posteriormente a analise dos dados realizado através de frequência absoluta e relativa em uma tabela de Excel. É crucial que os cuidados de enfermagem sejam organizados de forma precisa e concreta deixando claro quais as responsabilidades do enfermeiro frente ao parto humanizado.Diante dos resultados da presente pesquisa a prevalência foi da raça branca e idade entre 36 a 45 anos. 75% dos enfermeiros entrevistados possuem especialização e quanto ao tempo exercendo a atual função sua maioria é de 11 a 15 anos. Obteve- se um predomínio dos profissionais que são a favor do parto natural e que são aptos para orientar gestantes sobre o mesmo, entretanto as gestantes em sua maioria não possuem boa aceitação ao parto natural e buscam mais orientações sobre o parto cesárea. A pesquisa identificou que a maioria dos profissionais tem conhecimento sobre PNAIM e todos sobre o PHPN e Rede Cegonha. Também foi revelado que as unidades sofrem com falta do fornecimento de matérias para orientar as gestantes.UniCesumar2019-12-11T16:57:54Z2019-12-11T16:57:54Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3523otherARÉVALO, Sanmy da SilvaBRASIL, Talita Soares PessanhaCHARLO, Patrícia Bossolanireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:03.863Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
title NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
spellingShingle NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
ARÉVALO, Sanmy da Silva
Gestante
Parto natural
Saúde da mulher
Saúde pública
title_short NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
title_full NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
title_fullStr NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
title_full_unstemmed NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
title_sort NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS COM RELAÇÃO AO ESTÍMULO AO PARTO NATURAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
author ARÉVALO, Sanmy da Silva
author_facet ARÉVALO, Sanmy da Silva
BRASIL, Talita Soares Pessanha
CHARLO, Patrícia Bossolani
author_role author
author2 BRASIL, Talita Soares Pessanha
CHARLO, Patrícia Bossolani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARÉVALO, Sanmy da Silva
BRASIL, Talita Soares Pessanha
CHARLO, Patrícia Bossolani
dc.subject.por.fl_str_mv Gestante
Parto natural
Saúde da mulher
Saúde pública
topic Gestante
Parto natural
Saúde da mulher
Saúde pública
dc.description.none.fl_txt_mv Trata- se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os enfermeiros (as) atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá/PR no ano de 2019. Os objetivos foram identificar o nível de conhecimento científico dos enfermeiros da atenção primária no incentivo a gestante ao parto natural. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas elaborado pelas pesquisadoras, e posteriormente a analise dos dados realizado através de frequência absoluta e relativa em uma tabela de Excel. É crucial que os cuidados de enfermagem sejam organizados de forma precisa e concreta deixando claro quais as responsabilidades do enfermeiro frente ao parto humanizado.Diante dos resultados da presente pesquisa a prevalência foi da raça branca e idade entre 36 a 45 anos. 75% dos enfermeiros entrevistados possuem especialização e quanto ao tempo exercendo a atual função sua maioria é de 11 a 15 anos. Obteve- se um predomínio dos profissionais que são a favor do parto natural e que são aptos para orientar gestantes sobre o mesmo, entretanto as gestantes em sua maioria não possuem boa aceitação ao parto natural e buscam mais orientações sobre o parto cesárea. A pesquisa identificou que a maioria dos profissionais tem conhecimento sobre PNAIM e todos sobre o PHPN e Rede Cegonha. Também foi revelado que as unidades sofrem com falta do fornecimento de matérias para orientar as gestantes.
description Trata- se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os enfermeiros (as) atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá/PR no ano de 2019. Os objetivos foram identificar o nível de conhecimento científico dos enfermeiros da atenção primária no incentivo a gestante ao parto natural. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas elaborado pelas pesquisadoras, e posteriormente a analise dos dados realizado através de frequência absoluta e relativa em uma tabela de Excel. É crucial que os cuidados de enfermagem sejam organizados de forma precisa e concreta deixando claro quais as responsabilidades do enfermeiro frente ao parto humanizado.Diante dos resultados da presente pesquisa a prevalência foi da raça branca e idade entre 36 a 45 anos. 75% dos enfermeiros entrevistados possuem especialização e quanto ao tempo exercendo a atual função sua maioria é de 11 a 15 anos. Obteve- se um predomínio dos profissionais que são a favor do parto natural e que são aptos para orientar gestantes sobre o mesmo, entretanto as gestantes em sua maioria não possuem boa aceitação ao parto natural e buscam mais orientações sobre o parto cesárea. A pesquisa identificou que a maioria dos profissionais tem conhecimento sobre PNAIM e todos sobre o PHPN e Rede Cegonha. Também foi revelado que as unidades sofrem com falta do fornecimento de matérias para orientar as gestantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T16:57:54Z
2019-12-11T16:57:54Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3523
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3523
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948612904222720