JÓ: ENTRE A TRADIÇÃO E A EXPERIÊNCIA – REFLEXÃO SOBRE A CRISE DO DISCURSO TEOLÓGICO NO PERÍODO PÓS-EXÍLICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6918 |
Resumo: | O período pós-exílico proporcionou crises para Israel que atingiram todos os âmbitos da vida desse povo. Sobretudo, e de especial importância para esta pesquisa, atingiu profundamente o discurso teológico. Toda uma tradição que se desenvolveu durante muito tempo se vê incapaz de responder aos novos problemas insurgentes dos acontecimentos que atingem Israel. A pesquisa consiste em demonstrar o conflito, a partir do livro de Jó, entre as afirmações da antiga tradição sapiencial a respeito de Deus e as afirmações que o poeta/autor de Jó faz por meio de seu personagem. O objetivo é descrever a crise do discurso teológico no pós-exílio a partir do livro de Jó – mais precisamente a partir da perícope 42,1-8 – um período que exige que as questões “quem é Deus (Iahweh)” e como esse Deus age em relação à injustiça sejam respondidas. Tanto a tradição como Jó, a partir de sua experiência, procuram respondê-la. Os resultados desses esforços serão diferenciados, uma vez que Jó nega a doutrina da retribuição e apresenta um discurso teológico baseado na concepção de um Deus que não preocupa-se em retribuir o homem em seus esforços, mas que o acompanha mesmo nos momentos mais difíceis e de sofrimento. |
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JÓ: ENTRE A TRADIÇÃO E A EXPERIÊNCIA – REFLEXÃO SOBRE A CRISE DO DISCURSO TEOLÓGICO NO PERÍODO PÓS-EXÍLICOPós-exílioDoutrina da retribuiçãoCrise do discurso teológicoO período pós-exílico proporcionou crises para Israel que atingiram todos os âmbitos da vida desse povo. Sobretudo, e de especial importância para esta pesquisa, atingiu profundamente o discurso teológico. Toda uma tradição que se desenvolveu durante muito tempo se vê incapaz de responder aos novos problemas insurgentes dos acontecimentos que atingem Israel. A pesquisa consiste em demonstrar o conflito, a partir do livro de Jó, entre as afirmações da antiga tradição sapiencial a respeito de Deus e as afirmações que o poeta/autor de Jó faz por meio de seu personagem. O objetivo é descrever a crise do discurso teológico no pós-exílio a partir do livro de Jó – mais precisamente a partir da perícope 42,1-8 – um período que exige que as questões “quem é Deus (Iahweh)” e como esse Deus age em relação à injustiça sejam respondidas. Tanto a tradição como Jó, a partir de sua experiência, procuram respondê-la. Os resultados desses esforços serão diferenciados, uma vez que Jó nega a doutrina da retribuição e apresenta um discurso teológico baseado na concepção de um Deus que não preocupa-se em retribuir o homem em seus esforços, mas que o acompanha mesmo nos momentos mais difíceis e de sofrimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T18:59:08Z2007-10-232021-01-28T18:59:08Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6918porCAZAVECHIA, William Robsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:13ZRepositório InstitucionalPRI |
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O período pós-exílico proporcionou crises para Israel que atingiram todos os âmbitos da vida desse povo. Sobretudo, e de especial importância para esta pesquisa, atingiu profundamente o discurso teológico. Toda uma tradição que se desenvolveu durante muito tempo se vê incapaz de responder aos novos problemas insurgentes dos acontecimentos que atingem Israel. A pesquisa consiste em demonstrar o conflito, a partir do livro de Jó, entre as afirmações da antiga tradição sapiencial a respeito de Deus e as afirmações que o poeta/autor de Jó faz por meio de seu personagem. O objetivo é descrever a crise do discurso teológico no pós-exílio a partir do livro de Jó – mais precisamente a partir da perícope 42,1-8 – um período que exige que as questões “quem é Deus (Iahweh)” e como esse Deus age em relação à injustiça sejam respondidas. Tanto a tradição como Jó, a partir de sua experiência, procuram respondê-la. Os resultados desses esforços serão diferenciados, uma vez que Jó nega a doutrina da retribuição e apresenta um discurso teológico baseado na concepção de um Deus que não preocupa-se em retribuir o homem em seus esforços, mas que o acompanha mesmo nos momentos mais difíceis e de sofrimento. |
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