AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Raiane Caroline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAMILO, Maria Luiza Amaro, ABIKO, Rafael Hideki, BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2139
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno que acomete o Brasil e o mundo. O número de pessoas com doença de Alzheimer também tem aumentado exponencialmente, assim como, outras doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, a preocupação com parâmetros de saúde como a composição corporal torna-se importante para esta população devido sua relação com as doenças que mais acometem os idosos, tais como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, osteoporose, depressão, entre outras. Deste modo, destaca-se a doença de Alzheimer, a qual é o principal tipo de demência que acomete a terceira idade. O estudo tem como objetivo correlacionar o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal. Trata- se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo transversal-observacional. Será utilizada a amostra por conveniência, constituída por 50 idosos, de ambos os sexos, com doença de Alzheimer, que residem na instituição de longa permanência Casa de Repouso Maanain. Como critério de inclusão os participantes da pesquisa deverão ter entre 60 e 80 anos, estarem morando em instituição de longa permanência por pelo menos 1 (um) ano e terem o diagnóstico de doença de Alzheimer. Serão excluídos aqueles que estiverem agressivos no momento da coleta de dados e que tenham alguma deficiência física que possa comprometer a coleta de dados ou que estejam acamados. Será utilizado bioimpedanciometria, mediante a utilização do aparelho multifrequencial octapolar (InBody®, modelo 570 Body Composition Analyzers, Coreia do Sul) para a avaliação corporal. Para análise dos dados será realizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial pelo software estatístico SPSS 20.0 (IBM, Inc., Estados Unidos da América), adotando nível de significância de 5%. Espera-se encontrar correlação entre o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal, tais como a massa muscular, a gordura e a água corporal.
id UNICESU -1_25d7c20e64089eca1b5a0df8a98f04b1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2139
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMERDemência senilInstituição de longa permanência para idososPromoção da SaúdeO envelhecimento populacional é um fenômeno que acomete o Brasil e o mundo. O número de pessoas com doença de Alzheimer também tem aumentado exponencialmente, assim como, outras doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, a preocupação com parâmetros de saúde como a composição corporal torna-se importante para esta população devido sua relação com as doenças que mais acometem os idosos, tais como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, osteoporose, depressão, entre outras. Deste modo, destaca-se a doença de Alzheimer, a qual é o principal tipo de demência que acomete a terceira idade. O estudo tem como objetivo correlacionar o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal. Trata- se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo transversal-observacional. Será utilizada a amostra por conveniência, constituída por 50 idosos, de ambos os sexos, com doença de Alzheimer, que residem na instituição de longa permanência Casa de Repouso Maanain. Como critério de inclusão os participantes da pesquisa deverão ter entre 60 e 80 anos, estarem morando em instituição de longa permanência por pelo menos 1 (um) ano e terem o diagnóstico de doença de Alzheimer. Serão excluídos aqueles que estiverem agressivos no momento da coleta de dados e que tenham alguma deficiência física que possa comprometer a coleta de dados ou que estejam acamados. Será utilizado bioimpedanciometria, mediante a utilização do aparelho multifrequencial octapolar (InBody®, modelo 570 Body Composition Analyzers, Coreia do Sul) para a avaliação corporal. Para análise dos dados será realizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial pelo software estatístico SPSS 20.0 (IBM, Inc., Estados Unidos da América), adotando nível de significância de 5%. Espera-se encontrar correlação entre o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal, tais como a massa muscular, a gordura e a água corporal.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-23T17:56:56Z2019-08-23T17:56:56Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2139porGARCIA, Raiane CarolineCAMILO, Maria Luiza AmaroABIKO, Rafael HidekiBERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
title AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
spellingShingle AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
GARCIA, Raiane Caroline
Demência senil
Instituição de longa permanência para idosos
Promoção da Saúde
title_short AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
title_fullStr AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
title_sort AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
author GARCIA, Raiane Caroline
author_facet GARCIA, Raiane Caroline
CAMILO, Maria Luiza Amaro
ABIKO, Rafael Hideki
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author_role author
author2 CAMILO, Maria Luiza Amaro
ABIKO, Rafael Hideki
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Raiane Caroline
CAMILO, Maria Luiza Amaro
ABIKO, Rafael Hideki
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Demência senil
Instituição de longa permanência para idosos
Promoção da Saúde
topic Demência senil
Instituição de longa permanência para idosos
Promoção da Saúde
description O envelhecimento populacional é um fenômeno que acomete o Brasil e o mundo. O número de pessoas com doença de Alzheimer também tem aumentado exponencialmente, assim como, outras doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, a preocupação com parâmetros de saúde como a composição corporal torna-se importante para esta população devido sua relação com as doenças que mais acometem os idosos, tais como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica, osteoporose, depressão, entre outras. Deste modo, destaca-se a doença de Alzheimer, a qual é o principal tipo de demência que acomete a terceira idade. O estudo tem como objetivo correlacionar o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal. Trata- se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo transversal-observacional. Será utilizada a amostra por conveniência, constituída por 50 idosos, de ambos os sexos, com doença de Alzheimer, que residem na instituição de longa permanência Casa de Repouso Maanain. Como critério de inclusão os participantes da pesquisa deverão ter entre 60 e 80 anos, estarem morando em instituição de longa permanência por pelo menos 1 (um) ano e terem o diagnóstico de doença de Alzheimer. Serão excluídos aqueles que estiverem agressivos no momento da coleta de dados e que tenham alguma deficiência física que possa comprometer a coleta de dados ou que estejam acamados. Será utilizado bioimpedanciometria, mediante a utilização do aparelho multifrequencial octapolar (InBody®, modelo 570 Body Composition Analyzers, Coreia do Sul) para a avaliação corporal. Para análise dos dados será realizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial pelo software estatístico SPSS 20.0 (IBM, Inc., Estados Unidos da América), adotando nível de significância de 5%. Espera-se encontrar correlação entre o grau de acometimento da doença de Alzheimer em idosos institucionalizados com as variáveis da composição corporal, tais como a massa muscular, a gordura e a água corporal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-23T17:56:56Z
2019-08-23T17:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2139
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928068751360