CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Luisa de Oliveira Demarchi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MULLER, Verônica Regina
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5416
Resumo: Este estudo teve o objetivo principal de analisar como se constituem as culturas infantis nas comunidades quilombolas no Estado do Paraná. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, voltada para a análise das produções teóricas a respeito das culturas infantis nas comunidades quilombolas, dedicando-nos especialmente a identificamos as categorias e características da cultura da infância no relatório da investigação dos grupos quilombolas do Grupo de Pesquisa, Corpo,Cultura e Ludicidade do DEF/UEM. Em alguns artigos do relatório não encontramos registro sobre as crianças. Também tivemos dificuldade em encontrar na literatura disponível algumas categorias identificadas nas comunidades. Entre outros resultados, observamos que as crianças brincam juntas nos espaços e com os recursos disponíveis para elas dentro das comunidades, mesmo que estes não tenham sido pensados para elas. Além disso, utilizam-se pouco de brinquedos industrializados e as brincadeiras acontecem em muitos momentos, entre as crianças de diferentes idades e gênero.
id UNICESU -1_266ff7c6dad66259f6b93a06eec2b1d5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5416
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁComunidades quilombolasCultura infantilBrincadeirasEste estudo teve o objetivo principal de analisar como se constituem as culturas infantis nas comunidades quilombolas no Estado do Paraná. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, voltada para a análise das produções teóricas a respeito das culturas infantis nas comunidades quilombolas, dedicando-nos especialmente a identificamos as categorias e características da cultura da infância no relatório da investigação dos grupos quilombolas do Grupo de Pesquisa, Corpo,Cultura e Ludicidade do DEF/UEM. Em alguns artigos do relatório não encontramos registro sobre as crianças. Também tivemos dificuldade em encontrar na literatura disponível algumas categorias identificadas nas comunidades. Entre outros resultados, observamos que as crianças brincam juntas nos espaços e com os recursos disponíveis para elas dentro das comunidades, mesmo que estes não tenham sido pensados para elas. Além disso, utilizam-se pouco de brinquedos industrializados e as brincadeiras acontecem em muitos momentos, entre as crianças de diferentes idades e gênero.UniCesumar2020-03-25T19:59:33Z2020-03-25T19:59:33Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5416otherCOSTA, Luisa de Oliveira DemarchiMULLER, Verônica Reginareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:59.59Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
title CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
COSTA, Luisa de Oliveira Demarchi
Comunidades quilombolas
Cultura infantil
Brincadeiras
title_short CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
title_full CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
title_sort CARACTERÍSTICAS DAS CULTURAS INFANTIS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ
author COSTA, Luisa de Oliveira Demarchi
author_facet COSTA, Luisa de Oliveira Demarchi
MULLER, Verônica Regina
author_role author
author2 MULLER, Verônica Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Luisa de Oliveira Demarchi
MULLER, Verônica Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades quilombolas
Cultura infantil
Brincadeiras
topic Comunidades quilombolas
Cultura infantil
Brincadeiras
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve o objetivo principal de analisar como se constituem as culturas infantis nas comunidades quilombolas no Estado do Paraná. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, voltada para a análise das produções teóricas a respeito das culturas infantis nas comunidades quilombolas, dedicando-nos especialmente a identificamos as categorias e características da cultura da infância no relatório da investigação dos grupos quilombolas do Grupo de Pesquisa, Corpo,Cultura e Ludicidade do DEF/UEM. Em alguns artigos do relatório não encontramos registro sobre as crianças. Também tivemos dificuldade em encontrar na literatura disponível algumas categorias identificadas nas comunidades. Entre outros resultados, observamos que as crianças brincam juntas nos espaços e com os recursos disponíveis para elas dentro das comunidades, mesmo que estes não tenham sido pensados para elas. Além disso, utilizam-se pouco de brinquedos industrializados e as brincadeiras acontecem em muitos momentos, entre as crianças de diferentes idades e gênero.
description Este estudo teve o objetivo principal de analisar como se constituem as culturas infantis nas comunidades quilombolas no Estado do Paraná. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, voltada para a análise das produções teóricas a respeito das culturas infantis nas comunidades quilombolas, dedicando-nos especialmente a identificamos as categorias e características da cultura da infância no relatório da investigação dos grupos quilombolas do Grupo de Pesquisa, Corpo,Cultura e Ludicidade do DEF/UEM. Em alguns artigos do relatório não encontramos registro sobre as crianças. Também tivemos dificuldade em encontrar na literatura disponível algumas categorias identificadas nas comunidades. Entre outros resultados, observamos que as crianças brincam juntas nos espaços e com os recursos disponíveis para elas dentro das comunidades, mesmo que estes não tenham sido pensados para elas. Além disso, utilizam-se pouco de brinquedos industrializados e as brincadeiras acontecem em muitos momentos, entre as crianças de diferentes idades e gênero.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T19:59:33Z
2020-03-25T19:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5416
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5416
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595527221248