A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS CAMINHOS PARA A CONCILIAÇÃO DA MAIOR LITIGANTE DO PAÍS – UMA CORELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E SATISFAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2893 |
Resumo: | A Administração Pública é a maior litigante processual, e as demandas que envolvem o Poder Público, geralmente no pólo passivo, se arrastam jurídica e processualmente. A própria Administração Pública, por intermédio do Poder Legislativo tem implementado diuturnamente mecanismos para minimizar o processo judicial e promover a reestruturação das relações sociais. As leis que estimulam a conciliação e a arbitragem demonstram que também a Administração Pública deve se curvar ao mecanismo da conciliação, demonstrando assim atendimento ao princípio da eficiência, bem como da satisfação do interesse público, já que a diminuição de demandas implica diretamente na diminuição de custos da própria máquina administrativa que, se ocupa menos da lide processual e concretiza os interesses efetivos de cada carreira pública, institucionalmente mais organizado. |
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A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS CAMINHOS PARA A CONCILIAÇÃO DA MAIOR LITIGANTE DO PAÍS – UMA CORELAÇÃO ENTRE O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E SATISFAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICOAdministração públicaEficiênciaInteresse públicoA Administração Pública é a maior litigante processual, e as demandas que envolvem o Poder Público, geralmente no pólo passivo, se arrastam jurídica e processualmente. A própria Administração Pública, por intermédio do Poder Legislativo tem implementado diuturnamente mecanismos para minimizar o processo judicial e promover a reestruturação das relações sociais. As leis que estimulam a conciliação e a arbitragem demonstram que também a Administração Pública deve se curvar ao mecanismo da conciliação, demonstrando assim atendimento ao princípio da eficiência, bem como da satisfação do interesse público, já que a diminuição de demandas implica diretamente na diminuição de custos da própria máquina administrativa que, se ocupa menos da lide processual e concretiza os interesses efetivos de cada carreira pública, institucionalmente mais organizado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-19T19:34:32Z2019-11-19T19:34:32Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2893porCASADO, Aline Gabriela PescaroliREIS, Mylene Manfirnato dosFERNANDES, Lucia ReginaGONÇALVES, Okçana Yuri BuenoSILVA, Tatiana Manna Bellasalma eSILVA, Ricardo da Silveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:51:50ZRepositório InstitucionalPRI |
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