DESEMPENHO MOTOR EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MARINGÁ
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7791 |
Resumo: | O estímulo de atividades físicas na vida escolar pode ser fator determinante para adoção de um estilo de vida ativo ao longo da vida. Associado a isso parece que índices de aptidão física e motora adequados em crianças e adolescentes os tornam mais aptos a realizar as tarefas do dia-a-dia, ajudando no processo de desenvolvimento e prevenindo doenças desenvolvidas pela vida sedentária. Dessa forma, esse estudo descritivo de corte transversal (10 a 15 anos) buscou verificar os níveis de desempenho motor em estudantes de escola pública (EP) de Maringá. Foram avaliados 193 estudantes (masculino = 98; feminino = 95) das faixas etárias de 11 a 15 anos. Os alunos foram submetidos aos testes de resistência muscular abdominal (rep/min), flexibilidade linear através do teste sentar-e-alcançar (cm) (Banco de Well’s), impulsão horizontal (cm) e corrida de doze minutos (m). Utilizou-se para análise a estatística descritiva com valores expressos em média e desvio padrão para cada unidade etária e classificação por níveis segundo percentil. Os resultados principais em média foram: Masculino (M) - Resistência Abdominal (RA) 11 anos=28; 12 a=23; 13 a=26; 14 a=22; 15 a=25; Flexibilidade (F) 11 a=21; 12 a=19; 13 a=20; 14 a=18; 15 a=19; Impulsão Horizontal (IH) 11 a=150; 12 a=156; 13 a=166; 14 a=168; 15 a=186; Corrida de 12min (12’) 11 a=1812; 12 a=1693; 13 a=1810; 14 a=1699; 15 a=1748; Feminino (F) - Resistência Abdominal (RA) 11 anos=16; 12 a=14; 13 a=18; 14 a=15; 15 a=15; Flexibilidade (F) 11 a=23; 12 a=21; 13 a=24; 14 a=22; 15 a=26; Impulsão Horizontal (IH) 11 a=136; 12 a=134; 13 a=136; 14 a=131; 15 a=128; Corrida de 12min (12’) 11 a=1443; 12 a=1555; 13 a=1378; 14 a=1275; 15 a=1326; Em praticamente todos os casos não se atingiu os níveis mínimos sugeridos para cada faixa etária, sendo classificado em prevalência como nível baixo, muito baixo e extremamente baixo. Dessa forma acredita-se que intervenções que busquem desenvolver aptidões motoras possam ser favoráveis ainda em idade escolar, assim como promover consciência coletiva (pais, alunos e professores) da importância do estilo de vida ativo como agente de prevenção de doenças e promoção de saúde e qualidade de vida nas populações. |
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