CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRILO, Daiane Krause
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz, MELO, Willian Augusto de, LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5387
Resumo: O Ministério da Saúde preconiza programas que dão assistência a recém nascidos de risco onde cada município estabelece suas ações. Em Maringá, o programa recebe o nome de “Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco”, tem como objetivo acompanhar bebês que apresentem fatores diversos de risco para morbimortalidade. O objetivo deste estudo é caracterizar o acompanhamento do recém nascido de risco no município de Maringá-Paraná, entre os anos de 2006 a 2008, através da avaliação das fichas cadastrais do programa. Foram analisadas 108 fichas de recém nascidos cadastrados no programa de vigilância. 97% das crianças inclusas no programa possuem como fator de risco para o adoecer terem nascido prematuras e com menos de 2500g. Também, 31% das crianças são filhas de mães adolescentes, que por serem geradas em um período de transformação corporal da sua mãe, tem risco de agravos durante a gestação. Em relação às informações pertinentes ao registro do crescimento e desenvolvimento das crianças, apenas os dados relativos a peso estatura, que são verificados na maternidade estavam anotados. Através da avaliação das fichas de acompanhamento dos recém nascidos cadastrados no Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco no município de Maringá, não é possível identificar as estratégias de ação desenvolvidas pelas equipes de saúde, abrindo, desta forma, margem para a dúvida do real acompanhamento destas crianças. Conhecer os aspectos nutricionais, imunológicos, de crescimento e desenvolvimento infantil são importantes para a implantação e implementação de políticas de saúde que visem a redução da mortalidade e infantil.
id UNICESU -1_283fd35109d89df0fef0479c80a2bd6d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5387
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁEstratégias de açãoMorbimortalidadeRecém nascido de riscoO Ministério da Saúde preconiza programas que dão assistência a recém nascidos de risco onde cada município estabelece suas ações. Em Maringá, o programa recebe o nome de “Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco”, tem como objetivo acompanhar bebês que apresentem fatores diversos de risco para morbimortalidade. O objetivo deste estudo é caracterizar o acompanhamento do recém nascido de risco no município de Maringá-Paraná, entre os anos de 2006 a 2008, através da avaliação das fichas cadastrais do programa. Foram analisadas 108 fichas de recém nascidos cadastrados no programa de vigilância. 97% das crianças inclusas no programa possuem como fator de risco para o adoecer terem nascido prematuras e com menos de 2500g. Também, 31% das crianças são filhas de mães adolescentes, que por serem geradas em um período de transformação corporal da sua mãe, tem risco de agravos durante a gestação. Em relação às informações pertinentes ao registro do crescimento e desenvolvimento das crianças, apenas os dados relativos a peso estatura, que são verificados na maternidade estavam anotados. Através da avaliação das fichas de acompanhamento dos recém nascidos cadastrados no Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco no município de Maringá, não é possível identificar as estratégias de ação desenvolvidas pelas equipes de saúde, abrindo, desta forma, margem para a dúvida do real acompanhamento destas crianças. Conhecer os aspectos nutricionais, imunológicos, de crescimento e desenvolvimento infantil são importantes para a implantação e implementação de políticas de saúde que visem a redução da mortalidade e infantil.UniCesumar2020-03-25T13:50:54Z2020-03-25T13:50:54Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5387otherGRILO, Daiane KrauseSCARDOELLI, Márcia Glaciela da CruzMELO, Willian Augusto deLUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:42.756Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
GRILO, Daiane Krause
Estratégias de ação
Morbimortalidade
Recém nascido de risco
title_short CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_full CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_sort CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
author GRILO, Daiane Krause
author_facet GRILO, Daiane Krause
SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz
MELO, Willian Augusto de
LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
author_role author
author2 SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz
MELO, Willian Augusto de
LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRILO, Daiane Krause
SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz
MELO, Willian Augusto de
LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ação
Morbimortalidade
Recém nascido de risco
topic Estratégias de ação
Morbimortalidade
Recém nascido de risco
dc.description.none.fl_txt_mv O Ministério da Saúde preconiza programas que dão assistência a recém nascidos de risco onde cada município estabelece suas ações. Em Maringá, o programa recebe o nome de “Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco”, tem como objetivo acompanhar bebês que apresentem fatores diversos de risco para morbimortalidade. O objetivo deste estudo é caracterizar o acompanhamento do recém nascido de risco no município de Maringá-Paraná, entre os anos de 2006 a 2008, através da avaliação das fichas cadastrais do programa. Foram analisadas 108 fichas de recém nascidos cadastrados no programa de vigilância. 97% das crianças inclusas no programa possuem como fator de risco para o adoecer terem nascido prematuras e com menos de 2500g. Também, 31% das crianças são filhas de mães adolescentes, que por serem geradas em um período de transformação corporal da sua mãe, tem risco de agravos durante a gestação. Em relação às informações pertinentes ao registro do crescimento e desenvolvimento das crianças, apenas os dados relativos a peso estatura, que são verificados na maternidade estavam anotados. Através da avaliação das fichas de acompanhamento dos recém nascidos cadastrados no Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco no município de Maringá, não é possível identificar as estratégias de ação desenvolvidas pelas equipes de saúde, abrindo, desta forma, margem para a dúvida do real acompanhamento destas crianças. Conhecer os aspectos nutricionais, imunológicos, de crescimento e desenvolvimento infantil são importantes para a implantação e implementação de políticas de saúde que visem a redução da mortalidade e infantil.
description O Ministério da Saúde preconiza programas que dão assistência a recém nascidos de risco onde cada município estabelece suas ações. Em Maringá, o programa recebe o nome de “Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco”, tem como objetivo acompanhar bebês que apresentem fatores diversos de risco para morbimortalidade. O objetivo deste estudo é caracterizar o acompanhamento do recém nascido de risco no município de Maringá-Paraná, entre os anos de 2006 a 2008, através da avaliação das fichas cadastrais do programa. Foram analisadas 108 fichas de recém nascidos cadastrados no programa de vigilância. 97% das crianças inclusas no programa possuem como fator de risco para o adoecer terem nascido prematuras e com menos de 2500g. Também, 31% das crianças são filhas de mães adolescentes, que por serem geradas em um período de transformação corporal da sua mãe, tem risco de agravos durante a gestação. Em relação às informações pertinentes ao registro do crescimento e desenvolvimento das crianças, apenas os dados relativos a peso estatura, que são verificados na maternidade estavam anotados. Através da avaliação das fichas de acompanhamento dos recém nascidos cadastrados no Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco no município de Maringá, não é possível identificar as estratégias de ação desenvolvidas pelas equipes de saúde, abrindo, desta forma, margem para a dúvida do real acompanhamento destas crianças. Conhecer os aspectos nutricionais, imunológicos, de crescimento e desenvolvimento infantil são importantes para a implantação e implementação de políticas de saúde que visem a redução da mortalidade e infantil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T13:50:54Z
2020-03-25T13:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5387
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5387
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635622670336