MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Willian Almeida da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Andréia Vieira, Lima, Lainy Leiny de, Gomes, Célia Regina de Godoy, Sant’ana, Débora de Mello Gonçalves, Barbosa, Carmem Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1150
Resumo: A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório. Sua infecção ocorre por ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos ou cistos teciduais presentes em carne crua ou malcozida. Geralmente se manifesta de forma assintomática quando se encontra em sua fase aguda, ocorrendo alta proliferação e disseminação do parasito pelo organismo do hospedeiro. Em sua forma crônica, o T. gondii se encontra na forma de cistos localizados preferencialmente no tecido nervoso e muscular. No presente estudo, 30 camundongos machos com 60 dias de vida foram divididos em 6 grupos, sendo 3 grupos controles não infectados (GC) e 3 grupos infectados (n = 5 animais por grupo). Para a infecção, foram utilizados cistos de T. Gondii, estirpe ME-49 (genótipo II). Todos os grupos foram eutanasiados 7, 15 e 45 dias após a infecção e os corações foram coletados para a realização de uma análise histopatológica e quantificação dos parâmetros inflamatórios. Nossos resultados mostraram que as lesões no miocárdio identificadas neste modelo experimental foram consideradas moderadas e os infiltrados observados foram focais e difusos, de intensidade discreta em todos os períodos avaliados. Todavia, alterações inflamatórias mais pronunciadas foram observadas no grupo 45 dias após, onde houveram infiltrados inflamatórios intensos, com maior número de células distribuídas difusamente no campo, bem como a presença de edema interfibrilar e pericardite.
id UNICESU -1_29dc33e946c52b00c2648884451db638
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1150
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDIICoraçãoInfiltrados inflamatóriostoxoplasmoseA toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório. Sua infecção ocorre por ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos ou cistos teciduais presentes em carne crua ou malcozida. Geralmente se manifesta de forma assintomática quando se encontra em sua fase aguda, ocorrendo alta proliferação e disseminação do parasito pelo organismo do hospedeiro. Em sua forma crônica, o T. gondii se encontra na forma de cistos localizados preferencialmente no tecido nervoso e muscular. No presente estudo, 30 camundongos machos com 60 dias de vida foram divididos em 6 grupos, sendo 3 grupos controles não infectados (GC) e 3 grupos infectados (n = 5 animais por grupo). Para a infecção, foram utilizados cistos de T. Gondii, estirpe ME-49 (genótipo II). Todos os grupos foram eutanasiados 7, 15 e 45 dias após a infecção e os corações foram coletados para a realização de uma análise histopatológica e quantificação dos parâmetros inflamatórios. Nossos resultados mostraram que as lesões no miocárdio identificadas neste modelo experimental foram consideradas moderadas e os infiltrados observados foram focais e difusos, de intensidade discreta em todos os períodos avaliados. Todavia, alterações inflamatórias mais pronunciadas foram observadas no grupo 45 dias após, onde houveram infiltrados inflamatórios intensos, com maior número de células distribuídas difusamente no campo, bem como a presença de edema interfibrilar e pericardite.Unicesumar2019-08-06T12:58:41Z2019-08-06T12:58:41Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1150otherSilva, Matheus Willian Almeida daPereira, Andréia VieiraLima, Lainy Leiny deGomes, Célia Regina de GodoySant’ana, Débora de Mello GonçalvesBarbosa, Carmem Patríciareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:39.746Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
title MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
spellingShingle MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
Silva, Matheus Willian Almeida da
Coração
Infiltrados inflamatórios
toxoplasmose
title_short MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
title_full MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
title_fullStr MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
title_full_unstemmed MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
title_sort MIOCARDITE E PERICARDITE COMO CONSEQUÊNCIA DA INFECÇÃO AGUDA E CRÔNICA POR TOXOPLASMA GONDII
author Silva, Matheus Willian Almeida da
author_facet Silva, Matheus Willian Almeida da
Pereira, Andréia Vieira
Lima, Lainy Leiny de
Gomes, Célia Regina de Godoy
Sant’ana, Débora de Mello Gonçalves
Barbosa, Carmem Patrícia
author_role author
author2 Pereira, Andréia Vieira
Lima, Lainy Leiny de
Gomes, Célia Regina de Godoy
Sant’ana, Débora de Mello Gonçalves
Barbosa, Carmem Patrícia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Willian Almeida da
Pereira, Andréia Vieira
Lima, Lainy Leiny de
Gomes, Célia Regina de Godoy
Sant’ana, Débora de Mello Gonçalves
Barbosa, Carmem Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Coração
Infiltrados inflamatórios
toxoplasmose
topic Coração
Infiltrados inflamatórios
toxoplasmose
dc.description.none.fl_txt_mv A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório. Sua infecção ocorre por ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos ou cistos teciduais presentes em carne crua ou malcozida. Geralmente se manifesta de forma assintomática quando se encontra em sua fase aguda, ocorrendo alta proliferação e disseminação do parasito pelo organismo do hospedeiro. Em sua forma crônica, o T. gondii se encontra na forma de cistos localizados preferencialmente no tecido nervoso e muscular. No presente estudo, 30 camundongos machos com 60 dias de vida foram divididos em 6 grupos, sendo 3 grupos controles não infectados (GC) e 3 grupos infectados (n = 5 animais por grupo). Para a infecção, foram utilizados cistos de T. Gondii, estirpe ME-49 (genótipo II). Todos os grupos foram eutanasiados 7, 15 e 45 dias após a infecção e os corações foram coletados para a realização de uma análise histopatológica e quantificação dos parâmetros inflamatórios. Nossos resultados mostraram que as lesões no miocárdio identificadas neste modelo experimental foram consideradas moderadas e os infiltrados observados foram focais e difusos, de intensidade discreta em todos os períodos avaliados. Todavia, alterações inflamatórias mais pronunciadas foram observadas no grupo 45 dias após, onde houveram infiltrados inflamatórios intensos, com maior número de células distribuídas difusamente no campo, bem como a presença de edema interfibrilar e pericardite.
description A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo Toxoplasma gondii, parasito intracelular obrigatório. Sua infecção ocorre por ingestão de alimentos e água contaminados com oocistos ou cistos teciduais presentes em carne crua ou malcozida. Geralmente se manifesta de forma assintomática quando se encontra em sua fase aguda, ocorrendo alta proliferação e disseminação do parasito pelo organismo do hospedeiro. Em sua forma crônica, o T. gondii se encontra na forma de cistos localizados preferencialmente no tecido nervoso e muscular. No presente estudo, 30 camundongos machos com 60 dias de vida foram divididos em 6 grupos, sendo 3 grupos controles não infectados (GC) e 3 grupos infectados (n = 5 animais por grupo). Para a infecção, foram utilizados cistos de T. Gondii, estirpe ME-49 (genótipo II). Todos os grupos foram eutanasiados 7, 15 e 45 dias após a infecção e os corações foram coletados para a realização de uma análise histopatológica e quantificação dos parâmetros inflamatórios. Nossos resultados mostraram que as lesões no miocárdio identificadas neste modelo experimental foram consideradas moderadas e os infiltrados observados foram focais e difusos, de intensidade discreta em todos os períodos avaliados. Todavia, alterações inflamatórias mais pronunciadas foram observadas no grupo 45 dias após, onde houveram infiltrados inflamatórios intensos, com maior número de células distribuídas difusamente no campo, bem como a presença de edema interfibrilar e pericardite.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T12:58:41Z
2019-08-06T12:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1150
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1150
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602769735680