CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANETE, Eliane Pelose
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FERREIRA, Fabiane Pontes Soares, VICENTE, Ana Paula Ghizzo, RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5520
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a caracterização psico-sócio-demográfica da prevalência de sintomas depressivos em gestantes usuárias do serviço de saúde pública de Maringá-PR. Entre junho e outubro de 2008, 116 gestantes que realizavam o pré-natal em 09 Unidades Básicas de Saúde de MaringáPR preencheram dois instrumentos para coleta de dados. A identificação dos sintomas depressivos foi feita através da escala de Edimburgo e os dados referentes às características psico-sócio-demográficas, através de questionário impresso contendo 27 questões abertas e fechadas. A análise dos resultados foi feita através do teste Exato de Fisher para correlação (p<0,05) entre as variáveis psico-sócio-demográficas e a prevalência de sintomas depressivos. Foram encontradas 32 (27,58%) gestantes com pontuação positiva para depressão. Contudo, apenas uma delas (3,12%) fazia tratamento psicológico e duas (6,25%) tinham acompanhamento psiquiátrico. Dentre os fatores de risco associados à prevalência de depressão gestacional, destaca-se o fato de morar sozinha (p=0,0483*), não possuir residência própria (p=0,0037*), ser a principal responsável pela renda familiar (p=0,0001*) e não ter o apoio do companheiro durante a gestação (p=0,0011*). Embora não tenha sido encontrada relevância estatística, o maior número de consultas pré-natal não resultou em menor prevalência de sintomas depressivos, sugerindo assim, que pouca atenção tem sido dada, por parte dos profissionais de saúde, à saúde mental das gestantes. Estes resultados mostram a necessidade de se elaborar e implantar uma ação planejada e voltada à saúde mental das gestantes usuárias da rede pública de saúde de Maringá-PR.
id UNICESU -1_2a286b17602243533b3c2847808071d1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5520
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOSDepressãoEscala de EdimburgoGestaçãoEnfermagemEste trabalho teve como objetivo a caracterização psico-sócio-demográfica da prevalência de sintomas depressivos em gestantes usuárias do serviço de saúde pública de Maringá-PR. Entre junho e outubro de 2008, 116 gestantes que realizavam o pré-natal em 09 Unidades Básicas de Saúde de MaringáPR preencheram dois instrumentos para coleta de dados. A identificação dos sintomas depressivos foi feita através da escala de Edimburgo e os dados referentes às características psico-sócio-demográficas, através de questionário impresso contendo 27 questões abertas e fechadas. A análise dos resultados foi feita através do teste Exato de Fisher para correlação (p<0,05) entre as variáveis psico-sócio-demográficas e a prevalência de sintomas depressivos. Foram encontradas 32 (27,58%) gestantes com pontuação positiva para depressão. Contudo, apenas uma delas (3,12%) fazia tratamento psicológico e duas (6,25%) tinham acompanhamento psiquiátrico. Dentre os fatores de risco associados à prevalência de depressão gestacional, destaca-se o fato de morar sozinha (p=0,0483*), não possuir residência própria (p=0,0037*), ser a principal responsável pela renda familiar (p=0,0001*) e não ter o apoio do companheiro durante a gestação (p=0,0011*). Embora não tenha sido encontrada relevância estatística, o maior número de consultas pré-natal não resultou em menor prevalência de sintomas depressivos, sugerindo assim, que pouca atenção tem sido dada, por parte dos profissionais de saúde, à saúde mental das gestantes. Estes resultados mostram a necessidade de se elaborar e implantar uma ação planejada e voltada à saúde mental das gestantes usuárias da rede pública de saúde de Maringá-PR.UniCesumar2020-04-02T14:10:26Z2020-04-02T14:10:26Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5520otherCANETE, Eliane PeloseFERREIRA, Fabiane Pontes SoaresVICENTE, Ana Paula GhizzoRAMOS, Edivan Rodrigo de Paulareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:50.453Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
title CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
CANETE, Eliane Pelose
Depressão
Escala de Edimburgo
Gestação
Enfermagem
title_short CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
title_full CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
title_sort CARACTERIZAÇÃO PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICA DA PREVALÊNCIA DE GESTANTES COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
author CANETE, Eliane Pelose
author_facet CANETE, Eliane Pelose
FERREIRA, Fabiane Pontes Soares
VICENTE, Ana Paula Ghizzo
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
author_role author
author2 FERREIRA, Fabiane Pontes Soares
VICENTE, Ana Paula Ghizzo
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANETE, Eliane Pelose
FERREIRA, Fabiane Pontes Soares
VICENTE, Ana Paula Ghizzo
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Escala de Edimburgo
Gestação
Enfermagem
topic Depressão
Escala de Edimburgo
Gestação
Enfermagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo a caracterização psico-sócio-demográfica da prevalência de sintomas depressivos em gestantes usuárias do serviço de saúde pública de Maringá-PR. Entre junho e outubro de 2008, 116 gestantes que realizavam o pré-natal em 09 Unidades Básicas de Saúde de MaringáPR preencheram dois instrumentos para coleta de dados. A identificação dos sintomas depressivos foi feita através da escala de Edimburgo e os dados referentes às características psico-sócio-demográficas, através de questionário impresso contendo 27 questões abertas e fechadas. A análise dos resultados foi feita através do teste Exato de Fisher para correlação (p<0,05) entre as variáveis psico-sócio-demográficas e a prevalência de sintomas depressivos. Foram encontradas 32 (27,58%) gestantes com pontuação positiva para depressão. Contudo, apenas uma delas (3,12%) fazia tratamento psicológico e duas (6,25%) tinham acompanhamento psiquiátrico. Dentre os fatores de risco associados à prevalência de depressão gestacional, destaca-se o fato de morar sozinha (p=0,0483*), não possuir residência própria (p=0,0037*), ser a principal responsável pela renda familiar (p=0,0001*) e não ter o apoio do companheiro durante a gestação (p=0,0011*). Embora não tenha sido encontrada relevância estatística, o maior número de consultas pré-natal não resultou em menor prevalência de sintomas depressivos, sugerindo assim, que pouca atenção tem sido dada, por parte dos profissionais de saúde, à saúde mental das gestantes. Estes resultados mostram a necessidade de se elaborar e implantar uma ação planejada e voltada à saúde mental das gestantes usuárias da rede pública de saúde de Maringá-PR.
description Este trabalho teve como objetivo a caracterização psico-sócio-demográfica da prevalência de sintomas depressivos em gestantes usuárias do serviço de saúde pública de Maringá-PR. Entre junho e outubro de 2008, 116 gestantes que realizavam o pré-natal em 09 Unidades Básicas de Saúde de MaringáPR preencheram dois instrumentos para coleta de dados. A identificação dos sintomas depressivos foi feita através da escala de Edimburgo e os dados referentes às características psico-sócio-demográficas, através de questionário impresso contendo 27 questões abertas e fechadas. A análise dos resultados foi feita através do teste Exato de Fisher para correlação (p<0,05) entre as variáveis psico-sócio-demográficas e a prevalência de sintomas depressivos. Foram encontradas 32 (27,58%) gestantes com pontuação positiva para depressão. Contudo, apenas uma delas (3,12%) fazia tratamento psicológico e duas (6,25%) tinham acompanhamento psiquiátrico. Dentre os fatores de risco associados à prevalência de depressão gestacional, destaca-se o fato de morar sozinha (p=0,0483*), não possuir residência própria (p=0,0037*), ser a principal responsável pela renda familiar (p=0,0001*) e não ter o apoio do companheiro durante a gestação (p=0,0011*). Embora não tenha sido encontrada relevância estatística, o maior número de consultas pré-natal não resultou em menor prevalência de sintomas depressivos, sugerindo assim, que pouca atenção tem sido dada, por parte dos profissionais de saúde, à saúde mental das gestantes. Estes resultados mostram a necessidade de se elaborar e implantar uma ação planejada e voltada à saúde mental das gestantes usuárias da rede pública de saúde de Maringá-PR.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-02T14:10:26Z
2020-04-02T14:10:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5520
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5520
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641348943872