BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adão Dias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira, Estela Rossetti, Milani, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2400
Resumo: Comunidade Terapêutica - CT é uma forma de tratamento residencial, que visa ajudar dependentes químico no seu amadurecimento pessoal e favorecer sua reinserção à sociedade, reabilitação física, psicológica, sendo o próprio dependente o principal responsável pelo tratamento. A dependência é uma relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa, sendo vista como uma síndrome, determinada a partir de diversos fatores de risco, aparecendo em cada indivíduo de maneira distinta. É um desejo compulsivo de obtenção da substância, a qualquer custo, sendo uma necessidade tanto biológica quanto psicológica. Este artigo objetivou compreender o processo de tratamento de dependentes químico em uma comunidade terapêutica - CT. Dessa forma foi realizada uma pesquisa qualitativa, convidando 10 usuários adictos em tratamento em uma CT a participar da pesquisa. Assim foi realizado entrevistas através de um roteiro semi-estruturado com os internos, enfocando os seguintes temas: busca pelo tratamento, pedagogia e resultados percebidos. Os resultados apontam segundo relato dos usuários após um período dentro da comunidade mudanças ocorridas como a recuperação da autoestima e a aquisição de fortalecimento emocional para permanecerem sóbrios no pós-tratamento. Fica perceptível que a comunidade terapêutica oferece um tratamento eficaz e que é possível a recuperação dos mesmos, desde que haja adesão por parte do usuário.
id UNICESU -1_2a52abef58c77e7f3e425b47c6aa1177
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2400
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICAComunidade terapêuticaDrogasTratamentoUsuárioComunidade Terapêutica - CT é uma forma de tratamento residencial, que visa ajudar dependentes químico no seu amadurecimento pessoal e favorecer sua reinserção à sociedade, reabilitação física, psicológica, sendo o próprio dependente o principal responsável pelo tratamento. A dependência é uma relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa, sendo vista como uma síndrome, determinada a partir de diversos fatores de risco, aparecendo em cada indivíduo de maneira distinta. É um desejo compulsivo de obtenção da substância, a qualquer custo, sendo uma necessidade tanto biológica quanto psicológica. Este artigo objetivou compreender o processo de tratamento de dependentes químico em uma comunidade terapêutica - CT. Dessa forma foi realizada uma pesquisa qualitativa, convidando 10 usuários adictos em tratamento em uma CT a participar da pesquisa. Assim foi realizado entrevistas através de um roteiro semi-estruturado com os internos, enfocando os seguintes temas: busca pelo tratamento, pedagogia e resultados percebidos. Os resultados apontam segundo relato dos usuários após um período dentro da comunidade mudanças ocorridas como a recuperação da autoestima e a aquisição de fortalecimento emocional para permanecerem sóbrios no pós-tratamento. Fica perceptível que a comunidade terapêutica oferece um tratamento eficaz e que é possível a recuperação dos mesmos, desde que haja adesão por parte do usuário.Unicesumar2019-09-11T20:08:14Z2019-09-11T20:08:14Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2400otherMartins, Adão DiasTeixeira, Estela RossettiMilani, Rute Grossireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:42.322Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
title BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
spellingShingle BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
Martins, Adão Dias
Comunidade terapêutica
Drogas
Tratamento
Usuário
title_short BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
title_full BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
title_fullStr BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
title_full_unstemmed BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
title_sort BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
author Martins, Adão Dias
author_facet Martins, Adão Dias
Teixeira, Estela Rossetti
Milani, Rute Grossi
author_role author
author2 Teixeira, Estela Rossetti
Milani, Rute Grossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Adão Dias
Teixeira, Estela Rossetti
Milani, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade terapêutica
Drogas
Tratamento
Usuário
topic Comunidade terapêutica
Drogas
Tratamento
Usuário
dc.description.none.fl_txt_mv Comunidade Terapêutica - CT é uma forma de tratamento residencial, que visa ajudar dependentes químico no seu amadurecimento pessoal e favorecer sua reinserção à sociedade, reabilitação física, psicológica, sendo o próprio dependente o principal responsável pelo tratamento. A dependência é uma relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa, sendo vista como uma síndrome, determinada a partir de diversos fatores de risco, aparecendo em cada indivíduo de maneira distinta. É um desejo compulsivo de obtenção da substância, a qualquer custo, sendo uma necessidade tanto biológica quanto psicológica. Este artigo objetivou compreender o processo de tratamento de dependentes químico em uma comunidade terapêutica - CT. Dessa forma foi realizada uma pesquisa qualitativa, convidando 10 usuários adictos em tratamento em uma CT a participar da pesquisa. Assim foi realizado entrevistas através de um roteiro semi-estruturado com os internos, enfocando os seguintes temas: busca pelo tratamento, pedagogia e resultados percebidos. Os resultados apontam segundo relato dos usuários após um período dentro da comunidade mudanças ocorridas como a recuperação da autoestima e a aquisição de fortalecimento emocional para permanecerem sóbrios no pós-tratamento. Fica perceptível que a comunidade terapêutica oferece um tratamento eficaz e que é possível a recuperação dos mesmos, desde que haja adesão por parte do usuário.
description Comunidade Terapêutica - CT é uma forma de tratamento residencial, que visa ajudar dependentes químico no seu amadurecimento pessoal e favorecer sua reinserção à sociedade, reabilitação física, psicológica, sendo o próprio dependente o principal responsável pelo tratamento. A dependência é uma relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa, sendo vista como uma síndrome, determinada a partir de diversos fatores de risco, aparecendo em cada indivíduo de maneira distinta. É um desejo compulsivo de obtenção da substância, a qualquer custo, sendo uma necessidade tanto biológica quanto psicológica. Este artigo objetivou compreender o processo de tratamento de dependentes químico em uma comunidade terapêutica - CT. Dessa forma foi realizada uma pesquisa qualitativa, convidando 10 usuários adictos em tratamento em uma CT a participar da pesquisa. Assim foi realizado entrevistas através de um roteiro semi-estruturado com os internos, enfocando os seguintes temas: busca pelo tratamento, pedagogia e resultados percebidos. Os resultados apontam segundo relato dos usuários após um período dentro da comunidade mudanças ocorridas como a recuperação da autoestima e a aquisição de fortalecimento emocional para permanecerem sóbrios no pós-tratamento. Fica perceptível que a comunidade terapêutica oferece um tratamento eficaz e que é possível a recuperação dos mesmos, desde que haja adesão por parte do usuário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-11T20:08:14Z
2019-09-11T20:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2400
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2400
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588058214400